Como solicitar empréstimo em Portugal?

Share

Se você vive em Portugal e precisa saber melhor quais são as opções de empréstimos existentes no país, este conteúdo é feito pra você! Nele abordaremos quais os tipos de créditos no mercado atualmente e como prosseguir para solicitar seu crédito.

O empréstimo é um acordo feito entre uma instituição de crédito ou banco, onde essa disponibiliza dinheiro a um cliente, por sua vez, o cliente deverá devolver esse montante no prazo estipulado pelas partes.

Apenas instituições de créditos e sociedades financeiras registradas no Banco de Portugal (BdP) podem conceder empréstimos.

Veja a lista completa aqui.

Tipos de créditos especializados

  • Crédito para financiar despesas de saúde

Este tipo de crédito pode ser solicitado em casos onde seja necessário alguma intervenção cirúrgica ou internação que não tenha cobertura pelo seguro saúde.

  • Crédito para férias

Nem todos os bancos disponibilizam esse tipo de crédito, mas sim, é possível solicitar. Nesses casos poderá recorrer ao “crédito sem finalidade”. A diferença entre essas duas opções são as taxas cobradas. Para créditos de férias as condições são mais vantajosas do que o crédito sem finalidade.

Por isso é importante pesquisar bem se deseja utilizar o crédito para utilização de férias.

  • Crédito formação

Destinado a auxílio para estudantes que não possuem condições de manter seus estudos. Pode ser utilizado em casos de licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutorado, programa de mobilidade internacional e curso de especialização tecnológica.

Os créditos podem chegar até aos 25.000 euros anuais. Já o prazo para pagamento vai de 1 aos 5 anos, sendo normalmente as taxas de juros fixas.

  • Crédito para energias renováveis 

Este crédito deve ser utilizado no projeto de instalações renováveis, como painel solar na sua casa, ou compra de carros elétricos.

Ao solicitar esse tipo de empréstimo, automaticamente uma dedução de 30% no IRS (Imposto sobre Rendimento pessoas Singulares).

  •  Crédito para cerimônias e casamentos

É possível solicitar crédito para cerimônias como casamentos, batizados e funerais. Da mesma maneira que o “crédito de férias”, o crédito para cerimônias pode ser negado dependendo do banco ou instituição financeira.

A solução nesses casos é partir para a opção de “crédito sem finalidade”, mas lembrando que as taxas podem ser maiores.

O valor máximo disponível neste tipo de empréstimo é de 50.000 euros.

  • Crédito para pequenos negócios

Ideal para quem iniciou um negócio e precisa de auxílio para compra de mobília e itens pertinentes, ou mesmo outros investimentos relacionados.

  • Crédito para obras e mobiliário

Este tipo de empréstimo deve ser solicitado em caso de reforma e/ou construção, ou mesmo compra de móveis.

É necessário apresentação de um orçamento médio referente ao valor total da obra.

  • Crédito para automóvel

O valor do crédito poderá ser utilizado para compra de carro novo ou usado. As taxas nesse tipo de empréstimo são um pouco mais baixas do que outros tipos de empréstimos pessoais, pois o carro deverá ser dado como garantia.

  • Crédito habitação

Esse tipo de crédito deve ser solicitado quando a pessoa deseja comprar uma casa. O empréstimo dependendo da instituição financeira ou banco, poderá ser pago em até 40 anos.

  • Crédito consolidado

É a junção de todos os outros empréstimos que você já havia solicitado, ou seja, a instituição de crédito irá unir todos os seus pagamentos em aberto e torná-los em apenas um. Sendo necessário quitar somente um único valor no mês.

É de extrema importância definir para qual finalidade será utilizado seu crédito e só assim solicitá-lo, pois as taxas podem variar muito de acordo com o empréstimo, além de mais tempo para o pagamento e as prestações com valores mais baixos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Em um contexto geral, os documentos necessários são os que apresentarei a seguir, mas não se esqueça de obter maiores informações no site direto das instituições financeiras ou bancos.

  • Documento de Identificação
  • NIF
  • Último IRS
  • Últimos 3 comprovantes de pagamento
  • Comprovante de residência
  • Conta bancária
  • Ter emprego ou estar em situação financeira estável
  • Possuir autorização de residência permanente

Existe um site muito utilizado em Portugal chamado ComparaJa, ele é um simulador de crédito pessoal e de maneira prática e rápida você consegue simular um empréstimo, além de saber qual a taxa de juro. O processo pode ser feito todo online, do inicio até o fechamento do serviço.

Eai, achou complicado solicitar empréstimo em Portugal? Lembre-se que é muito importante se planejar antes de tomar qualquer decisão que implique na sua vida financeira…

Um dos serviços que Nós do Cidadania Já podemos te auxiliar é no processo de mudança para a terrinha. Tudo de maneira descomplicada e facilitada. Fale com a gente!