
Seja em uma viagem de curta duração, ou em uma mudança definitiva, seu animal de estimação vai precisar passar por alguns procedimentos até ser aprovado para poder embarcar com você.
O processo é um pouco demorado e deve começar a ser pensado alguns meses antes da viagem! A seguir vou explicar o passo a passo de como fazer para que seu bichinho possa ir legalmente com você para Portugal.
A primeira informação importante é que os únicos animais que podem entrar no país são os gatos, cachorros e furões. Infelizmente se você possuir um pet de outra espécie não poderá levá-lo consigo.
O processo todo dura em torno de seis meses (esse tempo pode ser maior ou menor dependendo de sua cidade), e por esse motivo deve ser iniciado com bastante antecipação para que não corra o risco de viajar sem seu bichinho.
Vamos então as etapas:
- O primeiro passo é ir a uma clínica veterinária autorizada e fazer a implementação de um microchip que siga as normas 11784 e 17785 da ISO. Depois de aplicado, o animal recebe um certificado e um número específico de identificação.
- Depois do microchip, será preciso aplicar a vacinar contra raiva, ou caso já tenha sido aplicada, dar o reforço.
- Após 30 dias corrido da vacinação, deverá retornar ao veterinário e solicitar a coleta de sangue do animal para verificar se a vacina fez o efeito.
- Esse exame deverá ser encaminhado ao CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo ou LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário em Pernambuco, apenas essas duas instituições no Brasil são certificadas pela União Européia para esse tipo de exame.
Existem alguns veterinários que fazem todo o processo, desde a vacinação, até o envio do exame. O custo em média é de R$ 350,00 (esse valor pode variar em relação a sua região).
- Depois de 30 à 90 dias você receberá o resultado da sorologia de seu animal. Com ele em mãos será preciso agendar um atendimento na VIGIAGRO – Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (normalmente localizado nos aeroportos das capitais) e solicitar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional).
Fique atento pois o CZI tem validade de apenas dez dias, por isso é importante planejar a data de sua viagem contando com esses prazos.
- Antes do atendimento na VIGIAGRO, será preciso solicitar com o veterinário de seu pet um atestado contendo todo o histórico de saúde do animal.
- Na data do atendimento, leve consigo todos os documentos do animal (atestado, carteira de vacinação, exame de sorologia e certificado de microchipagem). Também deverá apresentar o seu passaporte e a passagem aérea.
- Neste mesmo dia será gerado o CZI do seu pet (em algumas cidades devido a alta demanda, pode levar até dois dias úteis). Com ele em mãos, você deverá encaminhar um e-mail para o aeroporto que será seu desembarque, comunicando a chegada do seu animal, número do seu voo e os documentos dele.
O email deverá ser enviado com 48 horas de antecedência da sua data de chegada.
O processo pode parecer complicado, mas fazendo um bom planejamento e tendo em mente os prazos de cada etapa, não terá problemas.
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nosso serviço de planejamento de viagem! Pensado especialmente pra você que pretende mudar para Portugal de forma mais tranquila e com uma assessoria personalizada!