Restaurantes secretos em Porto – os melhores

Restaurantes secretos em Porto – os melhores

Share

Atualizado em: 21/10/2024

8 min

A costa de Portugal é bem famosa pela sua culinária. O acesso a vários ingredientes, seja por meio da importação, cultivo em terra ou peixes obtidos no mar, torna cidades como Porto excelentes para o turismo gastronômico.

E não faltam restaurantes secretos em Porto para você pode aproveitar tão bem quanto qualquer estabelecimento mais famoso. Basta saber onde procurar e definir que tipo de culinária você busca em sua viagem.

Restaurantes secretos em Porto: conheça os 10 melhores de Porto

Por definição, muitos destes restaurantes tendem a ser bem discretos, recebendo apenas um conjunto de turistas e clientes fiéis. Em parte, é isso que contribui para seu charme, além da excelente comida, é claro.

Se você quer se afastar um pouco das grandes redes alimentícias e comer em um local que te traga uma nova experiência, então, estes restaurantes secretos em Porto são sua melhor opção.

Pedro Lemos

Alguns dos melhores restaurantes que você pode encontrar são pequenos e médios estabelecimentos criados por chefes de cozinha experientes e renomados. Aqueles que carregam o charme de uma cozinha quase caseira, mas ainda têm a sofisticação de um mestre com anos de prática. Esse é o caso do Pedro Lemos, um dos restaurantes secretos em Porto, criado pelo chefe de mesmo nome.

Diferente de muitos restaurantes chiques do seu ramo, o ambiente proporcionado é bem descontraído e leve, sem toda a pressão de um ambiente refinado. Porém, isso não significa que a comida fique para trás em qualquer quesito. O menu muda com bastante frequência, respeitando sempre a sazonalidade dos ingredientes, sua disponibilidade e qualidade das safras.

Você pode encontrar o Pedro Lemos na Rua Padre Luís Cabral, n.º 974. É recomendado ligar antes e fazer uma reserva.

O Paparico

Quando se fala nos restaurantes secretos em Porto, O Paparico é um ótimo representante desta categoria. Quem passa pela frente do local não imagina ser um tesouro entre os restaurantes da cidade. Se você está em busca de alguma surpresa, então este é o seu lugar.

A ambientação do local contrasta bastante com o espaço do lado de fora, quase como uma nova dimensão da realidade. Com uma fachada humilde e uma porta bem pequena, O Paparico tem decoração e estrutura dignas de um antiquário. Madeira rústica, paredes de pedra, iluminação leve, nada que você veria em todo lugar. E com ótima comida e ótimos vinhos, não há nada do que reclamar.

Você pode conhecer O Paparico na Rua de Costa Cabra, n.º 2.343. A entrada pode até não chamar muito a sua atenção, mas você vai sentir o forte contraste assim que entrar.

Adega do Carregal

Continuando a grande tradição e reputação de Portugal, você deve procurar algum lugar onde sirvam um verdadeiro vinho português. E, quando se fala em tradição, a Adega do Carregal não deixa absolutamente nada a desejar, desde seus pratos até suas bebidas. Se você procura um estabelecimento que tenha a cara da cidade de Porto, esse é o seu destino.

Fundada em 1932, esta adega carrega em si o verdadeiro espírito da gastronomia do litoral de Portugal. Entre os pratos que sempre estão no cardápio, você verá o polvo à lagareiro, posta de novilho, entre outros. A ambientação também é muito acolhedora, com paredes de pedra e vigas de madeira escura no teto. O ambiente perfeito para tomar um autêntico vinho português!

Se quiser conhecer o lugar, você pode encontrá-lo na Travessa do Carregal, n.º 102. Lembre-se de ligar para fazer uma reserva!

Palco

Você, provavelmente, já viu alguma loja ou outro estabelecimento de altíssima qualidade, mas que passava despercebido devido à sua localização. Assim é com muitos dos restaurantes secretos em Porto, inclusive o Palco. Ele fica localizado dentro do Hotel Teatro, na Rua Sá da Bandeira, n.º 84, nem sempre sendo avistado pelas pessoas que circulam.

Não é um restaurante restrito apenas a hóspede do hotel. Você pode ir conhecê-lo quando quiser e aproveitar sua excelente culinária. Para complementar a qualidade da sua experiência, você também estará em um dos restaurantes com melhor decoração de toda a cidade.

