881 anos de história – Portugal PARTE II

Share

Continuando a história do país, em 868 nasce o condado de Portucalense, uma região localizada no norte e que fazia parte do Reino de Leão (norte de Portugal e uma parte da Espanha).

Depois de alguns anos, nasceu uma das figuras mais importantes do contexto histórico de Portugal, Afonso Henriques – O conquistador, ele era filho do conde que até então dominava o condado de Portucalense.

Afonso Henriques, depois de guerrear com diverso grupos e ganhar todos os combates, em 1139 se torna o primeiro Rei de Portugal. Durante toda sua vida, Afonso lutou para que todas as regiões de Portugal fossem libertadas dos muçulmanos e se tornasse um país unificado.

Nesse mesmo período, as pessoas que viviam na região onde hoje se localiza a europa, começaram a demonstrar grande interesse pelas especiarias e produtos feitos na índia, o que deu início às grandes navegações e alguns anos depois, o descobrimento do Brasil.

No ano de 1500, Pedro Álvares Cabral, com o objetivo de chegar na Índia, “erra” o caminho e descobre nosso querido e amado Brasil… Uma terra que logo de ínicio encantou os portugueses e despertou o interesse de Portugal.

Como o Brasil era um lugar com clima favorável para agricultura, mais especificamente o plantio de cana-de-açúcar, os portugueses precisavam de mão de obra barata para que a produção fosse feita e trouxesse lucro.

Sem pensar duas vezes, a opção mais vantajosa era a compra de escravos da África, o que deu início então ao comércio de escravos pelo oceano atlântico…

Portugal era considerado um dos países com melhor estrutura náutica e melhores navegadores, que com o passar dos anos foram conquistando diversos lugares ao redor do mundo.

Foram descobertos por eles as Ilhas próximas do país (Arquipélago da Madeira e dos Açores), uma parte do Brasil, Macau, algumas ilhas da costa da África e das Índias, sendo elas, as colônias portuguesas.

Em meados de 1650, depois de alguns bons anos de exploração portuguesa no Brasil, eles encontraram o que seria a salvação de Portugal, já que o país não estava mais tão bem como no começo do século… O ouro!

No ano de 1775 aconteceu um terremoto que destruiu por completo a cidade de Lisboa, que até então era uma das principais cidades do país. Além do terremoto houve também um tsunami, fato que que deixou mais de 30.000 mil mortos.

Para conseguir dinheiro para a reconstrução, os portugueses definiram taxas e juros sobre o valor do ouro que fosse encontrado no Brasil, algo que era do país por direito, porém “era de direito” de quem o colonizou…

Saiba mais sobre curiosidades de Portugal.

No decorrer dos anos e com guerras acontecendo na Europa, em 1807 a família real portuguesa e alguns nobres importantes decidiram mudar-se para o Brasil e ficar longe dos conflitos, e no sossego do país tropical… 

Em 1815, o Brasil deixa de ser uma colônia de Portugal e se torna o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com capital no Rio de Janeiro. Mas os portugueses que viviam em Portugal não concordavam com a situação e exigiram que o rei e a família real retornasse ao país.

O rei retornou e deixou o filho Dom Pedro no Brasil como regente, que depois de alguns anos, em 1825 declara a Independência do Brasil e se torna o imperador do país.

Voltando a história de Portugal, os anos que seguiram entre o final do século XIX e começo do século XX foram cheios de conflitos entre reis, disputas de poder e diferenças políticas, o que foi deixando o país em uma situação complicada e atrás dos outros países da europa.

Em 1910 é proclamada a república em Portugal, fazendo com que o país deixasse de ser liderado pela monarquia (reis) e se tornasse uma república.

Essa primeira república foi de 1910 até 1926, mas devido ao período complicado em que a europa estava passando, por conta da primeira guerra mundial, esses anos foram marcados pela instabilidade política, sendo trocado 8 vezes de presidente e 44 governos diferentes em apenas 16 anos.

Ditadura e Estado Novo

Você sabia que Portugal também passou por um longo período de ditadura? Isso mesmo.. Tudo começou em 1926 com um golpe de estado que instaurou a ditadura militar no país. Esse período durou 7 anos e deu lugar ao Estado Novo.

O Estado novo ocorreu entre os anos de 1933 até 1974, liderados por António Oliveira Salazar, o ditador português. O governo de Salazar foi marcado pelo regime autoritário, onde a liberdade de expressão foi cessada, os meios de comunicação eram vigiados pelo governo e até ocorreram desaparecimento de pessoas que eram contra seu governo, algo muito estranho na visão dos portugueses na época.

Mesmo agindo de tal maneira, uma parte da população era a favor do regime de Salazar e dizem que durante o período em que ele governou o país, Portugal se reergueu economicamente falando, proporcionando mais oportunidades de trabalho a todos.

Revolução dos Cravos

Em 1974, depois de longos anos de ditadura, acontece um novo golpe de estado onde o Estado Novo é derrubado e Portugal volta a ser uma democracia. Essa data é considerada uma das mais importantes na história do país, pois trouxe de volta a liberdade de expressão e a liberdade individual.

No ano de 1975 o país decide reconhecer a independência de suas colônias na África, são elas Cabo Verde, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Macau (essas regiões foram colonizadas por portugueses, por isso a língua oficial é o português).

União Europeia e Euro

Apenas em 1986 Portugal entrou na União Europeia e começou a fazer parte do bloco europeu e em 2002 começou a utilizar o euro como a moeda oficial, tornando o país mais forte economicamente.

Atualmente o país é considerado como um dos mais seguros do mundo, e um dos mais indicados para viver…

Depois dessa aula de história, ficou interessado em conhecer mais sobre o país? E quem sabe você não tem direito a cidadania portuguesa? Nós do Cidadania Já podemos te ajudar em todo o processo burocrático de sua viagem e moradia na terrinha… Fale com a gente!