Saiba tudo sobre morar em Algarve

Share

Uma das mais belas regiões de Portugal é Algarve, que fica no extremo sul do país. A localidade é uma área litorânea com muito sol e calor durante quase todo o ano. Esse é um dos destinos mais procurados pelos europeus que querem fugir do frio.

Além de morar em Algarve ser uma ótima opção, a região também é famosa por ser destino turístico de milhares de pessoas. Não só portugueses, como turistas de diversos países, principalmente no verão e fins de semana, quando hotéis e pousadas atinge lotação máxima.

Algarve é repleta de lindas paisagens e de um clima muito agradável. Para quem busca um ar tropical semelhante ao do Brasil, a região portuguesa pode ser uma boa pedida.

Algo que muitos não sabem é que Algarve não é uma cidade, e sim uma região, também conhecida como Distrito de Faro. Ela possui 16 municípios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Mirim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo Antônio.

A capital da região de Algarve é o município de Faro, que possui cerca de 65 mil habitantes

Escolha uma cidade

Como a região de Algarve não é uma cidade, você precisa escolher alguma para residir. São 16 opções! Todas elas são cidades tranquilas, pacatas e com uma boa qualidade de vida. Muitos turistas que visitaram a região decidiram voltar para morar, a grande maioria da Alemanha e Reino Unido.

Algarve foi escolhida como o melhor lugar para viver a aposentadoria, e muito se deve ao clima ameno e às belas praias. Para quem deseja viver em um local mais calmo que Lisboa ou Porto, Algarve é ideal. Além disso, os preços dos imóveis são bem mais atrativos do que em outras localidades da Europa.

Um dos principais pontos positivos da região são as praias, entretanto existem outras alternativas de lazer, como trilhas, campos de golfe e lindos spas para relaxar. A vida em Algarve segue um ritmo sossegado, focado principalmente no turismo.

Entre todos os municípios, os mais procurados são Faro, Lagos, Albufeira e Portimão. Todos têm as suas peculiaridades e vantagens.

  • Faro: é uma cidade com um centro dominado por sedes administrativas, escolas, universidades, hospitais, ruas de lojas e zona com bares e muita diversão. A capital de Algarve possui uma linha férrea, porto e aeroporto. Entre todos os municípios da região, é o que mais possui variedades e onde o deslocamento para outras cidades é de mais fácil acesso. Com o recente crescimento do lugar, muitos edifícios de Faro estão sendo recuperados pelos proprietários, para dar lugar a novos empreendimentos comerciais.
  • Lagos: é uma cidade histórica, conhecida por suas praias e pela qualidade de vida dos habitantes. Na parte mais antiga de Lagos é onde concentram-se as melhores ofertas de apartamentos com até três quartos. O centro da cidade é onde as coisas acontecem, com maior atividade comercial durante o dia e vida noturna mais agitada. Lagos ganhou o prêmio Quality Cost Gold Award. A cidade possui mais de dez praias, as mais conhecidas são Meia Praia e Dona Ana. Lagos também é conhecida pela sua marina, que contém 462 postos de amarração. Além disso, o município transpira cultura e animação, pois é composta por vários eventos culturais, festas, feiras e diversas comemorações.
  • Albufeira: esta é uma das cidades mais emblemáticas da região de Algarve, pela sua beleza e também localização e infraestrutura. Albufeira conta com uma boa rede de transportes rodoviários e ferroviários, além do Aeroporto Internacional de Faro estar situado a apenas 37 km de distância. A gastronomia do local é muito rica e diversificada, por conta do turismo e da proximidade com o mar. Por isso, os mariscos e peixes têm o seu lugar garantido nos restaurantes e nas casas dos albufeirenses. Alguns dos pratos típicos são a caldeirada de peixe, arroz de marisco e choquinhos com tinta. Na parte de doces destacam-se os confeccionados com figo, amêndoas, gila (tipo de abóbora) e alfarroba.
Albufeira possui uma qualidade de vida superior, além de bons recursos para saúde e educação
  • Portimão: é uma zona turística importante e um dos cartões-postais de Algarve. A cidade atrai muitos turistas durante o ano, um dos motivos é a cultura local e o outro são as praias maravilhosas, conhecidas internacionalmente, além da temperatura agradável das águas. As praias mais conhecidas de Portimão são Prainha, dos Careanos, dos Três Castelos e do Vau. Também é possível realizar esportes náuticos, como windsurf, vela ou mergulho. Além disso, também existe a pesca desportiva de alto-mar. No quesito gastronomia, o peixe fresco, moluscos e mariscos são os alimentos mais típicos da região. Portimão é uma cidade onde as pessoas vivem em comunhão com a natureza, sem deixar de lado o conforto e o clima cosmopolita. O local também é composto por colégios internacionais renomados que ficam a uma curta distância de carro.

