O que é o AIRE e para que serve?

Share

Se você está fazendo o procedimento de reconhecimento da cidadania italiana, ou mesmo pesquisou sobre o assunto, já deve ter visto em diversos lugares a palavra AIRE, mas e então, você sabe o que significa? Ou então como solicitá-lo? Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse documento e suas principais utilidades.

AIRE – Anagrafedegli Italiani Residenti all’ Estero

AIRE é a sigla utilizada para Anagrafedegli Italiani Residenti all’ Estero, em português, Cadastro de Italianos Residentes no Exterior. Este documento é basicamente o cadastro que todo cidadão italiano que não resida na Itália é obrigado a fazer. A inscrição é gratuita e um dever do indivíduo, já que na ausência desse cadastro o cidadão sofre privações de diversos direitos e deveres italianos.

Esse cadastro serve para que o governo italiano saiba e tenha controle de quem são os italianos que vivem fora de território nacional, por isso é de extrema importância manter o cadastro com suas informações sempre atualizadas.

Segundo a lei nº 470 de 1988 referente ao AIRE, cidadãos que não estejam com suas informações atualizadas perdem o direito ao voto, são impedidos de solicitar a renovação de documentos italianos como passaporte ou ID, poderá ser negado a possibilidade de casamento no consulado entre outros direitos essenciais.

QUEM PRECISA SE REGISTRAR?

Como dito acima, todo e qualquer cidadão italiano que more ou pretenda morar fora da Itália por um período maior do que 12 meses. Também é necessário o registro para qualquer tipo de alteração referente ao cidadão, como matrimônio, nascimento de filhos, divórcio, adoção, óbito ou mudança de endereço.

É importante lembrar que após o cadastro feito, a pessoa deverá manter seus dados atualizados durante toda a vida ou até que a mesma decida morar na Itália.

O Consulado Italiano no Brasil atende somente pessoas inscritas no seu Ufficio AIRE, ou seja, um indivíduo que se cadastrou no AIRE de São Paulo, porém mudou-se para o Rio de Janeiro e precisa fazer a renovação de um determinado documento, neste caso o cidadão poderá ter o atendimento negado, até que seja feita a atualização de seu endereço.

COMO SE REGISTRAR?

Cada consulado pode exigir uma documentação diferente, por isso é importante acessar o site oficial do consulado de sua região e verificar. De maneira geral, para efetuar o registro será preciso:

  • Formulário de requerimento do AIRE preenchido (fornecido no site do consulado)
  • Comprovante de residência, o mais recente possível
  • RG
  • Certidão de Cidadania (Certificato di Cittadinanza) para os casos onde o reconhecimento foi feito na Itália
  • Cópia do passaporte ou ID italiana para casos onde o reconhecimento foi feito no Brasil

Após a solicitação o prazo máximo legal para o processamento de inscrição/atualização da AIRE é de 180 dias a partir da data de apresentação do requerimento completo de todos os documentos necessários.

Se você precisa de ajuda para dar início ao reconhecimento da sua cidadania italiana, saiba que nós podemos te ajudar! Estamos presentes no mercado há mais de 5 anos e somos especialistas em assessorar brasileiros na busca e obtenção da tão sonhada dupla cidadania. Não hesite mais, fale com nossa equipe e veja como podemos te auxiliar.