Saiba tudo sobre morar em Braga

Share

Morar em Braga – Portugal pode ser muito interessante, principalmente para pessoas que gostam de empreender ou querem atuar na área de turismo e serviços. A cidade é cheia de pontos turísticos, o que garante passeios e diversão nos momentos livres com a família. Além disso, é também um local carregado de história.

Quem quer morar em Portugal, mas não pretende viver em Lisboa ou Porto – opções muito procuradas por aqueles que desejam imigrar –, tem Braga como uma boa opção. Seu custo de vida é mais baixo, se comparado à capital portuguesa e à cidade de Porto. É o lugar ideal para quem busca tranquilidade, climas amenos e deseja viver na cidade mais antiga de Portugal.

Quer saber mais sobre como é morar em Braga – Portugal e, então, decidir se essa mudança seria indicada para você? Confira:

Custo de vida

Quando comparado com outras cidades europeias, e até mesmo com a capital, Lisboa, o custo de vida para quem deseja morar em Braga – Portugal é baixo

Fonte da imagem: Brasileiros em Portugal.

Braga chama bastante a atenção dos brasileiros devido ao seu custo de vida reduzido, quando comparado a outras regiões mais buscadas e conhecidas de Portugal. A cidade se encontra entre as mais baratas para se viver. Isso levando em conta os principais custos que se tem no país, como moradia, transporte, alimentação e saúde.

Residência

A residência é um dos pontos que não podem ser ignorados por quem pretende morar em Braga – Portugal. Inclusive, você deve pesquisar os aluguéis dos bairros que mais chamaram a sua atenção.

O custo médio para um apartamento de dois quartos é de 350 euros. Se você é estudante pode dividir o espaço com alguém – reduzindo pela metade o valor – ou alugar apenas um quarto (com todas as despesas já inclusas) por 150 euros.

A pesquisa é importante. Algumas regiões vão ter aluguéis mais caros, na casa dos 850 euros, pois se tratam de imóveis maiores e mais modernos. Por isso, não se assuste se encontrar valores mais altos do que os 350 euros, que são a média.

Custos fixos

Os custos fixos com água, luz, internet, TV a cabo e gás ficam em torno dos 160 euros por mês para um casal. Se a ideia for manter apenas a água e a luz nos primeiros meses morando fora, os custos podem ser reduzidos para 80 euros.

Alimentação

Na parte da alimentação você pode até se dar algum luxo enquanto viver em Braga. Em média, uma refeição em um restaurante – com bebida, sobremesa e café – sai por 25 euros. E isso se você considerar ir em um local mais chique. Em restaurantes mais simples o preço pode até ser menor.

Transporte

Se você não quiser andar de carro pela cidade e usar o transporte coletivo, a passagem custa, em média, 1,55 euros. E há desconto para quem compra antecipadamente, com o valor se situando entre 0,72 e 0,74 euros.

Há também um sistema chamado de “coroa”, que permite que você ande em outros ônibus que fazem determinado trajeto, sem a necessidade de pagar nova passagem. Isso vale pelo período de uma hora.

Quem pretende usar o carro como meio de transporte também irá economizar. As tarifas variam de 0,639 euros a 1,744 euros o litro. Tudo depende do posto que estiver mais próximo de você.

Lazer

Para atividades de lazer há as opções gratuitas, como os parques, ou as pagas, como o cinema. Apesar disso, os valores até que estão na média. A entrada para assistir a um filme custa entre 6 e 6,90 euros.

Quem quer pagar mensalidade em um clube ou alugar um espaço para jogar tênis irá gastar entre 30 e 35 euros (clube) e 9 e 10 euros (uma hora de aluguel da quadra de tênis).

Saúde

Os custos de saúde são em conta quando se adquire o PB4, certificado que dá direito aos brasileiros que estiverem de viagem ou passaram a residir em Portugal. Os valores pagos são os mesmos dos cidadãos portugueses e uma consulta de emergência fica em torno dos 20 euros, enquanto que um médico da família sai por 5 euros.

Melhores bairros

A Universidade do Minho possui um campus no bairro Gualtar, que é tido como um dos melhores para se morar em Braga – Portugal

Fonte da imagem: Pinterest.

Os melhores bairros para morar em Braga – Portugal são aqueles que estão mais próximos daquilo que você está em busca. A verdade é que não há um “melhor bairro” e cada pessoa que você consultar terá uma resposta diferente.

