Religião em Portugal

Share

Portugal é um país bastante religioso e tradicional, mas você sabe qual é a principal religião no país?

Segundo censo feito em 2001, aproximadamente 90% da população portuguesa se denominava católica, porém apenas 19% dessas pessoas realizavam a prática dominical católica, ou seja, frequentar as missas aos domingos.

Esse número total de católicos vem baixando consideravelmente nos últimos anos. Segundo especialistas da área, esse fator acontece porque Portugal sempre foi um país muito forte religiosamente, principalmente nas áreas mais interioranas do país.

Mas com a modernização e a migração para cidades maiores, além de mais acesso a diversidade de informações, as pessoas (principalmente os jovens) começaram a “buscar novos horizontes” e consequentemente a religião é um desses pontos.

* Em 2011 o número de portugueses católicos passou para 79,8%.

Vejamos a seguir quais são as principais religiões existentes hoje em Portugal:

Católicos – 79,5%

Testemunha de Jeová – 1,5%

Protestantes/ Evangélicos – 2,8%

Agnósticos – 2,2%

Indiferentes – 3,2%

Ateus – 4,1 %

Religião diferente (Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Espiritismo, Islamismo e Mórmons) – 5,7%

Outro fator importante notado nos últimos anos, foi o número de casamentos celebrados em cerimônias religiosas, mais propriamente casamentos católicos.

Em 1990 houve 71.654 casamentos celebrados no país, dos quais 73% eram católicos, já em 2017, o número baixou para 31.111 e apenas 34% católicos.

Lei da Liberdade Religiosa

Em 2001 foi decretada a Lei da Liberdade Religiosa em Portugal, deixando claro princípios de igualdade onde “ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, perseguido, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever por causa das suas convicções ou prática religiosa” além de que “o Estado não discriminará nenhuma igreja ou comunidade religiosa relativamente às outras”.

Essa lei separa o Estado das religiões, tornando Portugal um Estado que é declarado como não-confessional, ou seja, sem religião oficial, onde “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes religiosas.”

Comemorações religiosas

Existem inúmeras festas religiosas no país, dentre as mais conhecidas temos a Semana Santa (celebrada na semana que antecede o domingo de Páscoa), o São João (24 de junho) e a festa em celebração a Nossa Senhora de Fátima, que acontece nos dias 12 e 13 do mês de maio, onde milhares de pessoas visitam o santuário da santa. 

Durante os dias que antecedem o dia de Fátima, centenas de peregrinos podem ser vistos no caminho até a cidade, tornando a tradição de romaria e peregrinação viva até os dias de hoje.

Portugal pode ser considerado um país muito religioso e devoto, mesmo com seu número de fiéis diminuindo no decorrer dos últimos anos.

Conhecer o país é sem dúvidas uma experiência única e especial, não deixe de conhecer essa linda região do velho continente… Nós do Cidadania Já podemos te ajudar em todo processo burocrático para sua viagem, fale com a gente!