Morar em Setúbal: tudo o que você precisa saber

Morar em Setúbal: tudo o que você precisa saber

Share
A Praça do Bocage é referência geográfica e histórica em Setúbal.

Hoje em dia, encontrar brasileiros que desejam se mudar para a Europa em busca de uma vida melhor é muito comum. Os migrantes que têm a oportunidade de viver em outro país estão cada vez mais optando por Portugal, e são muitas as possibilidades de cidades para os estrangeiros. Nesta publicação, saiba mais sobre morar em Setúbal, uma ótima opção para quem deseja viver próximo à Lisboa, mas com menos agito e um custo financeiro também menor.

Quais são as vantagens de se morar em Setúbal (Portugal)?

Proximidade de Lisboa

Setúbal é uma pequena cidade localizada ao sudeste de Lisboa. É a capital de seu próprio distrito, com um trecho litorâneo ao sul. Possui cerca de 100.000 habitantes, tendo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano de Portugal.

Quem mora em Setúbal pode usufruir das atrações de Lisboa diariamente e viver em uma cidade mais barata e tranquila. A distância para a capital portuguesa é por volta de apenas 50 quilômetros, levando uma viagem de 40 minutos de carro, considerando um caminho sem trânsito. É o mesmo tempo gasto, em média, por quem mora em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo e desloca-se diariamente para trabalhar ou estudar longe de casa.

As cidades são separadas pelo Rio Tejo, mas existem duas pontes para conexão: a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama. A 25 de Abril, no oeste, tem 2 quilômetros e sua arquitetura lembra a famosa Golden Gate, do estado da Califórnia. Já a Vasco da Gama é uma ponte estaiada mais extensa, com 17 quilômetros de comprimento, ao leste dos distritos.

Fácil acesso

Além de contar com estradas em ótimas condições para o deslocamento, por meios de transporte particulares, a conexão de Setúbal com as demais cidades próximas também é possível através de transporte público.

As ferrovias e hidrovias dão acesso às principais cidades da região, facilitando a viagem e economizando tempo de estrada. É possível ir de Lisboa à Setúbal através de comboios (trens) devido à grande infraestrutura do país. Neste trajeto, costuma-se levar pouco mais de uma hora entre as cidades.

Menor custo de vida

Geralmente, os gastos gerais de quem vive em uma capital são maiores do que em suas cidades vizinhas ou no interior. Para quem mora em Setúbal, não é diferente.

A capital Lisboa é mais valorizada por sua importância econômica e cultural para Portugal, o que acaba elevando o custo de vida e o mercado imobiliário. Muito frequentada por turistas, os preços por lá aumentam em razão da grande procura.

No entanto, em Setúbal, é possível viver tão bem quanto e pagando menos. Levando em consideração os gastos de uma família de 3 pessoas, a estimativa é a de que se pague, em média, 980 euros por mês. As contas incluem aluguel de casa, energia, gás, água, mercado, telefonia, transporte e lazer.

Deve-se levar em conta, ainda assim, que nem todas regiões de Setúbal apresentam moradias a baixo custo. Claramente, a estimativa aumenta em determinados estilos de vida ou localizações. Há bairros mais prestigiados do que outros, o que é comum em todas as cidades, assim o custo dependerá da intenção de investimento de cada morador.

Educação e saúde de qualidade

O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida que utiliza critérios como educação e saúde para classificar o progresso na qualidade de vida de determinada região. O distrito de Setúbal, assim como a cidade, está entre os melhores IDHs de Portugal, comprovando as vantagens de se morar por lá.

A infraestrutura da cidade apresenta escolas, universidades e hospitais de alta competência e funcionalidade, inclusive na rede pública, um contraste relevante em relação ao Brasil. Assim, a adaptação consegue ser a melhor possível, atendendo às necessidades dos moradores.

Quais são as desvantagens?

Morar em Setúbal é mais barato do que em Lisboa ou Porto, cidades grandes e importantes de Portugal. Entretanto, não é a opção mais econômica. A proximidade com a capital portuguesa acaba valorizando seus imóveis, além de serem cada vez mais disputados no mercado.

Pode ser difícil encontrar a moradia ideal em Setúbal, já que a procura tem aumentado com o decorrer dos anos. Assim que uma casa é posta à venda, rapidamente será ocupada. A falta de oferta e a crescente demanda acabam elevando o valor dos aluguéis.

Outra desvantagem está na segurança de Setúbal. A cidade já foi muito mais perigosa do que é hoje, mais ainda apresenta índices importantes de criminalidade. No entanto, quando comparada com o Brasil, é mais segura do que a maioria das cidades. É preciso atentar-se para os possíveis perigos onde quer que se esteja.

Quais são os melhores bairros?

Monte Belo

Atualmente, o bairro de Monte Belo é um dos mais valorizados na cidade de Setúbal. É uma região que foi revitalizada e, hoje, conta com prédios novos e grande infraestrutura, tanto em imóveis residenciais quanto comerciais.

Está bem localizado, no centro-leste de Setúbal, próximo a lojas de departamento, zonas de lazer e bons bairros.

Bonfim

Com aluguéis mais acessíveis, o bairro Bonfim, no centro de Setúbal, é muito procurado por suas boas opções residenciais. Oferece variadas opções de comércio e de transporte público, tornando-se muito atrativo para os moradores.

