Conheça a Serra da Arrábida: o paraíso português

Share

Um lugar bem próximo de Lisboa (a cerca de 50 quilômetros), com praias desertas que lembram exatamente o paraíso. E não é só: trilhas, grutas e outras passagens são só uma amostra de que há muito o que se fazer na Serra de Arrábida.

No distrito de Setúbal, o local ainda tem castelos medievais e pode tranquilamente ser considerado um dos mais bonitos de Portugal.

Recebeu o título de parque natural em 1976 e conta com pouco mais de 10 mil hectares de extensão. Ao longo da visita, é possível parar em um dos diversos mirantes e simplesmente observar a paisagem magnífica que se tem ao redor. É uma experiência marcante e que vale a pena tanto para turistas quanto para portugueses que desejam redescobrir o país.

A seguir, saiba exatamente o que fazer em Arrábida e tenha informações sobre todas as suas atrações.

Parque Natural da Arrábida

Antes da lista de locais que o parque oferece e que não podem deixar de ser visitados, algumas dicas são fundamentais, para que sua visita, além de inesquecível, não tenha transtornos.

Em algumas praias, há bolsões de estacionamento, nos quais os visitantes podem deixar seus carros pagando uma taxa de 3 euros. Esta, inclusive, é a melhor alternativa, pois determinados locais são acessíveis apenas por caminhada, e deixar o veículo na estrada pode render uma boa multa, além do eventual transtorno do reboque.

Durante o verão português, entre os meses de junho e setembro, alguns locais se tornam restritos à circulação de carros, devido ao grande número de turistas. As caminhadas aumentam, mas todos os locais permanecem acessíveis.

Se prosseguir o caminho a pé não parecer a melhor alternativa, há o transporte local que leva até os locais com acesso mais limitado.Portinho da Arrábida

Também conhecida como a praia do Creiro, pode ser considerada uma das mais bonitas de todo o país. Possui areia branca e água bem azul, com uma mescla de diversos tons e um resultado belíssimo visualmente. Para completar, há o verde da vegetação local.

Ainda é possível praticar mergulho no local e apreciar as espécies marinhas que vivem na praia. Como a área é protegida, a caça é proibida.

O local conta com uma boa infraestrutura para receber seus visitantes, com estacionamento, segurança, toldos e restaurantes.


A praia do Portinho da Arrábida é ideal para quem quer relaxar, tomar um banho de mar e praticar mergulho | Foto: YouTube

Durante o verão, a temperatura da água é de 20 graus Célsius. Sua transparência permite que peixes sejam vistos sem a necessidade de mergulho.

O local recebeu o título de maravilha de Portugal em 2010.

Praia da Figueirinha

Related image

As águas e o ambiente tranquilos são as marcas da praia, que é uma das mais famosas da região | Foto: tripadvisor

Com águas bem calmas, é possível caminhar pelo mar e observar as espécies que vivem na região. É uma das praias mais famosas e visitadas por turistas que procuram o que fazer em Arrábida.

No verão, recebe uma grande quantidade de pessoas de todos os locais do mundo. Nesses meses, a temperatura da água é de, aproximadamente, 19 graus, o que a torna muito agradável.

Quando a maré está baixa, caminhar pelo banco de areia que se forma na praia é uma ótima opção para se fazer na Figueirinha e em Arrábida.

Muitas pessoas aproveitam as características da praia para praticar windsurf, pois a cavidade de areia que se forma é propícia para o esporte.

Convento da Arrábida

Este é mais um ponto a ser visitado e uma atividade para se fazer em Arrábida.

Trata-se de um convento-mosteiro franciscano que se localiza na região, com destaque para a Capela de Nossa Senhora da Arrábida.

Já na entrada, há diversas dependências que se ligam entre si por estradas. É possível ver também uma figura de mármore que representa Frei Marinho, que fez dali o seu retiro espiritual no século XVI e foi uma das primeiras pessoas a viver na região.


