Como conseguir trabalho em Portugal

Como conseguir trabalho em Portugal

Share

Se você está planejando sua mudança para Portugal e já tem um trabalho certo, ou possui rendimentos próprios que te proporcionam uma segurança financeira ótimo! Mas se você não se enquadra nesses dois casos, é fundamental saber como pode trabalhar em Portugal, quais os principais requisitos solicitados pelas empresas e dicas de sites e agências de recrutamento que facilitam esse processo.

Currículo modelo Europeu

Antes de mais nada, o primeiro passo é criar um currículo em formato europass, esse tipo de currículo é padronizado e pode ser utilizado não apenas para busca de trabalho em Portugal, como toda a Europa. O preenchimento é simples, basta ir seguindo as informações da plataforma e preencher com seus dados.

Feito isso você já está preparado para começar a enviar seu currículo para as empresas portuguesas!

Linkedin

Uma outra ferramenta que pode ajudar muita no hora da recolocação profissional é o Linkedin, nele você pode criar um currículo com suas informações pessoais, últimas empresas em que trabalhou e um breve resumo de suas experiências. Além disso, dentro da plataforma é possível criar alertas de vagas de seu interesse, ou seja, você seleciona qual a área profissional está buscando e local desejado, automaticamente quando surgir alguma oportunidade no seu perfil você é avisado e pode encaminhar seu currículo por lá mesmo.

Centenas de recrutadores buscam pelo Linkedin pessoas que se adequem às vagas e entram em contato direto com o candidato. Não deixe de dar uma atenção especial à essa ferramenta, ela pode te surpreender com diversas oportunidades.

Agências de recrutamento

Em Portugal existem diversas agências que fazem esse intermédio entre candidato e recrutador, tornando mais fácil o processo para ambos. Você deve se cadastrar nesses sites, preencher uma espécie de currículo online e informar quais são suas áreas de interesse profissional.

A empresa que está buscado por um candidato entra em contato com a agência e informa qual o perfil desejado e os requisitos para a vaga.

Essas agências recrutadoras por sua vez, entram em contato direto com o candidato e ofertam sobre a vaga em aberto. Muitas das vezes a primeira entrevista é feita com a agência, caso seja selecionado passa para a próxima fase direto com a empresa em questão.

Dentre dezenas de agências existentes, as mais conhecidas são a Kelly Services, Adecco, Randstad, ManPower e Egor.

Sites de emprego

Uma outra opção muito utilizada em Portugal são os sites de emprego, onde é possível criar um currículo com suas principais informações e selecionar quais as áreas de seu interesse. Nessas plataformas diariamente centenas de vagas são anunciadas pelas empresas e você pode encaminhar seu currículo diretamente para a opção desejada. Na maioria das vezes os anunciantes deixam telefone e e-mail, facilitando bastante o contato entre candidato e empregador.

Opções de sites de emprego: sapo.com, net-empregos, indeed, olx e custo justo.

Requisitos para poder trabalhar em Portugal

Para poder trabalhar legalmente no país você precisa estar em situação regularizada, ou seja, possuir cidadania portuguesa ou então possuir algum tipo de visto válido.

Além dessas opções, se você for filho ou cônjuge de quem é cidadão português ou quem já possui o visto, ou mesmo quem tenha entrado no país como turista e conseguiu se legalizar, nesses casos específicos você precisa obter a autorização de residência.

A autorização de residência nada mais é que um documento adquirido no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) que te proporciona o direito de viver legalmente no país.

Para poder trabalhar em Portugal também é necessário possuir o NISS (Número de Segurança Social), documento equivalente ao PIS do Brasil, onde a empresa faz o cadastro do funcionário e mensalmente é descontado um valor de seu salário, usados para aposentadoria, licença maternidade, afastamentos e etc.

Caso você não possua ainda o NISS, algumas empresas após a contratação fazem o seu cadastro e realizam sua inscrição na Segurança Social.

Uma outra maneira de conseguir o número, é se tornar autónomo e trabalhar através “recibos verdes”. Opção para quem já tem negócio próprio ou presta algum tipo de serviço específico.

Atualmente com a facilidade da internet conseguir trabalho em Portugal ficou muito mais fácil. Como você pôde ver, é possível iniciar sua busca por emprego ainda estando no Brasil, e quem sabe se mudar já empregado!