Quem vem à cidade para estudar pode preferir ficar próximo à Universidade do Minho, já aqueles que querem curtir a tranquilidade e sossego vão preferir bairros mais distantes, e os que querem estar perto dos eventos e do agito vão gostar da região central.

O ideal é conhecer bem cada bairro e ver qual está mais próximo do lugar que você deseja para morar. Pessoas mais jovens querem estar perto da movimentação, enquanto que os mais idosos gostam de bairros como Lamaçães, que tem boas opções de comércio, mas é mais tranquilo de se viver.

Conheça um pouco sobre alguns bairros bastante procurados por quem decidiu morar em Braga – Portugal:

São Victor

São Victor é um bom bairro para os estudantes ou para quem tem filhos que vão à universidade. Você estará próximo da Universidade do Minho e de alguns pontos turísticos, como a Igreja de São Victor e a Praça da República. Há também uma escola secundária e uma escola básica na região.

Gualtar

Outra região interessante para quem está no ensino superior ou vai fazer algum curso na universidade é o bairro de Gualtar. É onde se encontra a Universidade do Minho. Perfeito para quem busca belas casas e muita tranquilidade. Possui praça com academia ao ar livre, uma escola internacional e um laboratório de nanotecnologia.

São José de São Lázaro

Desde 2013 o bairro faz parte da União das Freguesias de Braga, junto com São João do Souto. Faz parte da região mais central da cidade, ideal para quem quer ficar próximo de tudo e gosta de agitação. Você encontra facilmente locais para comer e fazer compras e está próximo de outros bairros também centrais.

São João do Souto

Parte dos bairros mais centrais de Braga, é uma região muito boa para quem quer estar próximo do comércio e não se importa com a grande movimentação. É o bairro que reflete muito sobre como é a cidade de Braga. Tradição, cultura e festas são encontradas nessa parte da cidade.

Maximinos

Maximinos é um bairro bastante comercial. Fica na região central de Braga e possui grande movimentação de pessoas. Os preços são mais atrativos do que os da Sé e você poderá estar próximo de tudo. É possível encontrar imóveis com valores mais altos e o bairro social de Maximinos, no qual os aluguéis são mais em conta.

O bairro Sé é indicado para quem quer estar próximo ao centro. Trata-se de uma freguesia bem central, próxima ao centro histórico. Os prédios possuem uma fachada mais antiga, mas, ainda assim, a região é ótima para morar. Os apartamentos internamente são restaurados e modernos, por isso, os preços de aluguel podem ser mais altos. Câmara municipal e biblioteca estão nas proximidades.

Cividade

Cividade faz divisa com Maximinos. É bastante semelhante ao outro bairro, com casas mais modernas e aquele toque movimentado de região central. Indicado para quem gosta de movimentação e quer estar perto de tudo, principalmente dos pontos turísticos e do comércio. Vale comentar que as casas e apartamentos possuem um custo mais elevado.

Lamaçães

Lamaçães é um bairro indicado para quem quer ficar longe do centro e busca um local calmo e tranquilo para morar. Faz divisa com São Vitor e tem muitos brasileiros vivendo por lá. Possui vários serviços e empresas, além de um centro comercial. Há uma fonte de água natural, a Fonte das Águas Férreas, em que é possível levar um galão de água e encher, já que é própria para consumo.

Trabalho

Braga é a cidade perfeita para quem quer empreender e abrir seu próprio negócio.

Fonte da imagem: Euro Dicas.

Se você pretende morar em Braga – Portugal deve ter em mente que conseguir um emprego não é tão fácil como em cidades maiores, como Lisboa e Porto. A área têxtil e a de tecnologia conta com algumas vagas, mas é no setor de serviços e turismo que você encontrará mais facilidade para entrar no mercado de trabalho.

A cidade também é ótima para os empreendedores, principalmente aqueles que querem entrar nesse setor ligado ao turismo. Bares, restaurantes, hotéis e comércios têm muitas chances de darem certo.

Deu para perceber que é possível agradar a todos os gostos e idades daqueles que desejam morar em Braga – Portugal. Antes de fazer a mudança definitiva, você pode visitar a cidade como turista, para conhecer melhor os bairros que chamaram a sua atenção e o que Braga tem para oferecer.

Agora que você já sabe tudo sobre morar em Braga, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais? Talvez seus amigos estejam pensando em mudar para Portugal e tenham a mesma dúvida!