Tudo que você precisa para conseguir um emprego em Portugal

Share

A gente já falou um pouco sobre criar um recomeço em 2018 em um dos nossos posts. Isso porque, é verdade, muita gente no Brasil vive as consequências da recente crise econômica, o que gera insegurança no ambiente de trabalho. Se você anda pensando sobre isso, esse texto é para você: é hora de entender um pouco mais sobre como mudar de vida, dar um “up” na carreira e arrumar um emprego em Portugal. Está preparado? Então segura na nossa mão e se prepare: a viagem valerá a pena.

1. Dupla cidadania facilita na hora de arrumar um trabalho em Portugal?

Sim! Isso é muito importante porque muita gente não sabe o quanto facilita. Se você não sabe se tem direito a tirar dupla cidadania, sugerimos que faça nosso teste. É muito importante que você tenha em mente que ter uma dupla cidadania ajuda na hora de tirar um passaporte europeu, por exemplo. Com esse tipo de documento, a sua vida será muito mais fácil e com menos problemas ocasionados com burocracias inesperadas. Porque infelizmente sabemos como acontecem as coisas no Brasil, não é mesmo. É por causa disso, aliás, que é tão importante (e tão bom) ter uma cidadania portuguesa: porque além de pular uma série de processos chatos e trabalhosos, alguns passos nem sequer existem. Por quê? Porque há um acordo de incentivo entre Brasil e Portugal. Se você não sabe do que a gente está falando, corre aqui.

Como conseguir um emprego em Portugal?
Como conseguir um emprego em Portugal?

Mas se você já tem a cidadania portuguesa, comemore! Arrumar um emprego será muito mais fácil – e mais rápido, acredite – do que para os demais brasileiros mortais. Porque esse tipo de documento nos isenta de procurar e batalhar pelo visto de trabalho. Muita gente não sabe, mas esse visto só é fornecido quando você já tem uma proposta de emprego em andamento. Dificilmente você vai consegui-lo antes de sair em busca de uma vaga. Trata-se de uma burocracia cansativa que fica muito mais simples e fácil de evitar quando você já tem a dupla cidadania. Acaba sendo uma etapa a menos.

Se esse é o seu caso, não se afobe. Separamos alguns sites de busca de emprego para você já ir dando aquela pesquisada básica. Alguns dos mais conhecidos estão listados abaixo:

É importante salientar, nesse ponto, que Portugal é muito menor que o Brasil. Por causa disso, o número de vagas disponíveis também. Não é por isso, porém, que você deve desanimar. Atualmente centenas de brasileiros trabalham e moram em Portugal e conseguem ter uma vida confortável. Mais importante: há vagas em várias áreas de atuação, desde o atendente do supermercado até o cargo público (mais uma vez, vantagens de se ter cidadania). De modo geral, a taxa de desemprego em Portugal é muito baixa – e não é só porque a população é infinitamente menor.

Como conseguir um emprego em Portugal
Saiba mais sobre como conseguir um emprego em Portugal.

2. E se eu já tiver a dupla cidadania?

Caso você já tenha a cidadania portuguesa, a coisa muda de figura: você pode simplesmente se mudar e procurar o emprego já em Portugal. E não tenha medo de arriscar: atualmente centenas de brasileiros já moram e trabalham pela terrinha. Mais do que isso: muita gente foi pra lá estudar. Se você se sente inseguro sobre conseguir um emprego que não o satisfaça profissionalmente, sugerimos que você leia nossa postagem especial sobre como validar diploma em Portugal. Dessa maneira, você poderá arrumar um trabalho já na sua área.

Uma boa também é investir em cursos de idiomas. Se você tiver dupla cidadania e falar mais do que o Português, a vaga naquela empresa dos sonhos será praticamente sua. Portugal é um país que valoriza não só o inglês, como o espanhol e qualquer outra língua que você possa oferecer. Por estar na União Europeia, muitos dos empregos envolvem trabalhos nas três línguas (português, inglês e espanhol), o que acaba sendo um diferencial para quem busca crescimento profissional.

Como conseguir emprego e Portugal e ganhar bem?
Como conseguir emprego e Portugal e ganhar bem?

3. Salários

O salário mínimo em Portugal atualmente (2017) é de €557 por mês. Como todo país, no entanto, Portugal cobra impostos sobre o valor bruto, o que faz salário cair timidamente. Se você tiver dependentes ou for casado, o desconto diminui. Se você estiver procurando um emprego com qualificação, a conta pode variar, porque cada profissão tem uma média salarial. Aconselhamos sempre que você busque cargos flexíveis: é possível crescer profissionalmente em Portugal, mas é necessário ter humildade. É difícil chegar a um país completamente novo e conseguir uym alto cargo. Por outro lado, é mais fácil crescer nas empresas de Portugal do que nas empresas do Brasil.

Após algumas pesquisas, encontramos esse site que dá uma média salarial de várias profissões. É importante avisar, porém, que muitas das médias apresentam um pouco de exagero, então é legal se basear na parte mínima do quadro. Caso você não encontre a sua profissão de cara, basta procurar no sistema de busca que o site fornece os dados da mesma maneira.

Como conseguir emprego em Portugal ganhando ishalá muito ouro?
Como conseguir emprego em Portugal ganhando ishalá muito ouro?

 4. Empregos mais procurados

Os empregos mais valorizados em Portugal (ao menos para quem é brasileiro) são os voltados para a área de saúde e de tecnologia. Portugal carece de bons profissionais de TI, por exemplo, e muitas empresas acabam optando por contratar estrangeiros. Se você tiver dupla cidadania, mais uma vez, fica ainda mais fácil se colocar nesse mercado – e ganhando muito bem. Em relação à saúde, bons enfermeiros são difíceis de achar pela Europa como um todo; muitos dos que trabalham em hospitais não apenas são brasileiros, como latinos de forma geral. E não se engane: em geral o salário é acima da média.

Se você não está em nenhuma dessas áreas, não tem problema. Há pessoas de inúmeras pessoas de diferentes nacionalidades trabalhando em Portugal, desde brasileiros, espanhóis, polacos e até franceses. As maiores ofertas de emprego são na área do Porto e, obviamente, na capital Lisboa. Não há motivo para se desesperar, porém, se você pretende ir para algum lugar longe dos grandes centros: há oportunidades para quem se formou em Turismo – a região do Algarve é que mais contrata nesse setor. Afinal, você já viu quais são as principais praias do Algarve?

Como conseguir emprego em Portugal e mergulhar nesse paraíso?
Como conseguir emprego em Portugal e mergulhar nesse paraíso?

E aí? Ainda está na dúvida sobre se deve mudar esses ares e procurar um emprego na Europa? Não se sinta: muita gente mantém essa dúvida por muito tempo. É por isso que fizemos uma postagem só sobre o assunto – para você descobrir se é a hora de investir em uma dupla cidadania. Mas não se esqueça: Portugal está entre os cinco melhores países para trabalhar e estudar na Europa. Motivo melhor do que esse não existe, não é? Confere lá nosso Guia Completo.

Então faça logo suas malas que a gente dá aquele empurrão esperto para o avião! Vem com a gente! Solicite um orçamento!