Conheça as 10 melhores praias de Porto

Share

Um dos motivos para Porto ter recebido esse nome é justamente sua localização na costa de Portugal, o que também influencia na quantidade de praias na cidade. Mesmo com temperaturas baixas, todas proporcionam uma vista exuberante para quem visitá-las. Por isso, selecionamos as 10 melhores praias em Porto para seu roteiro.

O verão de Portugal pode ter temperaturas intensas, o que faz com que suas praias fiquem bastante cheias, porém, mesmo durante as épocas mais frias, as paisagens não deixam de ser bonitas e as faixas de areia não deixam de ser ótimos lugares para que seus visitantes tenham momentos de descanso e lazer. Quem visita Porto não pode deixar de aproveitar sua faixa litorânea, mesmo que seja apenas para uma caminhada em sua orla.

As 10 melhores praias de Porto

Praia de Leça da Palmeira

Localizada na frente urbana de Porto, seu nome vem justamente do local do qual faz parte, a foz do Rio Leça. Bastante extensa e ampla, a praia possui algo que chama atenção de quem a visita: uma piscina artificial de água salgada chamada Piscina das Marés, um conjunto de piscinas que foram desenhadas pelo arquiteto Álvaro Silva Vieira na década de 60 e têm cerca de 25 metros de comprimento.

A Praia de Leça fica em uma região rochosa e é conhecida também pela Praia da Meia Laranja. Seu mar costuma ser bastante agitado e, por conta disso, procurado por surfistas e praticantes de diferentes esportes aquáticos. Mesmo sendo perigosa, por conta das rochas que a cercam, é uma das mais concorridas da região.

Os banhistas que quiserem frequentar a Praia de Leça das Palmeiras sem correr riscos podem utilizar as Piscinas de Marés. Foto: Morar em Portugal

Praia do Aterro

Diferentemente da anterior, essa possui a quantidades de rochas e de areia bastante equilibradas, além de uma vegetação natural pelo areal que a torna única e muito bonita. Ainda assim, é necessário cuidado em suas águas, pois muitos lugares são fundos e o mar é bastante agitado, sendo mais um destino preferido por surfistas e praticantes de esportes aquáticos. Vale a visita pela beleza do local e para observar os aventureiros de plantão.

Um pôr do sol na Praia do Aterro pode ser encantador. As rochas em meio às águas e a vegetação na areia conferem ao local uma vista única. Foto: Blog de Viagens

Praia de Angeiras

É uma das praias de Porto mais populares durante a época balnear da cidade. Isso porque é acessível para pessoas com problemas de mobilidade, graças à marginal ao seu lado. Aqui, você já deve ter notado que rochas são uma característica comum nas praias portenhas, então não se surpreenderá sabendo que também as encontrará nas Angeiras.

O trecho de cidade que rodeia essa praia é mais urbano e seu trecho de areia um pouco mais estreito, porém extenso. O mar também é agitado e, mesmo não atraindo surfistas como as duas outras que mostramos até aqui, é recomendado cautela ao entrar nas águas.

Assim como todas as praias em Porto, a de Angeiras possui águas azuis e muito bonitas, porém é necessário ter cuidado ao adentrá-las, já que o mar na região é bastante agitado. Foto: YouTube

Praia de Matosinhos

Também pertencente à foz do Rio Leça, porém à Margem Sul, a Praia de Matosinhos possui um areal extenso e amplo, sendo delimitado ao norte pelo pontão do Porto de Leixões e a sul pela Rotunda de Anémona. Próximas a ela estão a Ribeira da Riguinha ou do Couto e a Ribeira de Carcavelos.

A praia oferece uma boa infraestrutura para seus visitantes, como o aluguel de guarda-sóis, espreguiçadeiras, vôlei e futebol de praia, bem como bares e sanitários. O mar aqui também é bastante procurado por surfistas e esportistas aquáticos, porém oscila entre dias mais agitados e mais calmos.

