É cidadão italiano? Então você precisa saber sobre o SPID!

Share

Nos últimos anos dezenas de brasileiros obtiveram o reconhecimento da cidadania italiana, tornando-se cidadãos europeus. Além disso, você sabia que no Brasil há mais de 30 milhões de descendentes italianos, principalmente nas regiões sul e sudeste do país?

Graças ao fluxo migratório no final do século XIX e início do século XX de italianos rumo ao Brasil em busca de melhores condições de trabalho e qualidade de vida, atualmente somos o país com maior número de descendentes italianos, fora da Itália.

Mas o que isso quer dizer? Em poucas palavras significa que uma boa parte da população brasileira tem direito de conseguir a dupla nacionalidade italiana e nem sabe disso! Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda para dar entrada no caso, fale com nossa equipe especializada no assunto.

SISTEMA PÚBLICO DE IDENTIDADE DIGITAL – SPID

Aos cidadãos que já se tornaram italianos, é importante lembrar que existem certos tipos de burocracias que devem ser feitas, como manter seu cadastro do AIRE atualizado (aos que moram no Brasil). Mas não é só isso!

A partir de 28 de fevereiro de 2021 o SPID passou a ser obrigatório e indispensável aos cidadãos italianos, facilitando a resolução de burocracias com o governo da Itália.

O QUE É O SPID?

O SPID é basicamente uma nova ferramenta criada com o intuito de tornar mais simples a comunicação entre o cidadão italiano e o governo italiano. “É uma solução que permite acessar serviços online da Administração Pública e de empresas privadas com uma única identidade digital”. Cada pessoa tem uma credencial diferente, sendo ativada por seu login e senha.

QUEM PODE SOLICITAR?

Pode ser solicitado por qualquer cidadão italiano com pelo menos 18 anos de idade, podendo ser acessado através do computador ou telefone. O serviço promete trazer rapidez e eficiência nos trâmites entre cidadãos e governo. Para maiores informações, acesse o site do próprio governo italiano explicando com detalhes sobre a solicitação (a página ainda não está traduzida para português, apenas em italiano, alemão e inglês).

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER O SPID?

Além de um e-mail e número de telefone válido, você vai precisar de um documento de identificação italiano, como o passaporte ou a identidade. O sistema faz um envio de código de segurança para o e-mail ou celular que foi cadastrado, tornando o acesso estritamente pessoal.

Também é necessário apresentar uma tenessera sanitária (cartão de saúde) ou cartão com codice fiscale (identificação fiscal italiana).

COMO SOLICITAR O SPID?

É importante lembrar que o SPID não é emitido diretamente pelo governo italiano. Existem 9 provedores aprovados e basta escolher um deles para solicitar o acesso. Neste link temos a explicação sobre cada um deles e como escolher o melhor para suas necessidades.

O processo pode ser online ou de forma presencial em certos casos.

O SPID É GRATUITO?

Cada provedor oferece pelo menos uma opção gratuita, mas podem existir custos adicionais para casos de verificações necessárias.

PORQUE FAZER?

Além de tudo que já citamos acima, é importante lembrar que com o SPID você poderá atualizar todos seus dados quando necessário, inclusive seu AIRE. Caso essas e outras alterações não sejam feitas, o pedido de renovação de passaporte poderá ser negado pelo consulado italiano! Por isso aconselhamos a todos os cidadãos a se adiantarem e providenciarem sua nova Identidade Digital.