Saiba quais são as 10 melhores universidades de Portugal

Share

Em Portugal estão presentes algumas das mais bem avaliadas instituições superiores de ensino no mundo, ganhando cada vez mais destaque na educação da Europa. As melhores universidades de Portugal estão entre as cem principais internacionalmente, em áreas específicas de estudo.

Muitas faculdades portuguesas aceitam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para inscrição, o que pode ser uma boa opção para quem sonha em estudar fora. Confira abaixo quais são as melhores universidades lusitanas.

As 10 melhores universidades de Portugal

A Quacquarelli Symonds (QS) é uma empresa conceituada responsável por divulgar anualmente as melhores universidades do mundo. Com base em seis indicadores, a pesquisa revela as mais bem avaliadas instituições de ensino em determinado ano.

As qualificações são: reputação acadêmica, reputação de funcionários, relação entre faculdade e alunos, número de artigos acadêmicos, relação internacional da faculdade e número de alunos internacionais. O quesito com mais peso na análise é a reputação acadêmica, um resultado de 80 mil opiniões de especialistas que equivale a 40% da nota final.

Em 2019, a QS avaliou em um ranking geral as sete melhores universidades de Portugal.

Universidade do Porto

A universidade pública da cidade do Porto, localizada no norte de Portugal, foi fundada em 1911. Hoje, conta com aproximadamente 30 mil alunos na graduação, sendo mais de 4 mil estrangeiros. São 14 faculdades, como Arquitetura, Direito, Letras e Economia, além dos mestrados e doutorados. É a melhor instituição educacional do país e foi a 357ª no mundo em 2019.

Universidade de Lisboa

Na capital portuguesa, está sediada a maior universidade do país em relação ao número de alunos. São mais de 47 mil estudantes, recebendo anualmente 6.900 pessoas de todo o mundo. Fundada em 1290 e reformulada diversas vezes ao longo dos séculos, é, hoje, o resultado de diversas fusões. Somente em 1911 recebe o nome Universidade de Lisboa, englobando 18 cursos atualmente.

Universidade Nova de Lisboa

Inaugurada em 1973, a Nova, como é conhecida, tem quase 20 mil alunos matriculados e 1.800 docentes e pesquisadores, oferecendo nove faculdades no total. Desde 2016, está no ranking da QS Top 50 de universidades do mundo com menos de 50 anos de existência. Os mais de 2.500 estudantes estrangeiros são de 109 diferentes nacionalidades.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal ainda em atividade, preservando a arquitetura. Foto: VisualHunt

Efetivamente, a universidade mais antiga de Portugal e uma das primeiras do mundo, a Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e permaneceu ativa desde então. São oito faculdades divididas em três polos, onde estudam mais de 22 mil alunos. Desde 2013, é reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco pelos seus 728 anos de história.

Universidade de Aveiro

A universidade pública da cidade de Aveiro, no centro do país, está em funcionamento desde 1973. A UA oferece 57 cursos de graduação e 127 de pós para cerca de 15 mil alunos, ganhando destaque na formação especializada e especialização tecnológica, além de mestrados e doutorados. A universidade de Aveiro é referência no país em pesquisa na área da ciência e tecnologia.

Universidade de Aveiro. Foto: ua.pt

Universidade do Minho

Localizada na cidade de Braga, a universidade pública do Minho foi fundada em 1973. A maioria dos 20 mil alunos cursa graduação, enquanto a outra parte é de pós-graduandos ou doutorandos. UMinho, como também é chamada, divide-se em três campus onde se instalam 11 faculdades, como, por exemplo, a Escola de Ciências, a Escola de Medicina e o Instituto de Letras e Ciências Humanas.

Universidade Católica Portuguesa

Diferente das anteriores, a Universidade Católica Portuguesa é o único instituto privado da lista. A primeira faculdade da UCP foi a de Filosofia, inaugurada em 1967, expandindo-se com outros cursos a partir de 1968. Hoje tem mais de 10 mil estudantes e uma taxa de 96,9% de empregabilidade no mercado. Com prédio principal na cidade de Lisboa, também tem pólos em Porto, Braga e Viseu.

