Como saber se tenho descendência portuguesa?

Como saber se tenho descendência portuguesa?

Share

Desde o descobrimento do Brasil, muitos portugueses imigraram para cá, com o intuito de ganhar terras e quem sabe iniciar um negócio. O tempo foi passando e, aos poucos, todos os descendentes desses imigrantes passaram a serem considerados brasileiros. O que pode fazer com que você se pergunte: como saber se tenho descendência portuguesa?

Mas, calma, esse parentesco não precisa necessariamente estar tão distante! Seus antepassados podem ter vindo para terras brasileiras em tempos mais recentes, a partir dos anos de 1835, quando houve um aumento no número de imigrantes portugueses.

Talvez algum dos seus antepassados tenha vindo de Portugal para o Brasil, e, dependendo do quão próximo você esteja dele na árvore genealógica, poderá pedir cidadania portuguesa.

Para saber se você tem descendência portuguesa, existem alguns meios de pesquisa que vão confirmar essa situação. A pergunta “como saber se tenho descendência portuguesa” não sai da sua cabeça?

Confira como você pode descobrir isso:

Como saber se tenho descendência portuguesa?

A pesquisa sobre os antepassados é essencial para descobrir se você pode ter descendência portuguesa. Fonte da imagem: VIX

Muitas pessoas se interessam em conhecer mais sobre o passado da família. Inclusive, porque essa é uma forma bastante prática de provar que você é descendente de determinado país e, então, conseguir a cidadania.

Essa situação é bastante comum com os brasileiros, já que muitos portugueses imigraram para cá ao longo da história do país. Quem está com a dúvida “como saber se tenho descendência portuguesa” deve:

Descobrir sua árvore genealógica

Essa forma de descobrir mais sobre o seu passado talvez lembre muito do tempo da escola, mas é uma maneira muito prática para ajudar a identificar antepassados portugueses. Você pode começar por si mesmo e ir subindo os dados. Anote os nomes e datas de nascimento dos seus pais e se eles são nascidos no Brasil.

Em seguida, parta para os avós de ambos os lados da família. Tente destrinchar a árvore ao máximo, até seus bisavós, por exemplo. Mas como você vai preencher esses dados? Até os avós, geralmente, a tarefa é fácil. A partir daí, pode complicar um pouco.

Pergunte aos seus pais e avós ou qualquer outro familiar que se lembre do passado da família. Quanto mais informações obtiver, melhor.

Sites específicos para busca de imigrantes

Existem alguns sites que documentam dados de imigrantes portugueses desde o ano de 1835. No caso, um acervo de registro de passaportes. Se você tem o nome e data de nascimento de um parente, pode verificar se ele é português. A busca por sobrenome também ajuda bastante, principalmente se você está trabalhando na árvore genealógica da família.

O Family Seach é uma ótima ferramenta nesse caso. No Arquivo Nacional e no Museu da Imigração, você pode pesquisar dados sobre imigrantes que chegaram ao Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como o Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre seus antepassados. Você pode até mesmo ter outros parentes distantes vivos que ainda vivem em Portuga.

Busca em cartório

Os cartórios são outro local recheado de informações sobre o passado. O detalhe é que a busca pode ser um pouco mais difícil e demorada. Nem todos os cartórios brasileiros permitem pesquisar online e talvez você tenha que visitar alguns presencialmente para ter acesso a determinados documentos.

A pesquisa, aqui, pode se focar em casamentos e nascimentos, principalmente porque esses documentos são solicitados para quem deseja adquirir a cidadania portuguesa. Se encontrar algum parente que comprovadamente nasceu em Portugal, já solicite uma cópia das certidões, assim você já começa a separar os documentos para pedir a cidadania.

É necessário provar?

Para obter cidadania portuguesa, seja por atribuição ou aquisição, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a existência de antepassados portugueses. Fonte da imagem: Morar e viajar.

Após uma longa pesquisa, você finalmente conseguiu resolver sua dúvida de “como saber se tenho descendência portuguesa”. Agora que você descobriu que, sim, é descendente de portugueses, precisará de alguns documentos em mãos, principalmente se seu objetivo é obter a cidadania portuguesa.

Ou seja, são exigidas provas de que você realmente tem algum vínculo com Portugal. O ideal é tentar encontrar esses documentos e verificar se você pode solicitar a cidadania portuguesa por atribuição ou por naturalização.

Todos os documentos precisam ter sido emitidos a menos de um ano e devem estar legalizados no consulado português para terem validade. Então, preste bastante atenção a isso!

Documentos necessários

Você precisará ter em mãos: a certidão de nascimento do ascendente português (geralmente, o avô ou avó) e dos seus pais, filhos de portugueses. Isso para quem deseja obter a cidadania e é neto de alguém que nasceu em Portugal. Se a descendência estiver mais próxima, sendo você filho de português, basta a certidão de nascimento dos pais.

Agora, se você está mais distante na árvore genealógica, não será possível obter a cidadania por atribuição, apenas por aquisição ou naturalização. Para a nacionalidade derivada, você deve apresentar os mesmos documentos que os netos de portugueses apresentam ou poderá obter a cidadania portuguesa ao residir mais de cinco anos em Portugal, casar ou ter união estável com português.

A comprovação da descendência é a única forma de se obter a dupla cidadania, por isso é importante ir atrás do máximo de informações possíveis sobre seus antepassados. Certidões de nascimento e casamento podem ser encontradas nos cartórios. Solicite uma cópia caso identifique um parente que veio de Portugal.

Como saber se tenho descendência portuguesa? Essa pergunta que talvez se passava pela sua cabeça, com certeza, já foi resolvida. Comece sua pesquisa e não deixe de montar a árvore genealógica para facilitar a tarefa.

Em seguida, separe todos os documentos necessários e cuide dos prazos. Assim que confirmar que tem descendência portuguesa, você poderá dar os primeiros passos para obter a cidadania.

Essa dúvida de como saber se tenho descendência portuguesa, com certeza, não é apenas sua! Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Você pode estar ajudando-os a descobrir mais sobre o seu passado!