Além de ser muito bonita, a Praia de Matosinhos oferece uma boa infraestrutura para seus visitantes aproveitarem o local. Foto: Beachcam

Praia dos Ingleses

Dentre as praias de Porto, é bastante provável que você já tenha ouvido falar dessa. Pertencente à Praia da Foz, ela possui um areal pouco extenso, porém livre de rochas e com poucos declives. Logo, é mais segura para banhistas. As poucas rochas existentes na região são históricas e consideradas metamórficas, sendo mais antigas que 570 milhões de anos.

Sua areia fina possibilita que você veja essas rochas com mais facilidade. É um passeio muito interessante para quem deseja não só aproveitar as belezas da praia, mas também para curtir um pouco de história e ter contato com ela.

Gneisses, Metassedimentos e Anfibolitos são os nomes dados para as rochas com mais de 570 milhões de anos encontradas na Praia dos Ingleses. Foto: Island Touch

Praia do Senhor da Pedra

Sem dúvidas essa é uma das praias de Porto consideradas mais bonitas graças à incrível construção da Capela do Senhor da Pedra, uma construção feita pela religiosidade das pessoas na terra e nos mares. A praia fica no extremo norte da Praia de Miramar e tem seu nome graças à construção hexagonal feita sobre os rochedos.

A faixa de areia da praia é extensa e ampla, além de possuir boa infraestrutura para os visitantes, gerada graças à Romaria em homenagem ao Senhor da Pedra, celebrada em Junho, no Domingo da Santíssima Trindade e durando três dias. Suas águas são agitadas e indicadas para praticantes de surf, bodyboard e outros esportes.

O que mais chama atenção na Praia de Miramar é a capela do Senhor das Pedras, uma construção que é destino de romeiros todos os anos. Foto: NiT

Praia da Aguda

Partindo de Miramar para o norte, chegamos à Praia da Aguda, localizada entre Gaia e Espinho, com um extenso areal que se prolonga até o sul, na Granja. Mesmo sendo pouco recomendada para banho, é possível encontrar na areia lugares para locação de toldos, bares e casas de banho.

O mar, agitado e com formações rochosas, é indicado para surfistas e praticantes de pesca submarina, devido às espécies que moram nas rochas. Pescadores, no geral, costumam visitar o local e aproveitar as comodidades da praia.

Todas as praias de Porto oferecem uma incrível vista para seus visitantes. Foto: Pinterest

Praia de Francelos

A Praia de Francelos atrai inúmeros visitantes devido às suas águas, conhecidas por possuírem propriedades curativas graças à sua riqueza em iodo. Suas propriedades terapêuticas podem ajudar no tratamento de doenças nos ossos e muitas outras.

Suas areias também são conhecidas pela formação de dunas maiores do que seu arenal. O mar, porém, possui ondas fortes e é indicado para surfistas. Ao sul, a praia é delimitada pela foz da Ribeira de Canelas, que também torna a paisagem ainda mais bonita.

A Praia de Francelos atrai diversas pessoas graças às suas águas com propriedades curativas e suas dunas. Foto: VortexMag

Praia da Estela

Agora chegamos a uma opção mais exótica das praias de Porto, a praia da Estela, que tem sido cada vez mais procurada por nudistas. Localizada ao norte da Póvoa do Varzim, possui uma extensa faixa de areia clara e fina, e uma linda paisagem com dunas. O local é considerado muito tranquilo, logo, é por conta disso que pessoas a procuram para ficarem nuas, mesmo que ela não seja oficialmente para esse tipo de modalidade.

Outro ponto muito interessante desa praia é o seu uso para campos de masseira, cujos produtores aproveitam as dunas para proteger as plantações dos ventos marítimos e aumentar seu grau de umidade. Mais ao norte é possível encontrar um parque que oferece acesso privativo à praia.

