Saiba tudo sobre morar em Faro

Share

Menos badalada do que outras cidades de Portugal até um passado recente, Faro tem se mostrado um ótimo local para morar, pois tem uma localização privilegiada em todos os aspectos.

Para se ter uma ideia, a localidade fica no Algarve e é inclusive a sua capital. A região é uma das mais importantes do país e se destaca pelas atrações turísticas. Por conta de suas belas paisagens e do próprio perfil da cidade, que estimulam uma excelente qualidade de vida.

Faro é uma cidade pequena, mas tem turismo intenso e é excelente para pessoas que procuram um lugar tranquilo, mas que com boas oportunidades. Foto: Veavetall

Faro tem cerca de 50 mil habitantes e fica no sul português. É um dos principais destinos das férias de verão de muitos europeus.

O clima é ameno e, para quem gosta de viver perto de praias, é uma alternativa ideal. Ao mesmo tempo em que conserva um ar de cidade pequena, onde quase tudo se pode fazer com apenas uma caminhada, há uma boa infraestrutura: a cidade abriga a Universidade de Algarve, estações de trem, rodoviária e Aeroporto Internacional.

A seguir, tenha um guia completo sobre como morar em Faro e considere essa possibilidade de viver em Portugal.

Custo de vida

Faro oferece um custo de vida relativamente baixo em relação a outras cidades portuguesas, como a capital Lisboa. Foto: Real Me

Faro pode ser uma cidade cara e barata ao mesmo tempo. Os preços se elevam pelo fato de a região ser turística e, principalmente nos meses mais quentes, tudo se torna mais caro, assim como qualquer lugar do mundo com essa característica.

Por outro lado, o deslocamento pequeno para ter acesso à infraestrutura local possibilita uma economia nesse sentido.

A partir de agora, saiba mais sobre gastos em moradia, despesas fixas, transporte, alimentação e lazer e saúde ao escolher Faro para morar em Portugal.

Moradia

Em comparação com a capital portuguesa, Lisboa, os preços podem ser até 50% mais baixos quando se fala em aluguel de uma casa ou apartamento.

Em números, um apartamento de um dormitório no centro de Lisboa tem um aluguel mensal de 600 , ao passo que um imóvel de dois quartos custa de 800 a 1000. Sendo assim, esses valores podem variar entre 300 a 500em Faro, o que é excelente para quem escolhe a cidade para morar em Portugal.

Comprar um imóvel também pode representar menos investimento, o que não diminui na qualidade de vida e proximidade com uma boa infraestrutura. Muito pelo contrário.

Despesas fixas

Os números a seguir representam um valor médio e valem para toda a região do Algarve. Evidentemente, quanto maior é a família, mais elevados são os custos.

Contas de água, energia elétrica e gás podem representar de 80 a 90 do orçamento. Um plano de internet custa aproximadamente 25, com a inclusão de TV e telefone.

Com apenas 11 mensais, é possível fazer um plano de telefonia celular. No entanto, esse número é para clientes com idade inferior a 25 anos.

Transporte

Como já mencionado, os custos com transporte não costumam ser muito altos, já que morar em Faro significa ter tudo perto pelo fato de a cidade ser de pequeno porte.

Até mesmo por ser uma cidade praiana, o uso de bicicleta é viabilizado, tanto em função do tamanho da localidade quanto pela falta de subidas e descidas.

As caminhadas também podem ser adotadas.

Já quando se fala de transporte público, é muito comum entre os habitantes e visitantes de Faro utilizar o passe mensal, que custa 22.

Alimentação

Esse é um dos itens que mais oscilam de acordo com a época do ano – na alta temporada, os preços sobem e, em seu encerramento, caem.

Entretanto, é possível contar com bons preços, de uma forma geral.

Já para comer fora de casa, os custos também são diversos. Porém, uma pessoa gasta apenas 7 para fazer uma refeição em um restaurante comum.

Lazer e Saúde

Morar em Faro, em Portugal, significa também ter contato com paisagens fantásticas, sem gastar nada. Foto: Julius Silver

Morar na cidade portuguesa de Faro também representa gastar pouco para se divertir e cuidar da saúde. Com apenas 8por mês, é possível fazer um seguro-saúde e ter acesso a bons médicos, que cuidam dos mais variados problemas de saúde.

Com um valor médio de 37, você pode frequentar uma academia e também ter a possibilidade de priorizar também o seu corpo e de sua saúde.

