Principais datas comemorativas de Portugal
Ao todo, são treze datas comemorativas de Portugal que são consideradas obrigatórias pelo governo. Quatro delas deixaram de existir durante a forte crise econômica que marcou o país em 2012. Quatro anos depois, esses feriados voltaram ao calendário lusitano.
Sendo assim, confira a seguir quais são essas datas e as características e significados de cada uma delas.
Ano Novo – 1º de janeiro
O feriado de Ano Novo é considerado uma confraternização universal para quem segue o calendário gregoriano. Ele passou a ser comemorado nessa data no ano 46 a.C. a partir de um decreto do governador romano Júlio César.
Em Portugal, o primeiro dia do ano não difere muito do Brasil. Praticamente todo o comércio, o que inclui os restaurantes, mantém suas portas fechadas. O mesmo ocorre com as atrações turísticas.
No entanto, é uma boa data para visitar pontos de interesse ao ar livre e fazer alguma caminhada, já que há pouquíssimas pessoas nas ruas. Entre as dicas de turismo em Lisboa, por exemplo, estão os miradouros e caminhar por Belém.
Sexta-feira Santa
Como é de conhecimento geral, a Sexta-feira Santa é um feriado móvel que recorda a morte de Jesus Cristo. Em 2019, a data será celebrada no dia 19 de abril. Já em 2020, no dia 10 de abril. Enquanto em 2021, em 2 de abril.
Nem tudo costuma fechar nesse período no país, o que favorece os viajantes. Vale dar uma pesquisada no site oficial da atração a ser visitada para se certificar de que nesse dia ela estará aberta.
Páscoa
A Páscoa é outra comemoração móvel dentro do calendário gregoriano e que sucede o fim da Quaresma. Ela acontece em um domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.
Em 2019, a data será celebrada no dia 21 de abril. Já em 2020, no dia 12 de abril. Enquanto em 2021, em 4 de abril.
Essa é uma das datas comemorativas de Portugal que mais mexem com a população local. Ela é celebrada com muita alegria em família e com respeito às tradições e rituais seculares, principalmente no que diz respeito às iguarias culinárias e doces típicos.
Assim como na Sexta-feira Santa, nem tudo costuma fechar no país.
Dia da Liberdade – 25 de abril
Esse feriado é visto como um dos dias mais importantes do ano para Portugal. O 25 de abril celebra o fim da ditadura que o país viveu entre os anos de 1933 e 1974.
O movimento político e social que resultou na libertação da nação chamou-se Revolução de 25 de Abril, mas ficou conhecido também como Revolução dos Cravos.
Naquele dia, o povo português ofereceu cravos vermelhos aos soldados em sinal de paz, que as colocaram nos canos de suas espingardas. Por conta disso, a flor tornou-se o símbolo desta data.
Apesar de ser um período importante, nem tudo fecha no país. Mas é interessante que os turistas pesquisem com antecedência sobre as atrações turísticas que irão abrir para visitação.
Dia do Trabalhador – 1º de maio
O Dia do Trabalhador é comemorado em diversos países pelo mundo e também faz parte das datas comemorativas de Portugal consideradas obrigatórias pelo governo.
A primeira manifestação de trabalhadores na rua ocorreu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, com a intenção de diminuir a carga horária de trabalho de treze para oito horas. O mesmo viria a acontecer em 1889, em Paris, capital francesa, no dia 1º de maio.
Somente no dia 23 de abril de 1919 é que o feriado foi adotado, a partir da decisão do senado francês de reduzir a jornada laboral para oito horas. Foi assim que outros países aderiram a esse dia como uma folga merecida aos trabalhadores.
Em Portugal, o comércio e as atrações turísticas não funcionam em sua grande maioria.
Dia de Portugal – 10 de junho
No dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Até o ano de 1974, durante o período ditatorial, comemorava-se o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.
Após o fim desse regime político, o país aderiu à data para homenagear Luís Vaz de Camões e as comunidades lusitanas pelo mundo. Bem como o dia da Língua Portuguesa.
Camões é considerado o escritor mais importante na terrinha e sua morte aconteceu justamente nese dia, no ano de 1580. Seu livro “Os Lusíadas” é classificado como a maior obra épica de Portugal.
A celebração do dia Dia de Portugal conta com desfiles, apresentações militares, entregas de medalhas de honra ao mérito, entre outras atividades. O presidente da República e outros políticos importantes participam das festividades.
Nem tudo fecha nese dia, mas é válido pesquisar antecipadamente sobre o funcionamento de atrações de turísticas.
