Vale a pena estudar em Portugal? Saiba mais

Share

Quem está em busca de países para estudar fora pode ter Portugal como uma ótima opção. A proximidade da língua é uma das vantagens, afinal não é tão difícil entender o português que é falado por lá. Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam se estudar em Portugal vale a pena.

A resposta é sim. Você irá encontrar boas universidades, oportunidades de emprego e mesmo que não tenha a intensão de se mudar definitivamente para o país, com certeza terá vivido uma boa experiência.

Confira tudo que esse país tem a oferecer:

Quais são as vantagens de estudar em Portugal?

Estudar em Portugal vale a pena por trazer diversas vantagens para os estudantes brasileiros, inclusive a proximidade com a língua falada. Fonte da imagem: Nuffic Neso Brazil

Existem várias vantagens de escolher Portugal como país para estudar, como:

  • Entrar na universidade usando o ENEM

Não é apenas no Brasil que você pode usar o ENEM para iniciar um curso superior. Algumas instituições portuguesas aceitam a nota do exame para que você possa estudar por lá.

  • Preços mais em conta

Se comparar com outras universidades da Europa, estudar em Portugal vale a pena, pois você vai economizar bastante. Os cursos por lá variam de 1.037,50 € a 7.000 €, dependendo do que você escolheu estudar.

  • Bolsa de estudos

Quem não tem condições de pagar o curso superior em Portugal não precisa desistir do sonho de estudar fora. Existem várias opções de bolsas de estudo. O principal é ficar atento ao período de cadastro para tentar a bolsa.

  • Conhecer alunos de todo o mundo

Enquanto estiver fora e estudando em Portugal você não encontrará apenas brasileiros ou portugueses. Poderá viver uma rica experiência de intercâmbio, convivendo com alunos de diversas partes do planeta.

  • Troca de experiências e descoberta de culturas

Exatamente por existirem alunos das mais variadas regiões do mundo estudando em Portugal,você pode trocar experiências e descobrir novas culturas. É um momento único para o estudante, que mais do que aprender conteúdo em sala de aula, vivenciará em seu cotidiano uma série de novas descobertas.

Outro fator importante é o contato com professores com formas diferentes de pensar, livros a que você não tinha acesso e lugares que você nunca havia visitado antes.

  • Chance de aprimorar o inglês

O português de Portugal é a língua oficial do país, mas isso não significa que você não terá a oportunidade de aprimorar outras línguas, como o inglês. Durante o curso na faculdade, muitos seminários, congressos e até mesmo aulas são dadas em língua inglesa.

  • Proximidade com o idioma falado

O português de Portugal tem suas diferenças, mas ainda assim está muito próximo do português brasileiro. É uma língua de fácil entendimento e que não vai exigir do estudante conhecimento avançado em inglês ou espanhol, como seria preciso para um intercâmbio em outros países europeus.

  • Currículo mais competitivo

Se você decidir voltar para o Brasil, seu currículo estará mais competitivo, já que incluirá um intercâmbio de estudos fora do país, o que fará com que você se torne mais interessante para o mercado de trabalho.

  • Ganho de maturidade 

Um intercâmbio não é apenas uma oportunidade de estudos, mas também de amadurecer. Você vai estar longe da sua família e terá que aprender a se virar sozinho. Não importa o tempo que dure seu curso, pode ser apenas alguns meses ou anos, você vai ganhar maturidade e ver a vida de outra forma depois dessa experiência.

Como eu faço para estudar em Portugal?

Se você já se convenceu de que estudar em Portugal vale a pena, deve estar se perguntando o que precisa para cumprir esse objetivo. A verdade é que você vai precisar se organizar e não ter pressa. O principal é ficar de olho na documentação e na abertura dos processos seletivos para as faculdades, principalmente se você tem interesse em uma bolsa de estudos.

Veja abaixo o que você vai precisar em relação a documentos, moradia e como se regularizar posteriormente, caso decida continuar vivendo em Portugal:

1º passo – Documentos

O estudante que pretende fazer um intercâmbio em Portugal precisa ir atrás da documentação exigida pela universidade e do que precisará para entrar no país. Fonte da imagem: blogmeudestino.com

O primeiro passo para conseguir estudar em Portugal é ir atrás da documentação necessária. Para entrar em uma universidade portuguesa você deve ter em mãos seu diploma (de outro curso superior ou de ensino médio), histórico universitário ou escolar e currículo atualizado.