A Praia da Estela é considerada muito tranquila, possuindo até mesmo locais com acesso privativo em seus arredores. Isto a torna procurada por nudistas, mesmo não sendo oficialmente uma praia de nudismo. Foto: All About Portugal

Praia do Mindelo

Chegamos a nossa última praia, enfim, a Praia do Mindelo. Ela fica ao sul da Reserva Ornitológica do Mindelo, uma zona com dunas onde vivem diversas espécies de aves. O local possui, ainda, diversas formações rochosas em suas águas que chamam atenção por seu tamanho e por não existirem em nenhuma outra praia. Essas formações protegem-na dos ventos, por exemplo.

Assim como algumas outras, esta possui infraestruturas de apoio, como locais para aluguel de guardas-sóis, espreguiçadeiras e bares. Isso a torna bastante procurada por famílias, principalmente as que possuem crianças, já que estas poderão brincar livremente na extensa faixa de areia. Sua extensão mede cerca de 2km e costuma ser um destino preferido por muitas pessoas durante o verão.

Mesmo com as grandes formações rochosas na Praia do Mindelo, seu mar não oferece grandes riscos como o das demais apresentadas. Foto: Pinterest

Aqui, nós apresentamos as dez melhores praias de Porto, porém a cidade conta com muitas outras tão bonitas e incríveis quanto estas, como a Praia de Silvalde e a Praia do Pinhal. É claro que Portugal conta com muitas outras ao longo de seu território e muitas delas são famosas em diversos lugares do mundo, como a Praia de Galápos, em Setúbal.

Protegida pela Serra da Arrábida, é considerada um paraíso na terra, com águas azuis límpidas e muito calmas. É possível, até mesmo, observar o fundo do mar através delas, o que torna o local ideal para mergulho ou caça submarina. Para quem deseja apenas descansar, suas areias finas e douradas são um bom local para isso. Setúbal conta, ainda, com a Praia da Figueirinha, considerada tão bonita quanto a de Galápos.

Além de todos esses pontos, Portugal é um lugar com muitos lugares encantadores, uma gastronomia reconhecida em diversos países e um padrão de vida considerado excelente. Para brasileiros, possui também a vantagem de compartilhar a mesma língua que utilizamos em nosso país, com pequenas modificações, o que torna a vida de quem deseja morar fora mais simples, já que não será necessário se preocupar em aprender outro idioma.

Imagine como seria interessante morar próximo a essas incríveis praias de Porto ou poder visitá-las sempre que desejar… isso pode ser simples, caso você possua cidadania portuguesa. Não sabe se tem direito a ela? Não se preocupe! A Cidadania Já está aqui para ajudar você a descobrir. Acessando nosso site, você poderá fazer um teste simples e rápido que informará se tem ou não direito. Caso tenha ancestrais portugueses, por exemplo, suas chances de conseguir podem aumentar. Não é incrível?!

Após responder o teste, um membro de nossa equipe entrará em contato rapidamente para conhecer você melhor e dar andamento à documentação. Não se preocupe, mesmo que você não possa tirar a cidadania portuguesa, não tem problema, pois nós também cuidamos da emissão de vistos para quem deseja viajar a turismo, a trabalho ou a estudos.

Seu sonho de morar em Portugal pode estar mais próximo do que você imagina, basta nos fornecer suas informações que nós cuidaremos do resto, garantindo que o processo será seguro, barato e rápido, levando de cinco a sete meses, em média.

A Cidadania Já é uma empresa referência no processo de cidadania portuguesa, tendo ajudado mais de 300 pessoas a alcançarem a cidadania portuguesa desde que foi fundada, em 2016. Não vai ficar fora dessa, né? Entre em contato com a gente! Você pode falar com um de nossos consultores por nosso site, pelo telefone ou até mesmo pelo WhatsApp.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais artigos como esse, aqui você sempre encontrará dicas do que visitar em Portugal e sobre como é viver no país, descobrindo quais são suas melhores cidades, seus melhores bairros e muitas outras coisas. Conte-nos o que achou do texto nos comentários e não deixe de compartilhar com seus amigos. Nos vemos na próxima!