Como levar meu pet para Portugal?

Share

Seja em uma viagem de curta duração, ou em uma mudança definitiva, seu animal de estimação vai precisar passar por alguns procedimentos até ser aprovado para poder embarcar com você.

O processo é um pouco demorado e deve começar a ser pensado alguns meses antes da viagem! A seguir vou explicar o passo a passo de como fazer para que seu bichinho possa ir legalmente com você para Portugal.

A primeira informação importante é que os únicos animais que podem entrar no país são os gatos, cachorros e furões. Infelizmente se você possuir um pet de outra espécie não poderá levá-lo consigo.

O processo todo dura em torno de seis meses (esse tempo pode ser maior ou menor dependendo de sua cidade), e por esse motivo deve ser iniciado com bastante antecipação para que não corra o risco de viajar sem seu bichinho.

Vamos então as etapas:

  • O primeiro passo é ir a uma clínica veterinária autorizada e fazer a implementação de um microchip que siga as normas 11784 e 17785 da ISO. Depois de aplicado, o animal recebe um certificado e um número específico de identificação.
  • Depois do microchip, será preciso aplicar a vacinar contra raiva, ou caso já tenha sido aplicada, dar o reforço.
  • Após 30 dias corrido da vacinação, deverá retornar ao veterinário e solicitar a coleta de sangue do animal para verificar se a vacina fez o efeito.
  • Esse exame deverá ser encaminhado ao CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo ou LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário em Pernambuco, apenas essas duas instituições no Brasil são certificadas pela União Européia para esse tipo de exame.

Existem alguns veterinários que fazem todo o processo, desde a vacinação, até o envio do exame. O custo em média é de R$ 350,00 (esse valor pode variar em relação a sua região).

  • Depois de 30 à 90 dias você receberá o resultado da sorologia de seu animal. Com ele em mãos será preciso agendar um atendimento na VIGIAGRO – Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (normalmente localizado nos aeroportos das capitais) e solicitar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional).

Fique atento pois o CZI tem validade de apenas dez dias, por isso é importante planejar a data de sua viagem contando com esses prazos.

  • Antes do atendimento na VIGIAGRO, será preciso solicitar com o veterinário de seu pet um atestado contendo todo o histórico de saúde do animal.
  • Na data do atendimento, leve consigo todos os documentos do animal (atestado, carteira de vacinação, exame de sorologia e certificado de microchipagem). Também deverá apresentar o seu passaporte e a passagem aérea.
  • Neste mesmo dia será gerado o CZI do seu pet (em algumas cidades devido a alta demanda, pode levar até dois dias úteis). Com ele em mãos, você deverá encaminhar um e-mail para o aeroporto que será seu desembarque, comunicando a chegada do seu animal, número do seu voo e os documentos dele.

O email deverá ser enviado com 48 horas de antecedência da sua data de chegada.

O processo pode parecer complicado, mas fazendo um bom planejamento e tendo em mente os prazos de cada etapa, não terá problemas.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nosso serviço de planejamento de viagem! Pensado especialmente pra você que pretende mudar para Portugal de forma mais tranquila e com uma assessoria personalizada!