Cidadania italiana – Quais são as vantagens do processo judicial na Itália?

Share

Muitos brasileiros têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana graças ao grande fluxo migratório de cidadãos italianos que chegaram ao Brasil no início do século XIX. Milhares de pessoas faziam essa migração com o intuito de conseguir uma situação melhor, com mais oportunidade de trabalho e, assim, uma melhor qualidade de vida.

Todo descendente de italiano tem direito à cidadania italiana, lembrando que não existe limite geracional, ou seja, mesmo que seu tataravô seja o antenato (primeiro italiano da linhagem), você pode solicitar sua cidadania italiana. O único fator impeditivo é quando o requerente não encontra a documentação para comprovação desse parentesco.

Atualmente existem três tipos de formas para solicitar a cidadania italiana:

  • via judicial

De forma geral as três maneiras chegam no mesmo resultado, a tão sonhada cidadania. O que realmente muda em cada um dos casos é o tempo do processo e a burocracia.

Hoje falaremos sobre o processo via judicial, quais as principais vantagens de optar por esse método, porque ele é o mais indicado e como funciona.

CIDADANIA ITALIANA VIA JUDICIAL

O processo via judicial é a alternativa mais prática entre as três alternativas, já que neste caso existe um advogado especializado diretamente na Itália responsável por tratar de todas as etapas até que o juiz decida a sentença, e não os consulados, como é o caso da via administrativa.

Outro fator importante que torna o processo menos burocrático, é que o requerente não precisa se deslocar até a Itália para solicitar o pedido, como acontece na via administrativa diretamente na Itália.

Quando o requerente da entrada no processo de reconhecimento da cidadania diretamente nos consulados italianos no Brasil, o prazo estipulado pela legislação italiana é de 2 anos para conclusão do processo, porém devido ao grande número de pedidos esse tempo não é cumprido. Com isso é possível entrar com uma ação judicial contra-filas diretamente na Itália, ou seja, o processo judicial.

O tempo médio para conclusão do processo judicial com nossa equipe do Cidadania Já é de dois anos! O acompanhamos até a conclusão e o reconhecimento de sua cidadania.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Por mais que seja possível dar entrada no reconhecimento da cidadania italiana por conta própria, o caminho é muito mais difícil. . Tanto nos casos por via judicial, quanto administrativo é muito importante que você possua profissionais qualificados e experientes para esclarecimento do procedimento e auxílio quando necessário.

Se você está em busca de agilidade e um procedimento menos burocrático, nós podemos te ajudar! Trabalhamos com uma assessoria personalizada para você e sua família, juntamente com um advogado especializado em reconhecimento de cidadania italiana diretamente da Itália.

Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar!