NEWS: Itália estende medidas restritivas para contenção de casos COVID-19

Share

Diversos países da Europa estão passando pela chamada 3ª fase da pandemia, onde o número de casos de doentes causados pela COVID-19 está sofrendo um significante aumento. Segundo especialistas, a principal causa dessa nova fase foi por conta da flexibilização das medidas de contenção nas festas de natal e ano novo.

Por esse motivo, o governo italiano decidiu manter o isolamento do país até dia 15 de janeiro, ainda que o número de novos casos de infecção sejam mais baixos do que nos últimos meses do ano de 2020, quando em novembro eram aproximadamente 40 mil por dia e agora cerca de 15 mil.

No natal e réveillon grande parte da população italiana teve que passar em casa, podendo sair apenas em casos especiais, como trabalho, questões de saúde e/ou emergências. Essas regras iriam ser flexibilizadas dia 07 de janeiro, porém com intuito de conter o número de casos, elas serão renovadas.

FASE AMARELA

Entre os dias 07 e 15 de janeiro a Itália estará na zona amarela. Assim, serão aplicadas as regras que as regiões de menor risco já conheceram nas últimas semanas, como a abertura de bares e restaurantes até às 18h e a possibilidade de saída do município.

No entanto, acrescenta-se um “reforço”: será proibido deslocar-se de uma região para outra, salvo por motivos de saúde, trabalho ou necessidade. No fim de semana as medidas serão mais rígidas, quando passaram para a zona laranja (com medidas mais apertadas).

A possibilidade de visitar parentes e amigos uma vez por dia e no máximo duas pessoas permanecerá válida. Os alunos retornarão às aulas em 7 de janeiro, mas não os do ensino médio, que deverão esperar até dia 11.

DESLOCAÇÕES

É possível o deslocamento apenas dentro da sua região. Para cruzar fronteiras regionais será necessário apresentar um motivo válido, seja ele retorno à própria residência, ou para ir à residência do cônjuge, caso vivam em municípios diferentes. Além desses casos, também é possível o deslocamento em casos de viagens a trabalho, por motivo de saúde ou necessidade.

O toque de recolher permanece em vigor entre as 22h e as 5h da manhã.

VACINAÇÃO NA ITÁLIA

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o país já vacinou até o momento 413.121 habitantes, grande parte das doses administradas foram em indivíduos entre os 40 e 60 anos, além de profissionais da saúde.

Esse número mostra que ainda uma parcela pequena da população recebeu a vacina, mais precisamente 0,68% do total de habitantes do país.

Para mais informações e números atualizados diariamente sobre o número de vacinas administradas na Itália, veja aqui.

E você, conhece a Itália? Sabia que nos últimos anos o país recebeu milhares de brasileiros não apenas para turismo, como para mudança também?

Muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana mas não sabem, com ela você pode morar não só na Itália como em todos os outros países da europa! Para saber se você possui direito, fale com nossa equipe e quem sabe realizar o sonho de morar fora pode estar mais perto do que você imagina!