881 anos de história – Portugal PARTE I

Share

Portugal é um dos países mais antigos do mundo, fundado em 1139. Apesar de ser considerado um país pequeno, Portugal foi um grande império no passado, conquistou diversas partes do mundo e espalhou a cultura e a língua portuguesa em várias regiões.

Em geral, nós brasileiros sabemos muito pouco sobre a história do país que nos colonizou, isso consequentemente impacta diretamente na visão que temos sobre Portugal…

Vamos então a um resumão sobre a história e curiosidades importantes para entendermos um pouco melhor sobre nossos colonizadores… Para não ficar chato como aquelas aulas de história que não acabam nunca, esse conteúdo será dividido em duas partes. Bora? 

Você sabia que foram encontrados vestígios de fósseis humanos na região da Europa, mas precisamente em Portugal com mais de 300 mil anos? Isso mesmo, a região onde hoje se localiza a terrinha já foi povoada por povos neandertais a muuuuitos anos atrás….

Avançando um pouco na história, há cerca de 4 mil anos, diversos grupos vindos da europa central invadiram o território onde hoje é Portugal, eram eles, os celtas, galaicos, lusitanos e cónicos.

Em 218 a.C as coisas começaram a ficar mais complicadas para a população que vivia no território português, já que os romanos começaram sua expansão territorial e desejavam conquistar toda a península ibérica.

Os povos que naquele período viviam nas regiões de Portugal guerrearam contra os romanos durantes vários anos, sendo liderados por Viriato, o mais famoso líder lusitano. Passou-se então algum tempo e depois de uma traição, os romanos conseguiram conquistar o território e se tornaram donos da chamada “Hispania” (território onde abrangia Espanha e Portugal).

No decorrer dos anos a economia e a agricultura tiveram uma enorme expansão e se tornaram uma das regiões mais importantes na época. Além de que com a influência romana, os povos que viviam naquelas regiões foram se adaptando aos costumes, leis e a língua (latim).

Curiosidade: Naquele período, existiam dois tipos de latim, o vulgar, usado pela classe mais pobre e o latim clássico, usado pela parte rica da sociedade.

Como não haviam métodos de ensino iguais para todos, cada região foi modificando seu “latim vulgar” que deu origem às línguas que conhecemos hoje: português, espanhol, italiano, francês…

Depois de longos anos, em 409, com o declínio do Império Romano, a península ibérica foi invadida por povos de origem germânica, mais conhecido como os bárbaros.

Após vários anos no poder, os visigodos (tribo bárbara que dominou a Hispania), começaram a sofrer guerras internas e a ficarem cada vez mais fracos, fato que deu a oportunidade de uma nova tribo invadir o território…

Foram os mouros, povo árabe que vivia na região do Marrocos. Com o passar do tempo e as grandes diferenças culturais, os reinos cristãos começaram a conquistar de volta seus territórios… Esse período de guerras durou mais de 700 anos e em 868, nasce o condado de Portucalense.

Continuação no próximo conteúdo…