NEWS: Governo de Portugal suspende voos de e para o Brasil

Share

O governo português decidiu suspender os voos de e para o Brasil a partir das 0:00h de sexta-feira (29), devido a evolução epidemiológica a nível mundial, o aumento de casos de infecção em Portugal e o surgimento de novas variantes da COVID-19.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Administração Interna, “até o dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas com origem e destino ao Brasil. Essas regras também são válidas para voos do Reino Unido”.

Serão permitidos apenas os voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros de suas respectivas famílias, além de titulares de autorização de residência em Portugal.

Esses indivíduos terão de apresentar no momento da partida um teste PCR com resultado negativo realizado 72 horas antes do desembarque e a chegada em território nacional terão de cumprir obrigatoriamente um período de 14 dias de quarentena em casa ou local indicado pelas autoridades de saúde

Em casos de voos de ligação, o cidadão deve obrigatoriamente aguardar em local próprio dentro do aeroporto.

Nos voos de caráter humanitário podem também embarcar cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias, além de nacionais de países terceiros com residência legal em um estado-membro da União Européia, exclusivamente para efeitos de repatriamento.

É importante que cidadãos brasileiros que estejam em Portugal entrem em contato direto com a companhia aérea e tentem fazer a remarcação dos voos para evitar o cancelamento automático da passagem.

Confira maiores informações no despacho oficial.

Reino Unido

Além do cancelamento de voos com origem e destino no Brasil, o primeiro-ministro também decidiu interromper os voos para o Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.

De acordo com António Costa, houve em termos globais “uma manifestação de grande preocupação relativamente ao desenvolvimento da pandemia, designadamente no que respeita ao crescimento impulsionado pela nova variante britânica em especial nos países que têm relações mais próximas com o Reino Unido, como é o caso de Portugal”.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza 11.305 mortes e 668.951 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, estando esta quarta-feira (27) ativos mais 5.512 casos em relação a ontem (26), totalizando 172.893.

Quanto aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde revela que estão internados 6.603 doentes, mais 131 em relação a terça-feira, dos quais 183 em cuidados intensivos e mais 18. As autoridades de saúde têm sob vigilância 220.256 contatos, mais 4.486 relativamente a ontem.

O boletim revela ainda que foram dados como recuperados mais 9.268 doentes. Desde o início da pandemia em Portugal, em março, já recuperaram 484.753 pessoas.