Conheça os principais pontos turísticos de Portugal

Share

Um bom roteiro de viagem ao exterior tem que contar com os principais atrativos de um país. Isso vale para obras arquitetônicas históricas, monumentos, museus, ruas populares, praias, entre outras opções. Esse é o mesmo pensamento com relação aos pontos turísticos de Portugal.

O país, aliás, abriga dezenas de lugares incríveis, e que valem muito a visita de qualquer viajante. Sendo assim, separamos dez dos principais atrativos da terrinha para que você possa se organizar durante o passeio e extrair o máximo possível das alternativas de turismo.

Os principais pontos turísticos de Portugal

Depois de passar pela polícia de imigração e atravessar a porta de desembarque do aeroporto, é hora de ser feliz. Só não esqueça de levar a câmera fotográfica e o celular para registrar cada momento da viagem.

Torre de Belém – Lisboa

A Torre de Belém é um dos cartões-postais de Lisboa e também um dos mais importantes pontos turísticos de Portugal. A obra, que possui cinco andares, é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco, eleita como uma das Sete Maravilhas portuguesas. Ela foi erguida em 1520, com estilo arquitetônico manuelino e influência islâmica.

Sua localização às margens do rio Tejo oferece uma vista única para quem gosta de contemplar belas paisagens. O edifício foi usado como defesa e masmorra no passado. Atualmente, se configura em um símbolo nacionalista.

Nas proximidades da torre, o turista terá, ainda, a oportunidade de saborear os originais pastéis de Belém. A fama do doce o fez ser eleito, em 2011, como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

A bela Torre de Belém é uma das principais atrações turísticas de Portugal. Fonte: Pixabay

Ponte Dom Luís – Porto

Outra obra da arquitetura portuguesa que se destaca como um ponto turístico de visita obrigatória é a Ponte Dom Luís, construída em 1881 e inaugurada cinco anos depois. A ponte, composta por estrutura metálica, conecta as duas margens do Rio Douro, mais precisamente, Porto até Vila Nova de Gaia.

Planejada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, a atração possui 395 metros de comprimento, com 8 metros de largura. Seu arco ainda é considerado o maior do mundo em ferro forjado.

A ponte é composta por dois decks sobrepostos. A parte superior conta com uma linha de metrô, que liga a zona da Catedral do Porto ao Jardim do Morro e à Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, enquanto a inferior é liberada para trânsito de pedestres e carros.

Além de toda beleza e riqueza arquitetônica, a Ponte Dom Luís oferece uma vista magnífica do Porto. Durante o dia, há passeios de barco pelo Rio Douro. Já pela noite, a obra encontra-se toda iluminada, o que garante um motivo a mais para fotografá-la.

O arco da Ponte Dom Luís ainda é considerado o maior do mundo em ferro forjado. Fonte: Pixabay

Baía de Cascais – Cascais

Cascais já pode ser considerada a queridinha dos estrangeiros quando o assunto é investir em Portugal. E motivos para isso não faltam. Se não bastasse a excelente qualidade de vida e um custo médio mensal menor que de cidades como Lisboa e Porto, a localidade está repleta de belas paisagens naturais.

Somente 34km dividem o município litorâneo da capital portuguesa, o que facilita a decisão do turista de visitá-la. A praia do Porto da Baía de Cascais é tranquilamente um ponto turístico de Portugal que deve ser apreciado com alguma calma. Todo o entorno da baía, o que inclui a Praça 5 de Outubro, formam um cartão-postal clássico da região.

Uma vez em Cascais, aproveite também para conhecer as esculturas, pontes, poços e tantas outras construções seculares que estão espalhadas por seu território, bem como outras praias e o percurso pedestre do Paredão, que percorre a orla costeira, uma distância de 3km entre a cidade e São João do Estoril.

Cascais é uma cidade que respira qualidade de vida e sua baía se destaca na paisagem. Fonte: Pixabay

Palácio Nacional da Pena – Sintra

Distante apenas 30km de Lisboa, a cidade de Sintra surge com lindos palácios espalhados pelo seu território. O mais imponente deles é o colorido Palácio Nacional da Pena, um expoente máximo do romantismo do século 19 em Portugal.

