Espaço Schengen x União Europeia – Entenda a diferença!

Share

Muito provavelmente você já deve ter se deparado com esses nomes, não é mesmo? Bastante gente se confunde sobre o que são eles e qual o significado de cada um… Por isso resolvemos te explicar de uma vez por todas o que é o Espaço Schengen e a União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia (UE) é um grupo político e econômico que atualmente conta com 28 estados-membros (países). Ela foi criada com o principal objetivo de promover a paz no continente europeu.

Em termos gerais, cada país pertencente à UE tem sua autonomia quando falamos de política, questões judiciais, leis e etc, porém todos eles estão vinculados de certa maneira com as regras gerais da UE.

Por conta do mercado único, é permitida a livre circulação de qualquer cidadão europeu entre os países, além de poder morar, trabalhar, estudar e se aposentar em qualquer país que faça parte do bloco.

PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia.

ESPAÇO SCHENGEN

O Espaço Schengen é uma zona composta por 26 países europeus. Entre esses países não existe controle de fronteiras internas, ou seja, ele atua como um país singular, onde a circulação é livre.

PAÍSES DO ESPAÇO SCHENGEN

Atualmente são 26 estados-membros (países) que compõem o Espaço Schengen. A maioria deles também pertencem à União Europeia, porém dois dessa lista decidiram ficar fora: a Irlanda e a Grã-Bretanha, que por sua vez deixou a UE em janeiro de 2020.

Além disso, Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, Mônaco, San Marino e Vaticano, não fazem parte da UE, mas pertencem ao Espaço Schengen.

VANTAGENS DA CIDADANIA EUROPEIA

Ao obter sua cidadania europeia, você tem livre acesso a todos os países do Espaço Schengen! Poderá morar, viajar, estudar e até se aposentar sem problema algum.

Nós da Cidadania Já podemos te ajudar a realizar esse sonho! Faça o teste no nosso site, conforme as regras dos consulados, e saiba se tem direito a dupla cidadania.