Universidades de Portugal

Share

Fazer um curso superior fora do Brasil é desejo de muitos jovens que buscam um reconhecimento e maiores oportunidades no mercado profissional internacional. Portugal por sua vez, pode realizar esse seu sonho de maneira mais fácil do que você imagina!

Sabia que é possível ingressar em uma universidade portuguesa com sua nota do ENEM? Isso mesmo, de alguns anos para cá, foi criado um acordo entre os países possibilitando alunos brasileiros estudarem em Portugal com a pontuação do ENEM. Além da nota em si, o candidato precisa preencher alguns requisitos básicos como não ser português, e ter concluído o ensino médio.

Fazer um curso de graduação, mestrado ou doutorado no país pode te proporcionar uma vantagem no mercado muito grande, já que diversas empresas situadas no território europeu buscam constantemente por recém formados diretamente nas universidades.

Atualmente existem mais de 121 instituições de ensino superior em funcionamento em Portugal, proporcionando uma ampla gama de opções e cursos.

Curiosidade: Você sabia que a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo, e a mais antiga em Portugal? Ela tem incríveis 730 anos! Nem dá pra imaginar quantos alunos já passaram por lá…

No ano de 2019 foi feito um ranking pela empresa Quacquarelli Symonds, onde são listadas as melhores universidades do mundo, dentre elas 7 instituições portuguesas aparecem na lista, sendo a Universidade do Porto a melhor colocada entre as de Portugal.

Vejamos a seguir as principais universidades existentes no país e algumas informações importantes sobre cada uma delas.

Universidade do Porto

Fundação: 1911

Localidade: Porto, região Norte

Alunos: Aproximadamente 30.000

Melhores cursos: Engenharia, Direito, Economia e Medicina

Universidade de Coimbra

Fundação: 1290

Localidade: Coimbra, região Centro

Alunos: Aproximadamente 25.000

Melhores cursos: Direito, Engenharias, Economia e Estatística

Universidade de Lisboa

Fundação: 1911

Localidade: Lisboa, região Sul

Alunos: Aproximadamente 45.000

Melhores cursos: Ciências Marinhas, Matemática, Língua Inglesa e Literatura e Línguas Modernas

Universidade de Aveiro

Fundação:1973

Localidade: Aveiro, região Centro

Alunos: Aproximadamente 18.000

Melhores cursos: Ciências Biomédicas, Ciências da Computação, Medicina e Agricultura

Universidade do Minho

Fundação: 1973

Localidade: Braga, região Norte (também possui campus em Guimarães)

Alunos: Aproximadamente 20.000

Melhores cursos:Engenharia Civil, Desporto e Criminologia e Justiça Criminal.

Universidade do Algarve

Fundação:1976

Localidade: faro, região Sul (também possui campus em Portimão)

Alunos: Aproximadamente 10.000

Melhores cursos: Medicina, Biologia Marinha, Turismo e Psicologia.

Para saber mais sobre as universidades em Portugal acesse o site da DGES – Direção Geral do Ensino Superior e confira todos os cursos. 

Lembrando que todas as instituições de ensino superior existentes no país, mesmo as “públicas”, são pagas. O conceito de ensino público gratuito como temos no Brasil, não existe em Portugal.

Os valores das mensalidades podem variar muito em relação ao curso, se é graduação, mestrado ou doutorado, e claro, qual a universidade desejada, podendo oscilar entre 1.500 à 7.000 euros anual.

Para morar no país e poder estudar é necessário obter o visto de estudante (D7), nós do Cidadania Já podemos te auxiliar nesse processo. Entre em contato com a gente e entenda melhor sobre nosso serviço e assessoria de viagem.