Mês do aniversário - DESCONTOS PROGRESSIVOS - Garanta até R$ 5.000 de desconto - CHAME SUA FAMÍLIA - 

Árvore genealógica italiana: como descobrir?

Share

Para obter a cidadania italiana com segurança, é essencial reunir os documentos históricos de sua família, como certidões de nascimento, casamento e óbito, desde seu antepassado italiano até você.

A sua árvore genealógica italiana se consiste no histórico desses documentos reunidos. Essas informações são fundamentais para o processo de solicitação da dupla cidadania italiana.

Porém, não são todas as famílias que guardam documentos e nem sempre é fácil obter todos esses dados… Para te ajudar, existem sites gratuitos que podem facilitar a localização das certidões.

Quais documentos preciso buscar para o processo?

A documentação exigida pela Itália para realizar o seu pedido de cidadania é variável conforme o grau de distância do seu familiar italiano até você. Quanto mais pessoas envolvidas na sua árvore, mais documentos você terá que reunir para montar a pasta da sua árvore genealógica italiana.

Documentos do familiar italiano:

  • registro de nascimento (estratto dell’atto di nascita);
  • certidão de casamento;
  • certidão de negativa de naturalização;
  • certidão de óbito (se houver).

Documentos dos descendentes do italiano:

  • certidão de nascimento de todos os familiares do italiano até o requerente;
  • certidão de casamento de todos os familiares do italiano até o requerente;
  • certidão de óbito (se houver) de todos os familiares entre o italiano e o requerente;
  • registro civil oficial com foto do requerente.

Confira a lista completa dos documentos exigidos para diversos tipos de processos relacionados a cidadania italiana.

Se você ainda não tem nenhum ou algum desses documentos, nem tudo está perdido! Atualmente existem maneiras de realizar essa busca com base nas informações que você possui. Te explicaremos isso logo abaixo!

Pré-busca personalizada com genealogistas

Se você está com dificuldades para localizar esses documentos ou não sabe por onde começar, nós trouxemos a solução dos seus problemas!

Nós contamos com uma equipe de genealogistas especializados em busca de documentação italiana prontos para te ajudar sem compromisso.

Com base nos dados fornecidos por você (nome completo do italiano, filiação, data e local de nascimento), buscamos as certidões brasileiras e italianas necessárias para o processo de cidadania italiana. Normalmente dentro de 3 a 6 dias nós retornarmos com um resultado e em 70% dos casos nós localizamos as certidões.

Uma vez que o documento seja localizado, se torna possível pensarmos com segurança nos próximos passos para que você se torne um cidadão italiano.

Nós cuidamos integralmente do seu processo pela via Judicial, feito diretamente na Itália sem que você e sua família precisem sair do Brasil para se tornarem cidadãos italianos.

Sites gratuitos para busca de documentos

Existem diversos sites que podem te ajudar com buscas gratuitas de documentos, seja italianos ou até mesmo brasileiros.

É importante que você tenha acesso a alguns dados do familiar italiano que deseja buscar, como: nome completo, data e local de nascimento e também nome completo dos pais desse cidadão.

Lista de sites que podem te ajudar:

Com o nome, sobrenome e nome dos pais do seu familiar italiano você já conseguirá fazer as buscas.

A pesquisa no site é bem simples e intuitiva, você adiciona as informações que o site rapidamente te dará as respostas. Grande parte dos registros italianos estão compilados nessas plataformas, tornando a busca mais fácil e ágil.

Sobrenome italiano: preciso ter?

Essa é uma pergunta muito frequente de indivíduos que querem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana, porém não tem o sobrenome de seu antepassado.

É importante lembrar que NÃO é preciso carregar o nome italiano para ter o direito da dupla cidadania, já que a transmissão do reconhecimento é feito através do direito de sangue (jus sanguinis) ou seja, mesmo que você não possua o nome, e não viva em solo italiano, não lhe será negado o direito de se tornar um cidadão europeu.

Aqui explicamos detalhadamente sobre a descendência italiana e quem tem direito de solicitação da dupla nacionalidade.