O Jardim do Bonfim é o maior parque da cidade, sendo frequentado diariamente e muito prestigiado. Pela importância, é, inclusive, um ponto turístico para muitos visitantes de Setúbal.

Bairro do Liceu

O Bairro do Liceu, encontrado logo ao norte do Bonfim, mantém as boas características da região. Possui ruas comerciais e residenciais e está próximo à Avenida Rodrigues Manito, uma via bem localizada na cidade.

Pinheirinhos

Pinheirinhos é um bairro compreendido entre Bonfim e Monte Belo, mais uma agradável área para se morar em Setúbal. Próximo a lojas de departamento, supermercados e importantes avenidas da cidade, facilitando e agilizando o seu acesso.

Terroa

Entre as regiões mencionadas acima, Terroa é o lugar um pouco mais afastado do centro e próximo ao mar de Setúbal. Oferece boas opções habitacionais com valores mais econômicos do que outros bairros.

Trabalho

Quem planeja se mudar para Portugal, geralmente, tem a intenção de conseguir uma melhor qualidade de vida através de bons empregos. No entanto, em Setúbal, o mercado de trabalho é limitado e apresenta uma concorrência muito forte. Por isso, em muitos casos, a alternativa é trabalhar em Lisboa.

A vantagem de residir tão próximo à capital portuguesa está na oferta de emprego muito maior do que nas pequenas cidades dos arredores. Com a economia movimentada o ano inteiro pelo turismo, pela cultura e outros tipos de serviço, é em Lisboa que o trabalhador terá mais chances de ser contratado.

Desta forma, é totalmente viável trabalhar na capital enquanto se mora em Setúbal. Proporcionalmente, o deslocamento é rápido e une o melhor oferecido por cada cidade: as boas opções de emprego com os aluguéis mais baratos.

A maior parte dos empregos disponíveis em Setúbal são voltados para o comércio e serviços. Uma atividade que move a economia da cidade é a pesca, abrindo oportunidades de trabalho no porto e no estaleiro da cidade.

O salário mínimo de Portugal, atualmente, corresponde a 676,67 euros por mês. Na conversão, este valor equivale a pouco mais de 2.800,00 reais.

As atrações

Na Serra da Arrábida encontra-se uma das 7 maravilhas naturais de Portugal – Foto: Google Imagens.

Centro Histórico

O Centro Histórico, além de bairro, é também uma atração turística. Por lá, muitos visitantes e residentes passam diariamente, sendo uma área de muito destaque para a cidade. Construções antigas que remontam à fundação de Setúbal dividem o espaço com prédios revitalizados, mantendo a tradição.

A Praça do Bocage é um espaço amplo, localizada bem no meio do Centro Histórico, com uma grande calçada e uma estátua do renomado poeta que empresta seu nome ao local. A figura de Manuel du Bocage, em cima de um pilar, foi erguida em 1871. A região carrega importância cultural, histórica e geográfica, cercada de comércio, serviços e lazer.

Bem perto da praça encontra-se o Convento de Jesus, uma das obras mais antigas de Setúbal, existente desde o século XV. Hoje em dia, o lugar funciona como museu da história da cidade.

Estuário do Sado

Em Setúbal, é possível encontrar atividades para todo tipo de turista. Para os amantes da natureza, o Estuário do Sado é uma parada obrigatória. Na reserva natural, são encontradas diversas espécies de animais, como golfinhos, cegonhas, flamingos e patos.

São 23.160 hectares protegidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e Das Florestas. É possível realizar passeios a cavalo, em barco ou canoa para, definitivamente, entrar em contato com o Estuário, sem interferir em sua preservação.

Serra da Arrábida

Já para os fãs de trilha, Setúbal oferece uma incrível opção com a Serra da Arrábida. Localizada no extremo oeste da cidade, apresenta uma das paisagens mais bonitas que se encontrará em Portugal. O viajante é recompensado com a vista de castelos, grutas, além de lindas praias como Figueirinha e Galapinhos.

A Serra da Arrábida é uma parada altamente recomendada para os visitantes de Portugal, sendo considerada uma das 7 maravilhas naturais do país. A área ocupa 10.500 hectares e o ponto mais alto chega a 501 metros, em relação ao nível do mar. Ao longo do caminho, mirantes convidam o turista a parar e apreciar a natureza.

Gastronomia

Frutos do mar e peixes são os pratos mais comuns em Setúbal – Foto: Freepik.

Por ser uma cidade portuária, Setúbal tem a sua gastronomia fortemente voltada aos pescados. Frutos do mar e peixes estão entre os principais pratos consumidos e comercializados nos restaurantes, acompanhados do tradicional vinho português.

As receitas típicas de Setúbal incluem choco frito (espécie de molusco marinho empanado e frito), feijoada de choco, ostras, salmonetes e caldeiradas com diversos tipos de peixes.

Outros tipos de proteína, como carne vermelha e aves, foram introduzidos na cultura da cidade com a migração de populações vizinhas. Queijos, vinho, licor e doces complementam a lista de alimentos mais tradicionais de Setúbal.

Agora você já leu tudo o que precisa saber sobre morar em Setúbal! Compartilhe esta publicação com seus amigos e deixe o seu comentário com sua opinião!