Mercado de trabalho – Portugal

Share

A busca por oportunidades de trabalho em Portugal é algo cada vez mais comum para o público brasileiro, mas você sabe quais são as áreas mais requisitadas e que contratam mais imigrantes?

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2020 a taxa de desemprego em Portugal é de 6,5%, aproximadamente 339,5 mil pessoas estão fora do mercado de trabalho, um número relativamente baixo se compararmos com os dados do Brasil no mesmo período, que é de 11,6%.

Conseguir um trabalho em Portugal pode parecer algo difícil, mas não é impossível! Você pode começar sua busca ainda estando no Brasil.

Saiba mais em como conseguir trabalho em Portugal.

Alguns requisitos como fluência em inglês e espanhol, possuir experiência na área, e ter formação superior são indispensáveis na hora de concorrer a uma vaga com outras pessoas, sejam elas imigrantes ou portuguesas.

Vejamos então quais são as áreas com mais oportunidades de trabalho:

Tecnologia da Informação (TI), Hardware e Software

Esses profissionais entram na lista de mais solicitados em Portugal! Se você é fluente em inglês e possui experiência na área, tenha certeza que conseguir trabalho não será tarefa difícil. Além das oportunidades em solo português, você poderá também poderá encontrar opções por toda a Europa. Algumas das principais empresas presentes no país são: IBM, Microsoft e Siemens.

Finanças e Bancos

Profissionais qualificados em com experiência na área de finanças e bancos (controller, auditor, analista de riscos, diretor financeiro, controle de gestão, comercial) também são muitos requisitados no país. As grandes empresas de Portugal, sejam elas nacionais ou multinacionais, estão em constante processo de contratação.

Para esse tipo de profissional, as regiões mais indicadas são os grandes centros, Lisboa e Porto.

Construção e Engenharia Civil

Por mais que Portugal tenha fama de ser um país com construções e estruturas antigas, tudo está sempre em constante reforma ou construção! Não é difícil você estar passeando pelas ruas portuguesas e observar uma obra sendo feita, uma casa sendo reformada, ou até mesmo construção de novos apartamentos e espaços públicos.

Devido ao boom imobiliário, esse setor ficou aquecido e a busca por profissionais é constante. Desde ajudantes, pedreiros, empreiteiros, engenheiros etc.

Turismo e Serviços

Essas são as áreas que mais contratam estrangeiros que não tenham uma profissão específica. Restaurantes, bares, hotéis, lojas, shoppings, supermercados, redes de fast food. Diariamente centenas de vagas surgem para esse tipo de trabalho “geral”, normalmente as vagas são preenchidas por imigrantes, já que em muitas das vezes não é requisitado uma graduação específica e nem experiência.

A melhor época de contratação para essas áreas são os meses de verão, onde o fluxo de turistas e visitantes é muito maior e essa mão de obra é indispensável.

Salário mínimo

Atualmente (2022) o salário mínimo em Portugal é de 705 euros, um dos mais baixos da Europa. Mesmo sendo uma pequena parcela da população a receber esse ordenado mínimo (salário mínimo), ainda é uma realidade no país.

Leis trabalhistas

  • A jornada de trabalho em Portugal é de no máximo 8 horas por dia, 40 horas semanais.
  • Licença maternidade é um direito do pai e da mãe. O tempo pode variar de 120 à 150 dias.
  • O trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias remuneradas no ano. Esse período pode ser usufruído em uma única vez, ou dividido em dois, a cada seis meses.
  • Subsídio de Natal (13º salário), equivale ao valor de um salário e deve ser pago até dia 15 de dezembro.
  • Subsídio de férias, diferente do Brasil, o valor pago é referente a um mês completo de salário e não ⅓.

Eaí, ficou com vontade de trabalhar em Portugal? Nós do Cidadania Já podemos te ajudar em todo o processo burocrático, tornando as etapas mais simples e descomplicadas. Entre em contato com a gente!

Conheça mais oportunidades de trabalho em Portugal