Há ainda outras universidades portuguesas que, apesar de não estarem na pesquisa QS, configuram-se como as melhores do país em outras pesquisas nacionais.

Instituto Universitário de Lisboa

Sob a sigla ISCTE-IUL, os quase 10 mil alunos do Instituto separam-se entre 54% da graduação e 46% da pós. É uma universidade pública fundada em 1972, com bastante reconhecimento, especializada nos setores das ciências empresariais, ciências sociais, tecnologia e arquitetura. Os alunos estrangeiros correspondem a 19% do total, vindos de 87 países diferentes.

Instituto Politécnico do Porto

O Politécnico do Porto existe oficialmente desde 1985, tendo atualmente oito escolas em três diferentes campus. Além dos cursos de engenharia e tecnologia, a universidade também conta com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Aproximadamente 20 mil estudantes frequentam, entre 56 licenciaturas, 52 pós-graduações e 62 mestrados.

Universidade de Évora

Universidade de Évora, que também está entre as melhores de Portugal. Fonte: Wikipédia

Apesar de uma longa interrupção, a Universidade de Évora começa sua história em 1559 com o nome de Universidade do Espírito Santo. Após dois séculos, em 1759, tem suas atividades inteiramente encerradas pelo Marquês de Pombal e só retorna em 1973. Atualmente, a instituição conta com escolas de artes, ciências e tecnologia, ciências sociais, enfermagem, além do Instituto de Investigação e Formação Avançada.

As melhores universidades de Portugal no top 100 mundial

A QS também tem uma avaliação complementar para as melhores universidades em cada área lecionada, num total de 48 disciplinas abordadas. Nessa categoria, a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa estão presentes no top 100 entre todas as instituições do mundo.

É o caso dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arte e Design, Engenharia Química, Engenharia Civil, Geografia, Desporto e Estatística e Pesquisa Operacional. Segundo o resultado mais recente, as universidades públicas do Porto e de Lisboa estão posicionadas na metade 51-100 do ranking.

Os cursos que entraram pela primeira vez na lista foram Engenharia Química, da Universidade do Porto, e Estatística e Pesquisa Operacional, da Universidade de Lisboa. As outras graduações mencionadas já estavam no top 100 desde 2017 representando as melhores universidades de Portugal.

Ano letivo

É comum que os países situados no hemisfério norte iniciem o ano letivo no segundo semestre do ano. É o caso de Portugal, que geralmente começa as aulas do ensino superior no mês de setembro, após as férias de verão. Assim como na maioria das universidades brasileiras, a graduação é dividida semestralmente.

O primeiro semestre da faculdade tem, portanto, início em setembro e termina somente no ano seguinte, em janeiro. Os feriados de fim de ano, como Natal e Ano Novo, são considerados somente um recesso que podem durar até duas semanas. Após os exames finais do período, o semestre recomeça em fevereiro e é concluído em junho.

Duração

A duração de um curso nas universidades de Portugal pode variar de acordo com o tipo de graduação escolhida e formação, como licenciatura, mestrado e doutorado.

A licenciatura, por exemplo, pode durar entre seis e oito semestres. Para aqueles que procuram diploma de mestrado, a duração costuma ser entre três e quatro semestres. Há, ainda, o mestrado integrado, cursado junto com a licenciatura e que pode ter de 10 a 12 semestres. Já os doutorados variam de seis a oito semestres.

As melhores universidades de Portugal são também algumas das mais reconhecidas do mundo. Cada vez mais alunos estrangeiros estão buscando espaço nas instituições de ensino portuguesas e, com isso, ajudam no crescimento das faculdades e de sua reputação internacional.

Uma ótima opção para quem quer estudar na Europa, é entrando com a Cidadania Portuguesa. Com ela você terá inúmeras vantagens, e uma delas é poder estudar nas universidades de Portugal e da Europa pagando o mesmo valor que um cidadão europeu… Já pensou? Caso você seja descendente de português, esse pode ser o seu caso.

Nós do Cidadania Já auxiliamos com a documentação brasileira para a obtenção da Cidadania. Fale com a gente e saiba se você possui direito à dupla cidadania!