Corpus Christi
Corpus Christi é mais um feriado religioso móvel que é celebrado em vários cantos do mundo. Ele sempre acontece na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre após o domingo de Pentecostes, ou seja, 60 dias após a Páscoa.
A celebração nasceu no século XIII, em comemoração a Eucaristia, tendo sido instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Essa foi uma das datas comemorativas de Portugal extintas durante o período de crise econômica atravessada pela nação.
Por todo o país, há procissões com ruas decoradas com flores ou com tapetes florais, algo parecido com o que ainda é percebido pelo interior do Brasil. A igreja lusitana aproveita o dia para efetuar as primeiras comunhões solenes de crianças e jovens.
Em 2019, o feriado de Corpus Christi cairá no dia 29 de junho. Em 2020, será em 11 de junho. E em 2021, em 3 de junho. A data é facultativa e o comércio e atrações turísticas podem funcionar normalmente.
Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto
Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, o que faz dessa data ser das mais importantes para a igreja católica no país. Para os devotos, a Virgem Maria foi transportada em corpo e alma até aos céus após sua morte.
Além desse contexto, o período está ligado aos principais acontecimentos da história da independência portuguesa. As comemorações possuem romarias e festas religiosas em várias localidades.
Nem tudo costuma fechar em 15 de agosto, o que favorece os viajantes. Vale dar uma pesquisada no site oficial da atração a ser visitada para se certificar se nesse dia ela estará aberta.
Proclamação da República – 5 de outubro
Portugal foi uma monarquia desde sua independência, em 5 de outubro de 1143. Esse regime político durou até o mesmo dia do ano de 1910, quando e deu a Proclamação da República através do político republicano José Relvas.
Atualmente, as comemorações pelo fim da monarquia contam com paradas militares e atos cívicos na Câmara de Lisboa, em como condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar feitas pelo presidente da República.
Esse é outro feriado que havia sido retirado do calendário oficial durante a crise de 2012 e que foi reincorporado em 2016.
Dia de Todos os Santos – 1º de novembro
A igreja católica, ao longo dos tempos, criou datas específicas para celebrar os santos pertencentes à instituição religiosa. Com o aumento do número de canonizações, uma saída justa para homenagear esses santos foi a criação de uma única data.
Nese dia, a tradição portuguesa pede que as famílias enfeitem os túmulos dos entes queridos que partiram. Antes da visita ao cemitério, há missas nas paróquias e uma procissão até o local. É como uma celebração antecipada do dia de finados.
Essa é a terceira data comemorativa de Portugal que tinha sido abolida do calendário oficial e retomada em 2016.
Restauração da Independência – 1º de dezembro
O primeiro dia de dezembro do ano de 1640 marcou o fim da união ibérica entre Portugal e Espanha, que teve início em 1581.
Os portugueses não aceitavam a sobrecarga de impostos e o envolvimento da nação nos conflitos espanhóis. Foi então que revoltosos populares e da nobreza lusitana invadiram o Paço Real e aclamaram D. João como rei de Portugal.
A data em questão foi o último feriado retomado pelo governo após ser abolido em 2012 devido a crise. Para muitos, a decisão foi baseada na legitimidade histórica e bom senso patriótico.
Imaculada Conceição – 8 de dezembro
O feriado celebra a vida da Virgem Maria, mãe de Jesus. A data foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da Dinastia de Bragança, que foi aclamado quando se iniciava a festa de Imaculada Conceição.
O feriado do dia 8 de dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.
Nem tudo costuma fechar nesse dia, mas é importante pesquisar no site oficial da atração turística a ser visitada, se for o caso, para ter a certeza de seu funcionamento normal.
Natal – 25 de dezembro
Assim como no Ano Novo, o feriado que simboliza a vida de Jesus Cristo tem o comércio com portas fechadas e pouca gente nas ruas.
A tradição do presépio e da celebração da Missa do Galo à meia-noite se mantêm vivas em Portugal. Na mesa, durante a ceia, o destaque fica por conta de pratos à base de bacalhau.
Já as sobremesas favoritas são o bolo rei, recheado com frutas cristalizadas ou frutos secos, e os tradicionais sonhos e rabanadas. Assim como as filhós, bolinhos feitos com farinha e ovos e muito comum de encontrar nas regiões do interior.
Durante o período natalino, há muita animação nos centros históricos de cidades e vilas, o que inclui Lisboa, Porto, Guarda, Viseu, Leiria, Óbidos, Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, entre outras cidades.
Agora que você já conhece as principais datas comemorativas de Portugal, é hora de se programar durante sua visita à terrinha para que esses feriados não atrapalhem seu passeio.
Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar conosco seus conhecimentos sobre outras datas, deixe aqui seus comentários.