Cidadania Italiana para netos e bisnetos

Cidadania Italiana para netos e bisnetos

Share

O direito ao reconhecimento da cidadania italiana é para todos aqueles que tenham um antepassado italiano. Ou seja, não importa se esse antepassado foi seu pai, avô, bisavô, tataravô e assim por diante.

Segundo a legislação da nacionalidade italiana, não existem limites para o reconhecimento da cidadania. Filhos de italianos já nascem italianos e podem passar esse direito a seus descendentes.

Algumas pessoas ficam em dúvida se por serem netas e bisnetas têm esse direito, e como já dito acima, a resposta é sim!

IMPEDIMENTOS PARA CIDADANIA

Existem porém alguns impedimentos que podem fazer com que o requerente não consiga ter sua dupla cidadania reconhecida. Vejamos alguns desses impedimentos:

  • O italiano ter se naturalizado com outra nacionalidade antes do nascimento de seu filho;
  • O italiano ter nascido na região do antigo Império Austro-Hungaro e ter imigrado de lá antes de 1920 (é necessário verificar cada caso);
  • Também não tem direito ao reconhecimento aqueles descendentes de pessoas que vieram de outros países antes de 1866 e foram viver em regiões onde hoje fica Veneto;
  • Falta de certidões que comprovem o parentesco com o italiano;
  • Erros de datas ou nomes nos documentos (dependendo da situação é possível retificar o erro e dar seguimento ao reconhecimento);

Além desse impedimentos existem outras questões legais que podem trazer problemas da hora da entrega dos documentos. Para entender melhor sobre seu caso, fale com um de nossos consultores especializados e saiba como podemos te auxiliar em todo o processo.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

A lista de documentos para reconhecimento de netos e bisnetos é bastante extensa, mas todo o esforço valerá a pena quando você estiver com seu passaporte europeu em mãos!

  • Certidões de nascimento: do italiano até o requerente
  • CNN – Certidão Negativa de Naturalização
  • Certidões de casamento: do italiano até o requerente
  • Certidões de óbito: do italiano até seus pais (se já forem falecidos)

Todas as certidões precisam ser apostiladas e traduzidas.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Obter sua dupla cidadania com uma assessoria especializada no assunto é sem dúvidas muito mais prático e desburocratizado! Além da ajuda na busca pelos documentos, nós temos advogados presentes direto da Itália para representá-lo caso seja necessário.

Somos a maior empresa no mercado de assessoria para dupla cidadania no Brasil. Já ajudamos mais de 10.000 pessoas a conseguirem sua tão sonhada dupla nacionalidade… E agora é sua vez! Fale com nossa equipe.