O convento tem acesso mais difícil, em comparação a outros pontos turísticos, mas sua visitação vale a pena | Foto: Green Trekker

Como é um local mais afastado, principalmente em relação a algumas praias, não recebe tantos visitantes, o que pode ser um ponto positivo para quem deseja passear tranquilamente. Além disso, o local tem difícil acesso.

Sesimbra


O local é famoso não só por suas belezas naturais, como também por sua gastronomia | Foto: Ruth Salvadinho

É uma vila de pescadores, fundada na parte superior de uma colina, no século XII. No século seguinte, começou a ser povoado e hoje é um ponto turístico no qual as pessoas apreciam, principalmente, a vista, com uma paisagem que chega a ser inacreditável de tão bonita.

Abriga inúmeras espécies de peixes e frutos do mar, o que fez do local um dos pontos mais importantes na pesca de toda a Serra da Arrábida.

Os esportes aquáticos também atraíram muitos visitantes, principalmente de outros países. Assim, Sesimbra se tornou um ponto muito frequentado, principalmente no verão, e que oferece inúmeras opções de atividades.

Uma outra consequência de sua tradição pesqueira é a gastronomia local. A vila tem diversos restaurantes, cujos pratos principais são os peixes frescos e mariscos.

Praia de Galapos

A Serra da Arrábida fica ao redor da praia, o que a protege de ventos e a mantém com água bem tranquila e perfeita para banhistas, especialmente crianças.

Assim como as outras praias já mencionadas, também se destaca pela sua beleza impressionante.

As semelhanças não param por aí. Suas águas também são translúcidas, o que torna possível ver os peixes e outras espécies de animais marinhos. Galapinhos, que fica bem ao lado, foi considerada, pelo site European Best Destinations, a melhor praia da Europa em 2017. Para chegar ao local, é preciso caminhar mais um pouco além de Galapos.


A praia tem águas calmas e a visita de animais, como javalis | Foto: YouTube

O local oferece uma bela vista para as montanhas da Serra da Arrábida. A 10 minutos de carro, há uma casa abandonada que também vale a visita, ainda que tome pouco tempo.

Castelo de Palmela


Com uma história milenar, o castelo é uma ótima opção de programa, especialmente por ser de fácil acesso | Foto: Wikipedia

Com fácil acesso, é uma excelente opção de passeio para se fazer em Serra da Arrábida. Com origem árabe, sua estrutura foi erguida no século IX, mas o local já era habitado por humanos bem antes disso, uma vez que arqueólogos descobriram indícios da presença de humanos desde o período neolítico.

Após a tomada dos visigodos, voltou para o domínio muçulmano. Porém, no século XII, foi conquistado de vez pelos portugueses. No século XVIII, mais precisamente em 1755, houve um terremoto que devastou as estruturas do castelo, o que causou o abandono da construção.

Nos séculos XIX e primeira metade do século XX, serviu de base para militares, mas a sua retomada se deu definitivamente em meados do século passado. Foi como uma espécie de redescoberta. Atualmente, uma pousada está aberta no antigo convento que fica bem próximo.

O castelo é cercado por muralhas, das quais é possível ver as ruínas da Igreja de Santa Maria, espaços arqueológicos, uma loja de artesanato e vinhos, um bar e um posto de turismo. A infraestrutura é completada com a Igreja de Santiago, a Torre de Menagem e um recinto museológico.

O passeio se completa com a vista maravilhosa das cidades de Setúbal e Lisboa, além do Rio Tejo e da Serra de Sintra. A entrada é gratuita, o que se torna mais um motivo para passar algumas horas no local.

Em relação à infraestrutura, nas proximidades há a Casa do Castelo, na qual os frequentadores podem tomar chá e saborear bolo de chocolate e queijo doce do azeitão.

Cabo Espichel


O Cabo Espichel é uma opção de passeio para se fazer em Arrábida, principalmente em função de suas histórias e lendas | Foto: Jacqueline Macou

Um lugar que impressiona pelas suas belezas e histórias, com acesso fácil de carro. O Cabo Espichel abriga diversas lendas e histórias, como pegadas de dinossauros, cenas do filme 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade e muitas outras.

Isso sem contar as memórias que vêm de séculos e passam de geração em geração.

