Alterações na Lei de Nacionalidade Portuguesa 2020

Share

A Lei da Nacionalidade foi criada em Portugal no ano de 1981 com o objetivo de regulamentar quem tem direito a cidadania portuguesa, seja por motivo de casamento, hereditariedade ou período de residência em Portugal. Com o passar dos anos a lei sofreu diversas mudanças, sendo que sua última alteração havia acontecido em 2018.

Em 2020 o parlamento português aprovou algumas novas mudanças significativas que facilitaram trâmites para obtenção da cidadania portuguesa em determinados casos.

Um de nossos sócios, Luã Rezende, conversou com a advogada Vanessa Lima, do escritório Abreu Advogados direto de Portugal e contou pra gente um pouco sobre quais foram as alterações e como isso poderá influenciar positivamente para pessoas que desejam obter a dupla cidadania.

Segundo ela, o motivo que fez com que Portugal discutisse novamente sobre a lei tem ligação direta aos dois principais critérios que proporcionam o direito à nacionalidade, que são o “sangue”, quando existe um vínculo familiar com português, ou “solo”, que neste caso são pessoas que podem adquirir sua dupla cidadania comprovando residência no país.

NETOS

Vanessa explica também que a principal mudança na obtenção de cidadania para netos de portugueses, é em relação a comprovação de vínculos com a comunidade portuguesa, onde antes era necessário apresentar uma efetiva ligação com Portugal, passa a ser preciso agora apenas o conhecimento suficiente da língua portuguesa, facilitando assim muitos casos de entrave nesse ponto.

CÔNJUGES (casamento ou união estável)

Um fator importante é sobre a possibilidade da oposição à aquisição da nacionalidade, onde o casal que possua filhos em comum com nacionalidade portuguesa, ou quando o casamento e/ou união estável decorra há pelo menos seis anos não poderá existir a oposição da solicitação.

UNIÃO ESTÁVEL

Vanessa explica que para a união estável ser utilizada para solicitação de nacionalidade ela deve ser reconhecida judicialmente em Portugal. Com a alteração da lei a ação judicial de reconhecimento pode ser dispensada em casos onde na data do pedido de dupla nacionalidade o requerente viva em união estável (união de facto) com o português e tenha filhos comum de nacionalidade portuguesa.

As alterações descritas acima foram aprovadas pelo presidente da república, Sr. Marcelo Rabelo de Souza e entrou em vigor na data de 11 novembro de 2020. A partir da data da publicação a alteração de lei poderá ser regulamentada em até 90 dias.

Confira o vídeo da entrevista na integra:

Viver em Portugal é um sonho de muitos brasileiros, e com essas mudanças da lei se tornar um cidadão português pode ser mais fácil ainda.

Se você tiver direito a cidadania portuguesa, entre em contato com nossa equipe e entenda como podemos te ajudar! Somos uma empresa especializada na busca por documentação para obtenção de cidadania portuguesa e também oferecemos serviços de planejamento de viagem, onde auxiliamos brasileiros que querem se mudar para Portugal.