COVID-19: Portugal inicia vacinação em lares de idosos

Share

Grande parte dos países da Europa já deram início ao programa de vacinação contra COVID-19, mas ainda existem diferenças no ritmo da vacinação.

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a administrar a vacina, dando início em 08 de de dezembro. Segundo dados fornecidos pelo ministro da saúde britânico, até dia 01 de janeiro de 2021, mais de 1 milhão de doses já haviam sido dadas.

Portugal por sua vez iniciou a vacinação em 27 de dezembro de 2020, e até dia 03 de janeiro de 2021 mais de 32 mil pessoas já tinham sido vacinadas com a primeira dose da vacina.

O plano de vacinação no país foi divido em 3 fases, onde a prioridade são os profissionais da saúde diretamente envolvidos com os doentes, profissionais das forças armadas, profissionais e residentes em lares de idosos, além de outros casos específicos.

Veja aqui o plano completo de vacinação.

LARES DE IDOSOS

Na segunda-feira, 05 de janeiro, se deu início a vacinação nos lares e instituições de idosos, onde o risco de contágio é mais elevado. A atenção especial no primeiro momento será para os 25 concelhos onde o risco de contágio é extremamente elevado, nessas regiões foram identificados 150 lares.

A primeira idosa a se vacinar foi uma senhora de 100 anos, residente em um lar em Mação, distrito de Santarém, seguida pelos outros moradores e funcionários.

Segundo a ministra Ana Mendes Godinho, a intenção é administrar cerca de 200 mil vacinas em lares nos próximos dois meses, número que já inclui a primeira e a segunda dose da vacina.

COVID-19 EM PORTUGAL

Desde o início da pandemia, Portugal confirmou 431 623 casos de covid-19 e 7196 mortes. No momento 3171 doentes estão hospitalizados, dos quais 510 em unidades de cuidados intensivos.

Dados da Direção Geral da Saúde indicam que atualmente existam mais de 80.000 casos ativos da doença no país.

RECOLHER OBRIGATÓRIO

Como medida de prevenção, as medidas de recolhimento obrigatório ainda estão em vigor. Fica proibido a circulação na via pública entre as 23h e as 5h durante a semana. No fim de semana, o recolher obrigatório nos concelhos de risco elevado tem acontecido a partir das 13h, mas dado que o atual estado de emergência termina na quinta-feira (07/01), é preciso que haja a renovação para que as medidas de restrição se mantenham em vigor.

Pela resposta rápida, e pela grande mobilização do governo em conter a pandemia gerada pela coronavírus, muitos brasileiros que já tinham planos em mudar para a terrinha tomaram a decisão e se mudaram para Portugal em busca de uma qualidade de vida melhor e maior segurança.

Se você também tem vontade de morar no país mas não sabe como, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.

Nós do Cidadania já auxiliamos brasileiros a obter a documentação para cidadania portuguesa, além do auxílio para aqueles que querem mudar para o país de forma descomplicada.