Mês do aniversário - DESCONTOS PROGRESSIVOS - Garanta até R$ 5.000 de desconto - CHAME SUA FAMÍLIA - 

Documentos para solicitar a cidadania portuguesa

Share

Conforme a lei, o governo português assegura o direito à cidadania portuguesa para filhos, netos e cônjuges de portugueses. Se você tem um familiar português, é fundamental reunir todos os documentos para solicitar a cidadania portuguesa e tirar esse sonho das ideias e transformá-lo em realidade!

Tornar-se um cidadão europeu é um sonho cada vez mais almejado, e a cidadania portuguesa pode ser a sua abertura de portas para inúmeras oportunidades, além de reconectar você com suas raízes europeias.

O desejo em obter a cidadania portuguesa tem sido cada vez mais impulsionado pela busca de um futuro com mais qualidade de vida, segurança para as próximas gerações e expansão dos horizontes educacionais e profissionais.

Importância dos documentos para solicitar a cidadania portuguesa

Uma vez você sabe que tem um familiar português na sua árvore genealógica e decide ir atrás dos seus próprios direitos para obter a sua cidadania portuguesa, é de extrema importância que se busque e se organize com toda a documentação para o processo.

O governo português exige a apresentação de diversos documentos, que variam conforme a base do pedido (filhos, netos, cônjuges de portugueses). São esses mesmos documentos que irão comprovar a sua ascendência portuguesa e garantir que você inicie um processo seguro e garantia de conclusão.

Um ponto de muita atenção é que todos os documentos para solicitar a cidadania portuguesa precisam estar fielmente corretos, sem divergências em nomes, datas etc, e com as informações idênticas entre si para serem válidos para o processo.

Abaixo listaremos os documentos que são exigidos de acordo com cada tipo de processo, são bem semelhantes entre si, mas é preciso de atenção:

Cidadania portuguesa para filhos

Para que um filho de português solicite a cidadania portuguesa, ele precisará dos seguintes documentos, sempre originais, atualizados e emitidos em formatos específicos:

  • Certidão de nascimento do(s) português(es);
  • Certidão de casamento do(s) português(es); (caso tenha ocorrido no Brasil)
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Documento de identificação com foto; (RG ou passaporte com data de emissão dentro dos últimos 5 anos)

Cidadania portuguesa para netos

Para que um neto de português solicite a cidadania portuguesa, ele precisará dos seguintes documentos, sempre originais, atualizados e emitidos em formatos específicos:

  • Certidão de nascimento do(s) português(es);
  • Certidão de casamento do(s) português(es); (caso tenha ocorrido no Brasil)
  • Certidão de nascimento + casamento do familiar intermediário;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Documento de identificação com foto; (RG ou passaporte com data de emissão dentro dos últimos 5 anos)

Cidadania portuguesa para cônjuges

Para que um cônjuge de português solicite a cidadania portuguesa, além das certidões sempre originais, atualizadas e emitidos em formatos específicos que ele terá que apresentar no momento do pedido, ele também precisará apresentar uma certidão de nada consta para antecedentes criminais de todos os países que residiu por mais de 6 meses:

  • Certidão de nascimento do(a) português(a);
  • Certidão de casamento brasileira ou assento de casamento em Portugal;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Documento de identificação com foto; (RG ou passaporte com data de emissão dentro dos últimos 5 anos)
  • Certidão de nada consta na Polícia Federal do requerente.

Busca de documentos portugueses

Se você revisou a lista de documentos necessários para a solicitação da cidadania portuguesa e percebeu que ainda falta alguma das certidões exigidas, nós podemos auxiliá-lo na busca por esses documentos essenciais. Todas as certidões listadas acima são obrigatórias, então é de extrema importância que você consiga reunir tudo que Portugal exige para iniciar um processo assertivo.

Contamos com um time de genealogistas especializados em localizar certidões portuguesas que. Com a nossa experiência e os nossos recursos, estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o documento que você precisa para dar continuidade ao processo de cidadania portuguesa.

Entre em contato com a gente por aqui e explique seu caso!

Já tenho os documentos, e agora?

Conseguiu reunir todos os documentos? Agora é importante analisar!

A análise de documentos irá garantir que cada um deles esteja correto, sem erros de grafia ou informações divergentes. Qualquer discrepância, por menor que seja, pode resultar na suspensão do processo pelo governo português, exigindo retificação. Portanto, a revisão cuidadosa dos documentos é fundamental para evitar atrasos e garantir a continuidade do procedimento de solicitação da cidadania portuguesa.

Está com dúvida e busca por um processo tranquilo e com garantia de conclusão? Entre em contato com a gente! Vamos te ajudar com tudo!

A chave para o sucesso é contratar uma assessoria especializada para te ajudar a realizar esse processo sem dor de cabeça, com assertividade e agilidade do início ao fim.