Se sua ideia é fazer um mestrado ou curso de pós-graduação, dependendo da área escolhida podem ser exigidos documentos que comprovem sua experiência. Por último, a carta de intenções, na qual você irá explicar porque escolheu aquele curso e aquela universidade.

Quem vai fazer doutorado no exterior pode ter que enviar um pré-projeto como parte dos documentos para aprovação.

Depois de aprovado pela universidade, você ainda terá que ver alguns outros documentos, como o visto de estudante, seguro saúde, comprovação de capacidade financeira para se manter em Portugal durante todo o curso, carteira de vacinação em dia e a certidão negativa de antecedentes criminais.

O ideal é já ir atrás de tudo enquanto está tentando ser selecionado por alguma universidade. Exceto o visto, que vai precisar do comprovante de aceite no curso. Vale comentar que não é possível viajar como turista e apenas trocar o visto para o de estudante chegando lá. Toda a solicitação deve ser feita ainda no Brasil.

Então se você tem certeza que estudar em Portugal vale a pena, se programe com antecedência em relação a documentação para a universidade e para o intercâmbio de estudos.

2º passo – Moradia

Mesmo quem pretende estudar por pouco tempo em Portugal terá que correr atrás de um lugar para morar. Fonte da imagem: Revista exame.

Depois de ter toda a documentação aprovada pela universidade e conseguir o visto para estudar em Portugal, é hora de começar a procurar um local para morar.  A opção para economizar é buscar por quartos ou dividir um apartamento com outros estudantes. Algumas universidades também oferecem alojamentos, mas não é tão fácil conseguir o espaço.

Se a ideia é estudar em Portugal, o custo médio do aluguel de um quarto (com direito a usar os espaços comuns como banheiro e cozinha) fica em 350 euros, isso quando o estudante opta por morar perto da universidade. O aluguel é pago mensalmente e você deve avisar ao menos um mês antes quando pretende deixar o quarto.

Prefere um apartamento? Aqui a situação pode ser um pouco mais complicada. O valor de um estúdio fica em torno de 500 euros e será preciso comprovar renda, ter um fiador português, pagar o valor de um mês de caução, o valor do primeiro mês e o contrato tem validade de um ano. É ideal para quem pretende estudar por mais tempo.

Uma dica interessante é evitar regiões centrais e até mesmo Lisboa, onde o custo de vida – e de moradia – pode ser mais caro. Morar nas proximidades da capital portuguesa garante que você consiga estudar tranquilamente. Muitas pessoas trabalham em Lisboa, mas vivem nos arredores, com o intuito de economizar com custos de vida em geral.

Quanto mais longe do centro e da capital, menor será o seu gasto. Inclusive, os valores médios que você viu acima se referem a quartos ou apartamentos alugados em Lisboa.

3º passo – Regularize-se

Se você decidir morar definitivamente em Portugal, será preciso se regularizar. Fonte da imagem: Wikipédia.

Sua ideia inicial pode ser de apenas estudar fora. Até você perceber que morar em Portugal também pode valer a pena. Caso isso aconteça, você não poderá continuar apenas com o visto de estudante. É hora de correr atrás da documentação para se regularizar no país.

O mais importante é ir atrás do NIF (Número de Identificação Fiscal), muito semelhante ao CPF brasileiro. Você precisará ir às Finanças acompanhado de alguém que resida em Portugal. O documento é emitido na hora e mesmo que você possua dupla nacionalidade, precisará fazê-lo assim que chegar no país.

Aliás, mesmo que não tenha a intenção de viver em Portugal depois que terminar os estudos, pense na possibilidade de tirar o NIF. Primeiro porque você poderá abrir uma conta bancária no país, segundo porque você não sabe o que irá acontecer durante o período em que estiver estudando.

Estudar em Portugal vale a pena com certeza! Você precisa apenas se planejar com antecedência e buscar conhecer as universidades que oferecem os cursos que mais lhe agradam. Além disso, pesquise também sobre cidades e locais para morar.

Depois que tudo estiver certo – e toda a documentação resolvida – é só fazer as malas e aproveitar o intercâmbio. Foque em viver essa experiência única e inesquecível, e deixe para decidir se você continuará a viver em Portugal ou voltará para o Brasil depois.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!