Cidadania Italiana – Tenho direito através do sobrenome?

Cidadania Italiana – Tenho direito através do sobrenome?

Share

Muita gente se questiona se apenas o fato de ter sobrenome italiano dá direito à cidadania. É importante lembrar que a transmissão da cidadania italiana é feita através do sangue, ou seja, pelo princípio jus sanguinis.

Além disso, a Constituição Italiana determina que filhos de italianos, mesmo aqueles que nasceram fora de território nacional, ou os que não possuam sobrenome italiano, são cidadãos desde o nascimento.

SOBRENOME ITALIANO x DIREITO A CIDADANIA ITALIANA

Muita gente acredita ter sobrenome italiano, e por esse motivo ter direito a se tornar um cidadão italiano, mas isso não é bem verdade.

O primeiro passo é descobrir se seu nome realmente é de origem italiana, e o mais importante, verificar se possui um ascendente italiano na família. Uma dica para ter certeza sobre isso é fazer sua árvore genealógica, montando-a com todos seus antepassados. Se você não sabe por onde começar, temos um conteúdo explicativo que pode te ajudar, saiba mais aqui.

O Brasil atualmente é o país com mais ascendentes italianos fora da Itália, são mais de 30 milhões de pessoas. Isso se dá pelo grande fluxo migratório no final do século XIX e início do século XX, naquela época o continente sul-americano estava cheio de oportunidades e pessoas do mundo inteiro se arriscaram indo para terras brasileiras.

Para se ter uma ideia, no estado de São Paulo 32,5% da população tem descendência italiana, no Paraná 37% e no Rio Grande do Sul 27%.

Confira a seguir os principais nomes italianos (presentes no Brasil). Lembrando que mesmo que seu nome esteja aqui, para conseguir o reconhecimento da cidadania é necessário comprovar o vínculo com o ascendente através de documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito.

Rossi, Ferrari, Mello – Melo – Merlo, Russo, Casagrande, Basso, Fontana – Fontaine, Martinelli – Martini – Martinus, Bueno, Sartor – Sartori – Sartoro – Sartore, Trevisan, Barbieri.

Eaí, seu nome está na lista? Sim? Já é meio caminho andado! Agora o próximo passo é descobrir seu ascendente italiano, encontrar as certidões que comprovem seu vínculo e solicitar o reconhecimento de sua cidadania europeia!

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Nós da Cidadania Já somos especialistas em assessoria para casos de reconhecimento de cidadania italiana! Estamos presentes no mercado há mais de 5 anos e até o momento já auxiliamos mais de 10.000 brasileiros a obter sua dupla nacionalidade.

Fale com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar a realizar esse sonho de se tornar um cidadão do mundo!