Documentos brasileiros válidos em Portugal

Share

Portugal nos últimos anos vem se tornando um dos principais destinos para os brasileiros que pretendem morar fora e começar uma vida em outro país.

Graças ao clima ameno e a facilidade no entendimento da língua, a adaptação se torna algo mais fácil e proporciona uma mudança mais leve e tranquila. Caso você não se sinta seguro para fazer todo esse processo sozinho, nós podemos te ajudar com um serviço personalizado e que atenderá todas suas necessidades.

Quando você decide se mudar para um outro país, deve ter em mente que alguns de seus documentos brasileiros não terão validade fora de território nacional. Especificamente em Portugal, logo ao chegar você obrigatoriamente precisará tirar determinados documentos, estes serão necessários para abertura de conta em banco, comprar ou alugar um imóvel, comprar um carro e todo esse tipo de trâmite burocrático.

Mas então quais são os documentos brasileiros que você precisa levar? Vejamos a seguir:

Passaporte válido

Este documento é o mais importante e deve ser guardado a sete chaves! A partir do momento que você sai do Brasil, o único documento válido de identificação é seu passaporte. Isso vale não só para Portugal, mas qualquer outro país do mundo.

Certidão de nascimento/casamento

O primeiro ponto importante é que esse documento só terá validade em solo português se estiver devidamente apostilado . Essas certidões serão necessárias em casos específicos, como por exemplo, se pretende casar-se em Portugal é obrigatório a apresentação de sua certidão de nascimento, ou em caso de solicitação de cidadania portuguesa, diretamente nas conservatórias (órgão semelhante ao cartório no Brasil), você também terá que mostrar sua certidão de nascimento/casamento para dar seguimento ao processo.

Carteira de vacinação

Para entrar em Portugal não é necessário ter tomado nenhuma vacina em específico, ou seja, você não precisará mostrar sua carteira de vacinação quando chegar no país. Por outro lado, para determinados assuntos como matrícula escolar, é necessário a apresentação da mesma para que o aluno seja aceito sem problemas.

Além disso, quando for requisitar o número de utente no Centro de Saúde, é bom ter em mãos sua carteira de vacina para que eles possam ver e caso seja preciso já aplicam alguma vacina que esteja faltando.

Histórico escolar/universitário e diplomas de cursos

Todos os documentos relacionados a educação, como históricos e diplomas devem ser apostilados para que tenham validade. Para crianças e adolescentes é obrigatório a apresentação do histórico para efetuar a matrícula nas escolas. Já para quem pretende ingressar em uma universidade, deve ter em mãos o certificado de conclusão de ensino médio.

Diplomas também poderão ser requisitados em entrevistas de emprego para a comprovação de experiência na área, então é importante levar todos os documentos atualizados e apostilados.

Carteira de motorista

É permitido dirigir em Portugal com carteira de motorista brasileira por seis meses, lembrando que nesse período sua habilitação deve estar dentro da validade e você deve estar em situação legal no país.

Após os 180 dias, e com seu título de residência ou cartão de cidadão já em mãos, é possível fazer a troca de sua habilitação brasileira pela portuguesa.

Documentos nacionais

Outros documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho não terão serventia nenhuma, pois são expedidos e válidos apenas em território nacional.

Como podemos ver, não é preciso levar aquela pasta cheia de papelada e documentos quando for se mudar, já que a maioria dos documentos brasileiros terão validade. Em casos de urgência, também é possível fazer o envio de documentos pelos correios, a entrega pode demorar alguns dias mas é uma opção caso seja necessário.

Nunca se esqueça que o planejamento é fundamental para uma mudança tranquila e sem dor de cabeça.