Algumas opções de lazer também compensam financeiramente. Uma ida ao cinema custa pouco mais de 6. Isso sem contar a praia, que sempre significa diversão para toda a família e é gratuita.

E como é Faro para estudantes?

Com a Universidade de Algarve, Faro também recebe muitos estudantes, que não apenas desejam ter formação acadêmica, como também esperam por uma oportunidade de iniciar a vida profissional. Além disso, locais para diversão e reunir os amigos são sempre bem-vindos.

Na região, os estudantes encontram muitas opções de lazer, com diversos eventos e festas, sem contar locais para ter uma boa refeição.

A cidade conta com ótimos restaurantes japoneses e chineses e as pizzarias também merecem destaque. No entanto, é tradicional que peixes sejam servidos nas refeições, bem como macarrão. Para sobremesa, sorvete e bolos são opções facilmente encontradas.

Os preços são bastante variados. Ao comer dentro das universidades, o aluno pode economizar significativamente. Por dia, é possível gastar de 5 a 20.

Já quando se fala de passeios, por ser uma cidade praiana, o visitante pode encontrar ilhas próximas a Faro. Teatros, o museu e jardim municipais, lojas e cafés complementam a lista de opções.

A vida noturna é segura e tranquila, mas essa última característica não faz que os eventos deixem de divertir e satisfazer os frequentadores. As noites de quinta-feira são consideradas as dos estudantes.

Aproveitar não apenas Faro, como também as cidades ao redor, é uma experiência magnífica. A cidade fica a apenas duas horas de Sevilha, na Espanha, o que aumenta ainda mais as possibilidades de lazer.

Mas nada disso compensa se não tiver boas opções de moradia. Alugar um quarto gera uma despesa de 150mensais. Já um apartamento compartilhado com outros estudantes tem um preço médio de 250, pelo mesmo período.

Uma opção mais barata é a residência para estudantes, que pode ser um transtorno para quem gosta de locais mais sossegados. A própria Universidade orienta os vários jovens que chegam a Faro para estudar.

Trabalho

Faro e toda a região do Algarve têm uma presença muito forte no turismo, o que gera oportunidades profissionais. Foto: DDZ Photo

Morar em Faro, assim como em toda Portugal, é ter a certeza de contar com segurança, infraestrutura e, em boa parte dos casos, com bons serviços. No que se refere ao trabalho, o cenário é o mesmo.

Segundo o Portugal City Brand Ranking 2017, Faro é a melhor cidade da região do Algarve para investir. Em comparação com os mais de 300 municípios do país, ocupa a posição 11 em investimento e turismo. Esse já é um motivo para que haja diversas oportunidades de emprego e também para quem deseja empreender.

Como uma cidade turística, é evidente que esse seja um setor de destaque em geração de postos de trabalho. Visitantes de toda a Europa visitam Faro todos os anos em busca de um lugar tranquilo, com praias bonitas e água quente.

Restaurantes, hotéis, resorts, outros locais de hospedagem e também empresas que prestam serviços no setor de turismo abrem vagas o ano todo e há uma boa aceitação de estrangeiros. As grandes empresas são as que mais oferecem serviços.

A área de gastronomia, inclusive dentro de hotéis e resorts, também tem uma procura constante de bons profissionais.

As outras cidades do Algarve também podem abrigar oportunidades incríveis. Logo, ao morar em Faro, você pode aproveitar tudo o que é oferecido pelos arredores. As chances se multiplicam.

Mas não se esqueça: para trabalhar em qualquer cidade portuguesa, é necessário ter o visto correspondente. Assim, ter um planejamento e saber exatamente o que fazer muito antes do embarque é fundamental. Requerer o visto ainda no Brasil aumenta as chances de se conseguir um emprego mais rapidamente e também de maneira mais fácil.

Você teve ao longo deste texto um guia completo sobre como é morar em Faro, em Portugal. Soube um pouco mais sobre a cidade e o Algarve, região onde se situa, bem como teve informações sobre custo de vida nos mais diferentes aspectos.

Além disso, também teve acesso a um conteúdo especial para quem deseja estudar e trabalhar nos arredores.

Para saber sobre outras cidades portuguesas e fazer uma comparação justa, leia os textos feitos especialmente para mostrar esses locais. Veja também como proceder com a questão documental e outros pontos relacionados sobre viver, trabalhar e estudar em Portugal.

Acompanhe as atualizações do blog para ler todas as novidades do setor e não deixe de entrar em contato em caso de dúvidas.