Há ainda um menu semanal, tornando cada visita única.

Cozinha do Manel

Algumas vezes, o que você realmente precisa é uma refeição simples, tradicional e que mate sua fome. Não algo refinado que coloque um gosto completamente novo em sua boca. Se é este o seu caso, considere passar na Cozinha do Manel, um restaurante com todas essas características, que vai te surpreender.

Com aperitivos, boas bebidas e pratos típicos da cozinha de Porto, como o cozido à portuguesa, este restaurante é totalmente preparado para lidar com todo tipo de preferência culinária. Basta chegar lá e fazer a sua escolha! Apenas tome cuidado com a hora e as reservas, pois a fila pode ser bem longa.

Se você quiser encontrar esta joia escondida, ela estará na Rua do Heroísmo, n.º 215.

Zé Bota

Há muitos pratos em qualquer tradição culinária que ganham o título de “tradicionais” após vários e vários anos sendo refeitos. Porém, também há aqueles que ficam para trás nas mudanças do tempo, pois é mais difícil fazê-los no dia a dia. Entretanto, isso não significa que estas receitas foram esquecidas. Há muitos bons restaurantes escondidos dispostos a trazer um pouco desse gosto do passado.

O Zé Bota é um deles. O estabelecimento aposta nas receitas portuguesas que já foram mais ou menos esquecidas pelo grande público, como a costela mendinha. Sua ambientação é bem refinada e intimista e vem acompanhada de várias opções de peixes, o prato principal da casa. Se você gosta de um pescado, este é o seu lugar!

Você vai encontrar o Zé Bota na Travessa do Carmo, n.º 16/2.

O Golfinho

Outro motivo bem comum para bons restaurantes passarem despercebidos é tudo aquilo que fica ao seu redor. Por exemplo, quando eles ficam em uma esquina e logo na frente há uma série de letreiros brilhantes apontando para um shopping center. É esse tipo de coisa que torna O Golfinho um dos restaurantes secretos em Porto.

Em suas proximidades, você vai encontrar um dos bares mais populares da cidade, o que acaba ofuscando um pouco sua luz. No entanto, não pense que ele fica para trás nessa disputa. Sua comida está em par com muitos outros dos restaurantes mais populares de Porto, mas suas filas não são nem de longe tão longas. É ótimo para quem está a fim de sair uma noite e não tem reserva.

Se você estiver à procura do Golfinho, basta ir até Rua Sá Noronha, n.º 137.

O Afonso

Se você está procurando apenas um “lanchinho” para partilhar com amigos ou até para levar para a viagem, então você vai precisar de algo mais simples do que um restaurante refinado. Felizmente, esse tipo de lugar também não falta em Porto. O Afonso, por exemplo, é um ótimo destino para você nesse quesito.

Nele, você encontrará tanto pratos completos para almoço e jantar quanto petiscos. E pode até pedir seu prato para viagem com bastante facilidade. Uma maravilha para quem precisa pegar alguma coisa rapidamente para comer e continuar com seus passeios. Além disso, c como este é um restaurante escondido, não costuma ter muitas filas com outros turistas.

Você vai encontrá-lo na Rua da Torrinha, n.º 219.

Lareira

Outro estabelecimento tradicional que nem sempre recebe o prestígio que merece, o Lareira é mais um dos restaurantes secretos em Porto. Fundado em 1984, ele tem um forte histórico como ponto de encontro para os estudantes da cidade, especialmente da Faculdade de Letras da Universidade de Porto.

Você pode encontrá-lo em duas localidades: na Baixa, Rua das Oliveiras, n.º 8, ou em Serralves, Rua Jorge Reinel, n.º 7.

Café Rivoli

Para encerrar esta lista, nada melhor do que um cafezinho. Por isso mesmo, o Café Rivoli ficou para o final. Como o nome já diz, trata-se de um restaurante e cafeteria, ótimo para quem precisa tomar algumas xícaras por dia. Com uma ambientação bela e acolhedora, você vai ter todo o conforto do mundo para sua refeição. O Café Rivoli fica localizado na Praça Don João I.

Agora que você sabe onde encontrar alguns dos restaurantes secretos em Porto, é hora de planejar sua viagem gastronômica.

Tags relacionadas: