Brasileiros são a maior comunidade estrangeira vivendo em Portugal

Share

O número de pessoas que querem se tornar cidadãos portugueses aumentou muito nos últimos anos e os brasileiros são os que estão no topo da lista.

Nos últimos cinco anos mais de meio milhão de estrangeiros (533.595) obtiveram o cartão de cidadão português, seja por conta de residência legal em Portugal por mais de 5 anos, casamento com cidadão português, reagrupamento familiar entre outros casos.

A comunidade brasileira lidera a lista de novos portugueses com 10.706 pessoas que conseguiram a tão desejada dupla nacionalidade em 2019. Em segundo lugar no ranking estão os cabo-verdianos, seguido de ucranianos, angolanos e guineenses.

O grau de exigência de alguns requisitos e o longo tempo que o procedimento demora para ser concluído são alguns dos obstáculos que os imigrantes têm de enfrentar. Muitos deles já se encontram em território português, porém devem esperar a conclusão do procedimento para que consigam viver tranquilamente como um nacional, utilizando o sistema de saúde, podendo trabalhar e cumprindo com seus deveres e direitos.

Em 2019 forma mais de 121mil estrangeiros que se tornaram portugueses e no final do ano de 2019 cerca de 180.060 pessoas aguardavam a resposta do pedido de nacionalidade.

QUEM SÃO OS BRASILEIROS QUE VÃO MORAR EM PORTUGAL?

Segundo dados divulgados pelo SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, existem dois grupos de brasileiros que decidem viver em Portugal. O primeiro deles são os cidadãos brasileiros que já possuem sua cidadania portuguesa e podem assim viver no país sem problema algum e sem muitas questões burocráticas, já que ao obter a dupla nacionalidade o indivíduo passa a ter direito, sem restrição alguma de transitar ou morar no país.

O outro grupo são de pessoas que vão para Portugal com algum tipo de visto e adquirem assim o título de residência, seja para questões de estudo, atividade profissional, investimento ou reagrupamento familiar. Neste caso o brasileiro deve sair do país já com seu visto em mãos do Brasil.

Segundo relatório do SEF, no ano de 2019 aproximadamente 129.115 títulos de residência foram concedidos a brasileiros, cerca de 38,7% a mais que em 2018.

São eles: reagrupamento familiar (38.204), atividade profissional (31.511), relacionado a abertura de empresa ou comprovação de vínculo empregatício em Portugal e estudo (13.356), quando há inserção em instituições de ensino.

Os brasileiros se sentem cada vez mais atraídos pela terrinha e com razão! Portugal é um país extremamente seguro, com bom clima (o melhor da Europa) e ainda fala português, fator determinante para muitos.

O fluxo migratório dos portugueses para o Brasil durante os últimos séculos fez com que houvesse uma grande mistura entre as comunidades, transformando muitos brasileiros em descendentes de portugueses.

Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda na questão documental para descobrir se possui direito a cidadania portuguesa, fale com nossa equipe e entenda melhor como podemos te auxiliar!