É o momento para investir na minha cidadania europeia?

É o momento para investir na minha cidadania europeia?

Share

Às vezes dá um medo de lidar com certas burocracias, ainda mais nesse Brasil que conhecemos, não é mesmo? Nós sabemos que algumas coisa custam a andar, o que nos faz pensar, quase sempre, sobre esse ser realmente o momento certo de tentar um recomeço. É por isso que nós aqui do Cidadania Já buscamos adiantar a sua vida. Porque a gente entende que todo mundo precisa de uma mãozinha na hora de encarar a dor de cabeça que só uma verdadeira papelada é capaz de provocar – em qualquer época do ano. A gente também entende que não existe hora certa para deixar o país. Então tirar a cidadania não implica necessariamente em ir embora nem o contrário. Você não precisa se desesperar por estar em dúvida sobre o que fazer. São decisões importantes e devem ser tomadas com calma – e é por isso que queremos ajudá-lo.

Para começar, se você tem alguma dúvida sobre ter ou não direito à cidadania, que tal fazer o nosso teste? É rápido e já ajuda muito. Se você já passou dessa etapa e está simplesmente esperando um sinal divino para saber se esse é o momento certo de investir nesse tipo de documento, nós vamos te ajudar! Segura na nossa mão e vai!

Resultado de imagem para aviãdupla cidadaniao
É hora de ter coragem. A dupla cidadania pode levá-lo a qualquer lugar.

1 – Quais as vantagens de ter uma dupla cidadania

Com um documento desses, você certamente terá mais facilidade de tirar passaporte europeu. E, com o passaporte vermelho da Europa (conhecido carinhosamente como passaporte da “felicidade”), você garante seus direitos não como turista, mas como cidadão realmente europeu. Você poderá estudar, fazer graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, tudo o que desejar e mais um pouco. Porque, assim como os demais habitantes desse Primeiro Mundo, o direito à educação é garantido. É verdade, nós sabemos: nem sempre é gratuito; mas podemos garantir que será bem mais fácil conseguir aquela vaga sendo um cidadão europeu e não simplesmente um estrangeiro. Mais do que isso, é mundialmente sabido que a Europa valoriza sua educação – ao ponto de ser raro encontrar alguém na rua que não tenha ao menos concluído um curso em uma universidade.

Além disso, você poderá encontrar um trabalho em Portugal, por exemplo, sem precisar de um contrato que garanta sua permanência no país. Muita gente não sabe, mas muitas empresas não contratam estrangeiros pura e simplesmente porque contratar um causa dor de cabeça demais. Afinal de contas, assim como no Brasil, espera-se que um nativo seja contratado e não alguém de fora. Muitas vezes o país tem muitos profissionais excelentes, então tirar a oportunidade de um para dar a alguém que não é exatamente europeu não seria lá muito bem visto, concordam? E essa é a parte mais legal, porque, com a cidadania dupla, metade dessa burocracia (às vezes essa burocracia inteira) acaba. Sem falar que hoje, no Brasil, não está exatamente muito fácil arrumar um trabalho que nos represente e nos faça feliz, não apenas porque vivemos um momento de crise, mas porque o Brasil não valoriza muitos profissionais.

emprego no exterior
Você pode ter o emprego que quiser.

2- Conhecer gente nova: quero!

Não tem mais mais animador do que chegar em um local em que tudo é novo. É claro, rola aquele medo do desconhecido, mas precisamos concordar que raramente nos entediamos com o que nos foge da rotina. Já imaginou quanta coisa e quantos amigos você poderá fazer se resolver arrumar um emprego em Portugal, por exemplo? Porque a gente já. É por isso que dedicamos uma postagem inteira só para esse tema. Quando encontramos um emprego que nos valoriza parece que nossa produtividade triplica. Mais do que isso, trabalhar por amor é sempre melhor do que trabalhar por obrigação – isso é unanimidade.

Além disso, não devemos nos esquecer dos amigos que faremos. Morando em algum lugar completamente diferente, a cultura nos atinge em cheio. Passamos a compartilhar sonhos, desejos e anseios, ainda que falemos (em tese) a mesma língua – como é o caso de Portugal. Isso tudo sem falar da possibilidade de o amor da sua vida estar nesse exato momento do outro lado do mundo. É aquele ditado: você nunca vai saber se não tentar. E caso você já tenha alguém por aqui, sugerimos fortemente que você leia a respeito da cidadania para conjugues. Lendo essa nossa postagem especial, você vai entender que tudo tem solução: e que sua insegurança em relação a tirar sua cidadania não passa de uma dúvida que pode ser facilmente esclarecida.

Encontrar amor na Europa
Dá para viajar com seu amor! Ou conhecer seu amor por lá.

3 – E como podemos adiantar a cidadania europeia?

Recentemente fizemos uma postagem bem completa a respeito de como fazer isso. Chamamos de “Guia completo”*. Lendo esse guia, você entenderá mais detalhadamente a respeito de quais documentos precisa, quais são opcionais e até mesmo quais passos você precisa tomar para conseguir a sua carta de alforria sua cidadania europeia. Muitos dos nossos exemplos são vinculados à Portugal, porque Brasil e a terrinha lusitana possuem muitos acordos sobre esse tipo de assunto – não é a toa que compartilhamos a mesma língua. Caso você queira saber mais a respeito da cidadania adquirida por descendência de outros países, não tem problema. É só falar conosco.
*Modestia à parte, está completo mesmo.

Essa é a parte da qual mais nos orgulhamos, porque a resposta é muito simples: nós podemos ajudá-lo. E de verdade. Por meio do site, você pode solicitar seu orçamento, tendo a certeza de que gastará apenas o necessário (afinal, como já dito, estamos em um momento de crise), e contratar nossa consultoria exclusiva. A gente sabe que  parece propaganda de margarina e é por isso que a decidimos compartilhar com você, caro leitor, nosso grupo no Facebook. É só entrar, perguntar, entender, abraçar e arrumar as malas. Aqui nossa pressa é tão grande quanto a sua: não é a toa que a cidadania é para “já”. Nosso sonho é pra ontem, assim como o seu é para a semana passada. 🙂

Passaporte viagem exterior
Tá na hora de ampliar os horizontes

E aí? Já pensou melhor? Nós também! Então abra aquele sorriso esperto e prepare-se para voar conosco!