Qual o custo de vida na região?

Por ser um local turístico, o custo de vida em Algarve varia de acordo com o período do ano. No verão, os preços sobem consideravelmente, principalmente no setor imobiliário, justamente por ser um destino litorâneo. Apesar disso, comparando com a capital Lisboa, morar em Algarve significa ter uma economia de 50%.

A capital de Faro pode ser uma escolha segura para quem já conhece a região e criou laços de amizade. Esse conforto de estar em um lugar conhecido e com pessoas confiáveis pode ser benéfico para uma melhor adaptação.

Quem busca se integrar à vida portuguesa terá lindas recompensas, como beleza natural do lugar, preços mais em conta e, principalmente, a amabilidade e receptividade dos portugueses.

Já quem prefere ficar longe de tudo e isolar-se um pouco pode encontrar tranquilidade a poucos quilômetros de distância dos pontos mais turísticos. Algarve é conhecida como a “nova Miami”, pela questão do clima, lazer, turismo e moradia.

O período de baixa temporada é o ideal para buscar um lugar para morar, pois na alta temporada a procura é muito grande, principalmente por turistas. Além da baixa temporada ter uma procura bem menor, os preços também são mais acessíveis.

Os valores variam de 150 euros, equivalente a um quarto, ou 250 euros, o que daria para um apartamento compartilhado, para acomodação. Já um apartamento de um quarto no centro da cidade gira em torno de 383 euros. Se for uma região mais afastada, é possível conseguir algo por até 300 euros mensais. Outros gastos principais:

  • Contas: 83 euros, com água, luz e gás;
  • Internet e telefone: um combo de internet, tv e telefone fixo fica em torno de 24 euros por mês. Um plano de telefonia móvel começa em uns 11 euros e varia conforme os benefícios;
  • Transporte: o passe mensal fica em torno de 22 euros;
  • Alimentação: uma refeição em um restaurante comum costuma sair 7 euros;
  • Seguro Saúde: a partir de 8 euros mensais;
  • Extras: a mensalidade de uma academia custa cerca de 37 euros e uma ida ao cinema em torno de 6 euros.

Trabalho

Como o turismo é o que move a economia de Algarve, a maior parte das oportunidades de emprego são nessa área. Hotéis, restaurantes, resorts e empresas prestadoras de serviços costumam realizar contratações, até mesmo de estrangeiros.

Os grandes hotéis da região são os que mais possuem vagas disponíveis, principalmente para trabalhar nas áreas da cozinha, pastelaria, restaurante, bar e housekeeping (empregada doméstica).

Uma dica interessante é buscar agências de emprego na região e deixar o seu currículo. É importante lembrar que você precisa adaptar o documento ao padrão europeu, utilizando a ferramenta Europass.

Também é possível conferir oportunidades de trabalho em sites de emprego de Portugal, como Sapo.pt, Net Empregos e Visa Tempo (especializado em trabalho temporário).

Como o fluxo de turistas aumenta cada vez mais, com o passar dos anos, a rotina de trabalho pode ser bastante intensa. Os estabelecimentos têm dificuldade em encontrar pessoas dispostas a trabalhar como garçom, bartender e outras funções relacionadas ao turismo. Normalmente, a rotina de trabalho começa às seis da tarde e segue até as quatro da manhã.

Mas, em primeiro lugar, é necessário conseguir um visto de trabalho em Portugal. Você precisa receber uma carta-convite de trabalho de alguma empresa portuguesa. Após isso, o documento deve ser apresentado no Consulado de Portugal, no Brasil.

Também é preciso providenciar alguns documentos para dar entrada no visto, como o contrato de trabalho, declaração do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), passaporte válido, comprovante de meios de subsistência, comprovante de alojamento, certificado de antecedentes criminais, seguro de saúde, carteira de vacinação internacional e o comprovante da taxa de pagamento cobrada pelo consulado. Confira outras recomendações aqui no site!

Todo o processo de emissão do visto para poder morar em Algarve – Portugal leva em torno de 30 dias

Outra dica de extrema importância para conseguir um emprego em Algarve ou qualquer região de Portugal é estar afiado no inglês. Muitos brasileiros preferem o destino português por conta da facilidade com a língua. Porém, os estabelecimentos de Algarve exigem que os seus funcionários saibam pelo menos o idioma inglês.

Para quem interessar, a região de Algarve possui uma universidade. Para os brasileiros, por exemplo, é possível utilizar a nota do Enem como forma de ingressar na instituição. Existem diversas opções de cursos na academia, como Agronomia, Biotecnologia, Artes Visuais, Ciências do Mar, entre outros.

O que você achou da ideia de morar em Algarve – Portugal? Conte-nos qual das cidades você escolheria para residir!