Suas referências arquitetônicas possuem influências manuelina e mourisca. A construção encontra-se sobre uma rocha escarpada na zona oriental do Parque da Pena. Os amantes da história lusitana se encantarão em visitar o local que foi residência de Carlos I e sua família. Mais tarde, foi a esposa de Carlos I quem usufruiu do lugar.

O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910. Ele se integra na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1995. Já em 2013, passou a fazer parte da Rede de Residências Reais Europeias.

Sintra tem como destaque turístico o Palácio Nacional da Pena. Fonte: Pinterest

Santuário de Fátima – Fátima

É relativamente comum que católicos de todo o mundo busquem conhecer a cidade de Fátima durante uma viagem para Portugal. E o Santuário de Fátima, templo construído em homenagem à Virgem Maria, é a grande razão dessa visita.

O templo surgiu como uma singela capela em 1917. Ao longo dos anos, expandiu-se e, atualmente, o complexo ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano.

Em termos arquitetônicos, um dos destaques é a colunata em estilo clássico que apoiam 17 estátuas em mármore.

Na basílica, ocorrem várias missas diárias em diferentes idiomas. Os fiéis também aproveitam para pagar suas promessas e agradecer as bênçãos alcançadas. Aproximadamente 6 milhões de pessoas por ano passam por esse santuário mariano. O município de Fátima está a 130km de distância de Lisboa.

O Santuário de Fátima recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano. Fonte: Freeimages

Passeio de Moliceiro – Aveiro

Charme e romantismo sãos os adjetivos que caracterizam bem o passeio de moliceiro por Aveiro. Moliceiro é um barco típico da cidade que navega pelos canais locais. Por conta desse cenário, a localidade é apelidada como a “Veneza Portuguesa”.

Os barcos possuem características próprias, com imagens bastante coloridas, que remetem às cenas cotidianas ou fatos históricos. Alguns possuem, também, frases engraçadas estampadas em sua extensão.

Muito mais que um simples passeio, os visitantes podem apreciar a rica arquitetura de edifícios históricos de Aveiro e suas pontes. Destaque para a bela ponte de Carcavelos, a mais antiga do município, que possui formato em arco e foi construída em 1953.

O trajeto abrange, ainda, as casas dos pescadores, armazéns de peixe e as salinas de Aveiro, com suas pirâmides de sal, assim como o edifício da Assembleia Municipal, uma das principais atrações da cidade. Tudo isso regado a espumante e ovos moles, doce típico daquela região.

Aveiro é um verdadeiro ponto turístico de Portugal, cheio de lugares para visitação, tanto históricos quanto naturais. E o bom para quem desejar conhecê-la é que sua distância para Porto é de somente 74km.

A Veneza Portuguesa também esbanja charme e romantismo, envolta por belíssimos edifícios. Fonte: Pixabay

Castelo de São Jorge – Lisboa

A visita ao Castelo de São Jorge é parte fundamental em um roteiro de viagem a Lisboa, afinal, trata-se de um dos principais monumentos do país. Além disso, o lugar é parte importante para quem quer compreender o passado da capital lusitana.

O castelo foi erguido no século XI pelos muçulmanos, que visavam defender a cidade, e ocupa 6 mil metros quadrados na antiga cidade medieval. Naquela época, Lisboa era chamada pelos árabes de Al-Ushbuna. O próprio Castelo de São Jorge ganhou o nome atual somente no século XIV.

A obra medieval possui pátios, guaritas, fosso, torres e canhões de ferro. O complexo conta com um museu com objetos recolhidos em um sítio arqueológico que fica ao lado da edificação principal. Há, também, café e restaurante no local. Por estar situado no alto de uma colina, o castelo oferece uma vista espetacular de Lisboa.

