Conheça a incrível Vila Medieval de Óbidos em Portugal

Share

Óbidos é uma cidade portuguesa localizada no centro do país, distrito de Leiria. Fica 80 km de Lisboa, sendo possível fazer um passeio “bate e volta” e conhecê-la em apenas um dia.

A Vila Medieval, principal ponto turístico da cidade, possui aproximadamente 12 000 (2011) mil habitantes. Na região vivem apenas os comerciantes locais, donos de hotéis, restaurantes e aqueles moradores que ainda se negam a deixar as raízes…

Em 2007 o “Castelo de Óbidos” foi declarado o segundo patrimônio mais importante da arquitetura portuguesa. Oito anos depois, em 2015, a UNESCO declarou Óbidos como “cidade literária”, fazendo parte do programa “Rede de Cidades Criativas”.

Castelo de Óbidos

Eventos na Cidade

A vila medieval de Óbidos atrai turistas durante o ano todo, chamando a atenção especial para a “Vila de Natal” que acontece no mês de dezembro, onde a decoram toda com temática natalina, além de oferecer visitas a casa do “Pai Natal” (mais conhecido no Brasil como Papai Noel) e fazerem esculturas de chocolate no tamanho das crianças!

Outro evento famoso na cidade é o Mercado Medieval, que ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto, onde são feitas diversas apresentações e shows voltadas à época dos cavaleiros e suas tradições… As ruas são enfeitadas e até os estabelecimentos entram na onda, vendendo souvenirs temáticos como as típicas canecas de vikins, espadas (de brinquedo), armaduras e muito mais.

Souvenirs
Vila de Óbidos

Gastronomia Local

Além da tradição de seus monumentos e eventos, a gastronomia da cidade também chama a atenção. Dentre os pratos mais famosos temos a caldeirada de peixes da lagoa de Óbidos e preparações com enguias (fritas ou ensopadas).

E claro, o mais icônico e especial da região, a famosa Ginja de Óbidos, um licor feito a base de cerejas. Ele é servido em praticamente todas as lojas da cidade e é oferecido em um copinho de chocolate, com preço único de 1 euro.

Ginja de Óbidos

Não tenha dúvidas que visitar essa vila te transportará para meados do século XV, XVI… Lá é possível fazer passeios em charretes, tirar fotos com personagens vestidos com armaduras, subir até a parte mais alta das muralhas e imaginar como funcionavam essas fortalezas no período medieval.

Por ser o ponto turístico mais importante da cidade, a vila é muito bem cuidada e com estrutura para receber os turistas… Conta com diversos banheiros públicos, inúmeras opções de restaurantes e hotéis/pousadas. Porém, infelizmente por ser estar localizada em uma região montanhosa e com ruas 100% de pedra, a acessibilidade para cadeirantes não é boa.

Igreja de Santa Maria – Vila de Óbidos

E aí, ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível? Não perca mais tempo, adicione Óbidos em sua lista de próxima viagem!

Nós do Cidadania Já, além de trabalharmos com assessoria da documentação brasileira para a obtenção da cidadania portuguesa, também oferecemos o serviço de planejamento de viagem, onde te ajudamos em todo o processo tornando sua experiência o mais descomplicada possível! Fale com a gente.