Seguro viagem – O que é? Como funciona?

Share

O seguro viagem é um documento de extrema importância e deve ser solicitado antes da data de partida de sua viagem.

Basicamente o seguro viagem é destinado para cobrir despesas médicas, internações, despesas odontológicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo, repatriamento e morte durante o período de contratação.

O seguro viagem é obrigatório?

Depende. Existem alguns países que não exigem o seguro viagem para autorização de entrada, como por exemplo Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Mas esteja atento, pois em praticamente toda a Europa e outros destinos turísticos é exigido, e sem a comprovação você fica impedido de entrar no país.

Países que exigem seguro viagem

  • Todos os países pertencentes ao Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça).
  • Cuba
  • Equador
  • Venezuela
  • Chipre

Como contratar um seguro viagem?

Atualmente existem diversas opções de segurados que fazem esse serviço. O que você deve levar em conta é o qual o valor mínimo exigido do seguro para o país de destino (os valores se alteram de país para país).

Por exemplo, para entrar em Portugal você deve contratar um seguro com cobertura mínima de 30.000 mil euros em despesas médicas.

São vários tipos de pacotes disponíveis, com diferentes tipos de coberturas, desde as mais simples, até as mais específicas.

Os valores se alteram em relação a idade do viajante, estado de saúde, se está grávida, se possui problemas de saúde como hipertensão, diabetes, tudo isso influenciará no preço final de sua apólice.

Dica: Algumas bandeiras de cartão de crédito disponibilizam o seguro se a passagem for comprada através cartão. Para saber mais entre em contato com seu banco e tenha mais informações sobre serviço.

Lembrando que mesmo em países que NÃO seja obrigatório o seguro viagem, é de extrema importância contratar o serviço. Ele te proporciona uma viagem mais tranquila, e é sempre bom pecar pelo excesso, do que pela falta.

Como usar o seguro viagem?

Se precisar utilizar a assistência médica ou odontológica, deverá entrar em contato com a seguradora para que seja liberado o uso. Normalmente o atendimento funciona muito bem e você não terá problemas em relação a isso.

No caso de medicamentos você precisará pagar pelo produto e esse valor será reembolsado pela seguradora quando retornar ao Brasil.

Se seu voo for cancelado também deverá entrar em contato com a seguradora para que seja resolvido o problema.

Como pudemos ver, contratar o seguro é muito importante e deve ser um dos pontos na sua lista de planejamento antes da viagem!

Cidadão Europeu

Se você possui o passaporte europeu e já tem cidadania europeia, não é necessário adquirir o seguro para entrar em países da zona euro. Automaticamente quando adquire a dupla cidadania você tem acesso livre a eles.

Quer saber se tem direito a cidadania portuguesa? Entre em contato com a gente!