O Castelo de São Jorge abriga uma história de dez séculos. Fonte: Pixabay

Praias do Algarve

A região do Algarve é famosa por suas praias paradisíacas e pela presença constante do sol. Os relatos apontam que o céu fica ensolarado por aproximadamente 300 dias no ano. Por isso, tornou-se um destino certeiro para turistas do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Holanda, Irlanda, França e Escandinávia.

Suas praias oferecem mar de águas límpidas, quase sempre mornas e tranquilas, e areias finas e brancas. Pela extensão litorânea também encontram-se falésias douradas e pequenas baías aninhadas entre rochedos.

Da costa sudoeste, perto de Aljezur, até ao extremo leste, junto à Vila Real de Santo Antônio, são cerca de 200km de praias, cada uma com suas características peculiares. Há opções para casais românticos, famílias e até praias próximas de atrações noturnas.

O destaque fica para a praia da Marinha, classificada pelo Guia Michelin como uma das dez mais bonitas da Europa e uma das cem mais belas do planeta.

O Algarve é uma região e província histórica de Portugal, e tem como capital Faro. A área é conhecida por ser a mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa no quesito turismo.

Sua distância de Lisboa é de 260km. Já nas cercanias está a Andaluzia, na Espanha, zona famosa também pelos seus verões quentes e belezas naturais.

A região do Algarve surge como um dos paraísos naturais de toda a Europa. Fonte: Pixabay

Palácio da Bolsa – Porto

O Palácio da Bolsa, localizado no centro histórico do Porto, é um dos edifícios mais incríveis de Portugal. O prédio apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, com traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana e o neo-paladiano inglês.

Sua construção teve início no ano de 1842. Em 1880, foi inaugurada a joia do palácio, o Salão Árabe, em comemoração ao tricentenário de Camões. A imponente decoração islâmica da sala vai do piso ao teto. O palácio foi construído ao longo de quase 70 anos. Atualmente, o local atrai mais de 300 mil visitantes por ano.

Há muitos outros salões espalhados pelo Palácio da Bolsa. Dentre eles, está a Galeria dos Antigos Presidentes, que homenageia todos os ex-mandatários da instituição.

Destaque também para o Pátio das Nações, coberto por uma cúpula de ferro e vidro. Seu pavimento encontra-se revestido por um mosaico cerâmico inspirado nos modelos greco-romanos descobertos em Pompeia.

Já o Gabinete de Gustave Eiffel é o local onde o criador da torre mais famosa do mundo criava seus projetos, que deram vida a muitas pontes portuguesas incríveis. Definitivamente, esse é um ponto turístico de Portugal que deve ser visitado.

Salão Árabe, o espaço mais suntuoso do Palácio da Bolsa, no Porto. Fonte Pinterest

Castelo de Óbidos – Leiria

No distrito de Leiria fica uma das maravilhas de Portugal, o Castelo de Óbidos, importante exemplar de fortificação medieval no país. A fortaleza está sobre um pequeno monte, 79 metros acima do nível do mar, e foi fruto de diversas intervenções arquitetônicas ao longo dos séculos.

Essas mudanças fizeram com que a construção ganhasse elementos dos estilos românico, gótico, manuelino e barroco. Sua muralha chega a alcançar 13 metros de altura.

Acredita-se que a área onde se encontra a edificação foi habitada pela primeira vez entre os séculos V e VI, pelos romanos, e, posteriormente, pelos muçulmanos, no século VIII. Já o castelo é referido em documentos de 1153 e foi conquistado em 1148 por D. Afonso Henriques, após as conquistas de Santarém e de Lisboa.

O Castelo de Óbidos foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007, e classificado como Monumento Nacional em 1951. Uma parte do castelo, o castelejo, abriga atualmente a Pousada Castelo Óbidos, um hotel quatro estrelas com restaurante e bar excelentes.

O belo Castelo de Óbidos é uma das Sete Maravilhas de Portugal. Fonte: Wikipédia

E se você gostou das nossas dicas sobre os principais pontos turísticos de Portugal, aproveite e compartilhe com a gente seus comentários. Caso tenha outra opção para inserir na lista, não hesite, e ajude esse artigo a ficar ainda mais completo.