A vista é cinematográfica o dia todo, mas à noite é ainda mais especial. Durante a lua cheia, o céu se torna azul escuro durante essa parte do dia e, com o complemento das estrelas, forma um cenário incrível.

Nas trilhas que existem no local, podem ser vistos fósseis do período jurássico e camadas de sedimentos de rochas.

Uma de suas principais atrações é a Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que você irá conhecer em um tópico mais adiante.

Praia de Galapinhos


A praia é pequena em extensão, mas já foi considerada a melhor de toda a Europa | Foto: YouTube

De acordo com o site European Best Destinations, Galapinhos é a melhor praia não só de Portugal, como também de toda a Europa. Desde então, mais pessoas visitam o local, o que pode não ser tão vantajoso para quem prefere locais bastante tranquilos.

No entanto, na maior parte do tempo o local ainda é tranquilo e excelente para descansar.

Sua areia é bem branca, ao passo que a água, cristalina, adquire um tom esverdeado. O efeito visual é maravilhoso e encanta todos os visitantes.

Trata-se de uma praia pequena, com 550 metros de extensão. A faixa de areia, porém, não é estreita: são 60 metros. Dessa forma, em momentos de maior tranquilidade, a sensação que se tem é a de que a praia é deserta ou particular.

Galapinhos é uma praia excelente para casais e famílias. Pessoas que gostam de locais mais pacatos também podem curtir bastante o local.Praia da Ribeira do Cavalo


A praia foi descoberta recentemente pelos turistas | Foto: Sesimbra Cultural

É possível chegar ao local a partir de Sesimbra, apenas seguindo a margem. O caminho segue por uma estrada de terra, que dá acesso a uma espécie de estacionamento, o limite para que os carros passem. O restante do trajeto deve ser feito a pé.

Ribeira do Cavalo já foi menos visitada no passado, mas foi descoberta pelos turistas e hoje recebe muito mais pessoas. Isso gerou um problema: a falta de infraestrutura.

Como se trata de uma localidade selvagem, não há restaurantes ou locais nos quais se possa comprar produtos que, normalmente, são consumidos na praia. Assim, é fundamental levar tudo, desde água até guarda-sol. Também se deve levar sacos de lixo, para descartar quaisquer resíduos. Afinal, preservar uma praia tão bonita precisa ser sempre prioridade.

Palácio da Comenda


Mesmo abandonado, o palácio recebe muitos visitantes, que exploram todos os pontos da construção | Foto: YouTube

É uma área gigantesca e abandonada. Tem 5 andares, 26 quartos e acesso exclusivo à praia. O imóvel é avaliado em 45 milhões de euros (quase 200 milhões de reais).

A mansão tem história e já recebeu a família de John f. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos. Hoje, porém, está em ruínas e atrai diversos turistas que desejam conhecer um imóvel com tais características.

Conforme se caminha para um andar superior, a vista fica cada vez mais deslumbrante. A Ilha de Troia também pode ser vista de lá. Infelizmente, a ação do tempo do imóvel, bem como o vandalismo e a destruição, também afetam a paisagem.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Como o próprio nome diz, fica no Cabo Espichel, que você já viu neste texto. A igreja é conhecida também como Nossa Senhora da Pedra Mua e foi descoberta no século XV, mais precisamente em 1410.

Nesta época, teria sido descoberta a imagem de Nossa Senhora do Cabo e, até as primeiras décadas do século XVIII, a região recebia inúmeros romeiros.

A igreja atual foi construída no início do século XVIII, com uma infraestrutura para receber os peregrinos. Sobrados, lojas e hospedarias foram erguidos com essa finalidade. Algum tempo depois, foram construídos um aqueduto, a Casa da Água e a Casa da Ópera, atualmente em estado de degradação.


A igreja tem uma história de séculos e é um ponto bastante visitado | Foto: Wikipedia

Você conferiu o que fazer em Serra da Arrábida. Para ter mais informações sobre pontos turísticos em Portugal, veja os outros textos do blog e acompanhe conteúdo novo e exclusivo.