Melhores lugares para ir às compras em Porto

Share

A cidade portuguesa é consideravelmente grande e, por isso, possui diversas avenidas e ruas com lojas nacionais e internacionais. Elas são uma excelente opção para nativos e turistas que desejam adquirir novos itens, já que nelas você encontrará produtos de diferentes categorias. Conheça quais são os melhores lugares e lojas para fazer compras em Porto.

Onde comprar?

Compras da Baixa do Porto

Essa região possui uma das ruas mais tradicionais do comércio da cidade, a Santa Catarina, onde você encontrará algumas das melhores lojas de Porto. Dentre elas, podemos citar Zara, Parfois, Tezenis, Bershka, H&M e muitas outras. As opçõe variam entre lojas de souvenires, roupas, eletrônicos, lojas típicas do comércio português e, ainda, várias cafeterias, como o Café Majestic.

Para completar, aqui você encontrará também uma galeria comercial, a Via Catarina. É importante ressaltar, porém, que o local é muito semelhante à 25 de Março, em São Paulo, logo, a região fica bastante movimentada próximo a datas festivas e pode ser difícil andar por lá, recomendamos evitar.

A Baixa do Porto é conhecida como um dos centros mais tradicionais para compras na cidade, podendo ficar bastante movimentada em épocas festivas. Foto: Porto.pt

Loja de departamento em Porto

Por incrível que pareça, a única loja de departamento para compras em Porto é espanhola. O El Corte Inglés fica em Gaia, do outro lado do Rio Douro, e lá você poderá encontrar de tudo um pouco. O local é tão grande que cada seção possui seu próprio andar, chegando a ser muito semelhante a um shopping. Sem dúvidas, é um dos melhores lugares para se fazer compras na cidade, principalmente para pessoas que querem tudo concentrado em um único lugar ou que não desejam descobrir as lojas de rua portenhas.

El Corte Inglés é conhecido por seu tamanho, que lembra muito um shopping. Nele, cada seção de produto é separada por andar e você poderá encontrar roupas de todas as marcas possíveis. Foto: El Corte Inglés

Quarteirão das Artes em Porto

Formado principalmente pela Rua Miguel Bombarda e ruas vizinhas, o Quarteirão das Artes é conhecido por ser palco de diversas galerias de arte e lojas mais alternativas. É, portanto, perfeito para quem busca fazer compras de produtos artísticos e para quem deseja conhecer a cultura alternativa da cidade. Na verdade, por conta de sua beleza e das experiências que proporciona, vale a pena que esse local esteja em seu roteiro de visitas mesmo que você não queira comprar nada.

O Quarteirão das Artes em Porto é um ponto turístico mesmo para pessoas que não desejam fazer compras. Suas galerias costumam ser bastante visitadas. Foto: Porto.pt

Shoppings em Porto

Assim como qualquer outra grande cidade, Porto possui inúmeros shoppings, sendo difícil indicar apenas um. Todos possuem lojas de diferentes segmentos, de marcas mundialmente famosas e também das que são mais conhecidas em Portugal e na Europa.

Caso você busque um local sofisticado, opte por visitar o Centro Comercial Bombarda, um dos espaços mais requintados e alternativos de Porto, com opções de produtos que fogem da linha comercial. Por exemplo, nele você encontrará lojas com itens vintage e artesanais. O Norteshopping também é muito indicado para quem estiver na região de Matosinhos, sendo considerado um dos melhores locais para fazer compras em Porto.

O Centro Comercial Bombarda possui ambientes com estilo único e muito sofisticados. Foto: CCBombarda

Loja Primark no Porto

A Loja Primark é um destino muito procurado para quem vai às compras na cidade, principalmente por brasileiro. Isso ocorre porque ela é considerada uma boa opção com seus diversos departamentos, sendo possível encontrar roupas femininas, masculinas, infantis, roupas esportivas, calçados, bolsas e até mesmo itens para casa e escritório.

Em Porto, há duas lojas Primark. Uma delas fica mais próxima ao centro, em uma região conhecida como Senhora da Hora e localizada no Norte shopping da Rua Sara Afonso, 105-117. Já a segunda fica em Rio Tinto, essa mais afastada do centro, porém dentro de um shopping com outras lojas muito boas, o Centro Comercial Parque Nascente, na Praceta Parque Nascente, 35.

As Lojas Primark surpreendem por seu tamanho e pela variedade de produtos que oferecem. Foto: Dinheiro Vivo

Economize com o Tax Free

Você sabe o que é Tax Free? Traduzido para o português, Tax Free significa “livre de taxas” e seu objetivo é fazer com que as pessoas economizem em suas compras, já que com ele você conseguirá recuperar os impostos pagos nelas.

O recurso faz com que a taxa de imposto, conhecida como IVA, paga em um produto fora de seu país de origem, seja descontada de seu valor total. O valor do IVA varia entre 16% e 25%, variando em cada país da Europa.

Para ter direito ao Tax Free, você deve, obrigatoriamente, morar em um país de fora da União Europeia, mesmo que você seja europeu. Caso você faça compras em países diferentes, poderá juntar todos os seus comprovantes e entregá-los na alfândega do último país que visitar ou no qual fará sua saída. Há um valor mínimo de compras que varia de um país para o outro. Em Portugal, por exemplo, o valor mínimo para que você possa solicitar o reembolso é de 61,35 €.

Ao fazer uma compra em uma loja, caso ela disponibilize a opção do Tax Free, basta solicitá-lo no caixa para receber o formulário do serviço, que você precisará preencher com informações como seu número de passaporte, seu nome e país onde reside etc. Você poderá escolher entre receber o dinheiro no aeroporto ou como um depósito em seu cartão de crédito. Ao fazer essa escolha, ela será anotada no formulário pelo vendedor. Guarde-o para apresentar junto aos seus comprovantes.

No aeroporto, dirija-se à área alfandegária ou ao lugar indicado como “devolução de imposto”, apresente todos os documentos solicitados e prepare-se, pois alguns agentes pedem para ver os produtos adquiridos. A dica é preparar uma bagagem de mão apenas com eles ou deixá-los em um local de fácil acesso. Chegue com, no mínimo, duas horas de antecedência ao horário de seu voo para garantir que terá tempo para essa parte burocrática.

Está planejando uma viagem a Portugal? Conheça o trabalho da Cidadania Já, uma empresa especializada no serviço de emissão de vistos para o país e também de documentação de cidadania portuguesa. Sabia que, caso seus antepassados sejam portugueses, é possível que você tenha direito a obter esse documento mais facilmente?

Se tem dúvidas, entre em nosso site e faça nosso teste para descobrir se pode ou não obter a dupla cidadania. É simples e rápido e, em poucos minutos, um integrante de nossa equipe entrará em contato para conhecer você e dar continuidade no projeto. É fácil, rápido e completamente seguro, pois a Cidadania Já é referência nessa área e já cuidou da emissão de mais de 300 certidões de nacionalidade portuguesa.

Gostou de conhecer os melhores lugares para ir às compras em Porto? Não deixe de acompanhar nosso blog para ter acesso a mais dicas como essa! Não esqueça de nos contar o que achou e compartilhar nosso texto com seus amigos. Nos vemos em breve!