Cidadania italiana via consulado no Brasil

Cidadania italiana via consulado no Brasil

Share

Existem diversas maneiras de solicitar o reconhecimento de sua cidadania italiana, seja pelo direito do sangue (quando o requerente possui vínculo familiar com um cidadão italiano), através do casamento com italiano ou morar na Itália por determinado período de tempo.  

Já quando falamos sobre os tipos de processos para obtenção da cidadania também temos três tipos: o processo judicial, processo administrativo, ou o administrativo via consulado. Cada um deles tem sua particularidade e seus requisitos, mas hoje falaremos sobre o último deles, o administrativo via consulado.

CONSULADO ITALIANO NO BRASIL

Atualmente existem seis consulados e uma embaixada italiana em solo brasileiro. Todos esses órgãos são responsáveis por fazer a ponte entre os dois países, desde documentos, registro civil (casamento, óbito e nascimento), passaporte e vistos, assistência social, voto e o reconhecimento da cidadania.

Consulados no Brasil

Cada um dos consulados é responsável por uma determinada região, por isso para saber em qual deles seu estado se enquadra verifique no próprio site a jurisdição que atende.

SOLICITAR A CIDADANIA PELO CONSULADO NO BRASIL

O processo via administrativa consular é um dos mais utilizados para quem mora no Brasil e não tem tanta pressa para conseguir o reconhecimento da cidadania. O primeiro passo para o processo é descobrir qual o consulado responsável pelo seu estado, após isso o requerente deve entrar em contato e preencher uma ficha de requerimento para o reconhecimento de sua dupla cidadania.

O maior problema enfrentado nesse tipo de processo é o tempo de espera, já que depois que o indivíduo entra na lista ele precisa aguardar pela convocação de seu número para apresentar toda a documentação exigida.

Atualmente o tempo médio da fila de espera pode chegar até10 anos, dificultando muito para aqueles que precisam da cidadania em um prazo menor.

A boa notícia é que existe uma solução pra quem já está na fila por muito tempo!

AÇÃO JUDICIAL CONTRA-FILAS

Quando o requerente da entrada no processo de reconhecimento da cidadania diretamente nos consulados italianos no Brasil, o prazo estipulado pela legislação italiana é de 2 anos para conclusão do processo, porém devido ao grande número de pedidos esse tempo não é cumprido. Com isso é possível entrar com uma ação judicial contra-filas diretamente na Itália onde quem decide sobre o processo passa a ser um juiz italiano, e não mais o consulado.

Para esse tipo de ação é necessário um advogado em solo italiano para dar seguimento ao processo e facilitar a comunicação entre o Estado italiano e o requerente. O prazo médio de conclusão para esse caso é de 3 anos.

Nós do Cidadania Já fazemos esse tipo de serviço e estamos prontos para ajudá-lo! Se você tem dúvidas referente ao seu processo, ou está cansado de esperar pelo consulado, fale com nossa equipe e saiba o que podemos fazer no seu caso.

Estamos presentes no mercado há mais de 5 anos e nosso principal objetivo é auxiliar brasileiros a obterem a dupla cidadania da melhor forma possível. Fale com a gente!