Évora – A cidade no coração do Alentejo

Share

Localizada na região centro-sul de Portugal, a cidade de Évora é considerada como uma das mais emblemáticas e surpreendentes do país. No século XV a cidade foi residência de reis, o que tornou a região importante para a história. Os monumentos presentes em suas ruas serviram de inspiração para a criação de cidades brasileiras, como Salvador e outras do nordeste brasileiro.

Desde 1986 o centro histórico de Évora se transformou em Patrimônio Cultural da Humanidade, e não é pra menos! Andar pelos bairros da cidade te transporta há centenas de anos atrás.

Conheça os 17 Patrimônios Culturais da Humanidade em Portugal

Considerada como cidade-museu, e sua arquitetura predominante romana torna sem dúvidas Évora uma das jóias de Portugal. Os azulejos, as famosas casas pintadas de branco e os incríveis monumentos fazem com que a região atrai milhares de turistas durante o ano todo, sendo o turismo o principal setor que movimenta sua economia.

CAPELA DOS OSSOS

A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por três frades franciscanos com o objetivo de passar uma mensagem de transitoriedade e da fragilidade humana. Ela está localizada na Igreja de São Francisco, bem no centro da cidade.

Capela dos Ossos

O monumento é conhecido nacionalmente pelo grande número de ossos presentes nas paredes e nos pilares ligados por cimento… Foram contabilizados por volta de cinco mil ossos dentro da igreja, entre eles crânios, vértebras, fêmur, e algum esqueletos inteiros pendurados por correntes, inclusive de crianças.

Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, essa é frase escrita logo na entrada da igreja. E você, encararia a vista?

TEMPLO ROMANO

O Templo Romano é sem dúvidas um dos principais e mais importantes pontos turísticos da cidade. Ele foi construído no século I em homenagem ao Imperador Augusto, historicamente o templo comprova a ocupação dos romanos em Évora, sendo um ponto crucial para a história da região.

Templo Romano

Com o passar dos anos o templo passou por algumas restaurações, porém ainda é possível observar sua característica principal, as colunas ao estilo Coríntias.

CATEDRAL DE ÉVORA (Basílica Sé de Nossa Senhora de Assunção)

A Sé de Évora foi considerada como a maior catedral medieval de Portugal. Sua construção se deu início em 1186 e consagrada em 1204, porém só foi concluída em 1250. Toda construída toda em granito, sua arquitetura é marcada pela transição do estilo romântico para o gótico.

Catedral de Évora

A Catedral inclui ainda um Museu de Arte Sacra com um espólio valiosíssimo nas áreas da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria. Entre as várias peças guardadas destacam-se uma Virgem do Século XIII (Nossa Senhora do Paraíso), a Cruz-Relicário do Santo Lenho (século XIV), o Báculo do Cardeal D. Henrique e a galeria dos Arcebispos.

Além dessas opções, Évora possui várias outros pontos turísticos que valem a pena ser visitados, como o Palácio Cadaval e a Igreja dos Loios, Igreja de São Brás e o Jardim Público de Évora.

Por esses e outros motivos, não deixe de colocar Évora na sua lista de destinos quando estiver por passagem em Portugal!

Se você tem interesse na terrinha e gostaria de viver por lá, saiba que nós do Cidadania Já podemos te ajudar! Nós oferecemos serviços de auxílio na busca por documentação para casos de cidadania portuguesa e italiana, além de planejamento de viagem, onde te ajudamos em todas as etapas de mudança para Portugal. Fale com a gente!