CNN – Certidão negativa de naturalização

CNN – Certidão negativa de naturalização

Share

Se você está pesquisando sobre qual a documentação necessária para a cidadania italiana, com certeza já deve ter se deparado com o termo CNN, ou Certidão Negativa de Naturalização, mas você sabe o que é isso? Hoje vamos falar um pouco sobre este documento e como podemos solicitá-la.

O QUE É A CNN?

A Certidão Negativa de Naturalização é um documento que comprova que o indivíduo italiano não adquiriu a cidadania brasileira, sendo obrigatória no procedimento de reconhecimento da cidadania italiana por Jus Sanguinis.

É importante saber que essa certidão pode ser positiva ou negativa, ou seja, grande parte dos italianos que migraram para o Brasil durante o início do século XIX não se naturalizaram brasileiros, optando por viver no país como imigrante e com sua nacionalidade de origem.

COMO SOLICITAR A CNN?

A CNN deve ser solicitada pela internet diretamente pelo site do Ministério da Justiça.

O preenchimento é simples, sendo necessário adicionar as informações principais do requerente (quem está solicitando) como nome, grau de parentesco, motivo da solicitação, e do requerido (indivíduo italiano).

Lembrando que o procedimento de cidadania italiana exige que todas as variações do nome e sobrenome do italiano e sua data de nascimento completa estejam descritas na CNN. Vejamos o exemplo a seguir:

O nome é Giovanni Manucelli na sua certidão italiana, porém em sua certidão de casamento no Brasil seu nome foi alterado para João Manucelli e na certidão de óbito João Malu Celli, por conta de todas essas alterações, é importante que o requerente ao solicitar a CNN online adicione todas as possíveis variações.

Certidão Positiva de Naturalização – CPN

Existe a possibilidade do antepassado italiano ter se naturalizado como brasileiro, neste caso o documento passa a ser então a Certidão Positiva de Naturalização. Quando isso acontece é necessário atenção à data de nascimento do filho do antepassado que dará continuidade à linhagem até o requerente. Se a naturalização ocorreu após o nascimento dele não há quebra na linhagem.

Sendo assim, se a naturalização aconteceu antes do nascimento do filho que dá continuidade à linhagem, esse filho na realidade é filho de brasileiro, não tendo então direito a solicitar a cidadania. Se ocorreu após o nascimento, o filho nasceu quando o pai ainda era italiano, proporcionando assim o reconhecimento da dupla nacionalidade.

AUTENTICAÇÃO

A CNN deve ser autenticada no próprio site onde foi emitida para ser válida no procedimento de cidadania italiana. A autenticação é simples! Logo após emitir a certidão, deverá ir no campo “autenticar CNN”, preencher o número do protocolo gerado e a data da emissão. O sistema irá gerar um outro protocolo e basta imprimi-lo.

Depois disso você deverá traduzir e apostilar todos os documentos para que possam ser reconhecidos na Itália.

A CNN é um documento extremamente importante para o reconhecimento da cidadania italiana e, de certo modo, é bem fácil consegui-la.

Se você está iniciando as buscas de documentos para o reconhecimento de sua dupla nacionalidade mas ainda tem dúvidas, fale com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar. Estamos presente no mercado de cidadania há mais de 5 anos e nosso principal objetivo é ajudar brasileiros a obterem sua tão sonhada cidadania europeia. Não espere mais!