Festas e Festivais em Portugal

Share

Engana-se quem pensa que Portugal é um país pacato e sem muita agitação… Durante o ano todo acontecem diversas festas e festivais em todas as regiões do país, trazendo muitos turistas e movimentando a economia local.

As festas portuguesas são sempre muito animadas e coloridas, enchendo as ruas de cores e sabores inesquecíveis, como é o caso das sardinhas no mês de Junho no Porto, quando acontecem as festas dos santos populares…

Santos Populares

Os mais conhecidos são Santo Antônio e São João, cada um com sua festividade em uma região específica do país.

Santo Antônio é o padroeiro da cidade de Lisboa e sua celebração é algo sério para os moradores da região. A festa acontece no mês de Junho (12 e 13) mas o clima de festa é presente durante o mês todo… As ruas são enfeitadas e ficam com um aroma super especial das sardinhas assadas na rua.

Já na cidade do Porto, o santo padroeiro é o São João e comemora-se a festa na noite do dia 23 para 24. Com muita diversão as pessoas saem às ruas para aproveitar a noite quente,já que a festa ocorre no auge do verão.

Antigamente na festa de São João era tradição baterem nas cabeça das pessoas com um ramo de alho poró, nos dias de hoje o alho poró foi substituído por machadinhas de plástico. Por isso não estranhe se estiver passando entre a multidão e alguém bater na sua sua cabeça, a brincadeira era considerada uma espécie de bênção entre os foliões.

Acontecem também queima de fogos e alguns balões de ar quente são soltos, transformando o evento em algo único.

Festival internacional do Chocolate de Óbidos

Como o próprio nome já diz, esse festival é pra você que ama chocolate! O evento acontece na cidade de Óbidos, região oeste do país nos meses de abril e março. Não deixe de visitar a festa e provar as centenas de opções de chocolates diferentes apresentadas por chefes e pela população local.

Viagem Medieval – Santa Maria da Feira

A festa acontece ao redor do castelo que existe na cidade à centenas de anos. Todos os artistas e funcionários da feira se vestem a caráter, com direito a armaduras, espadas e tudo mais. A festa ocorre anualmente no mês de agosto e tem duração de duas semanas.

Festa das Flores – Ilha das Flores – Madeira

A festa gira em torno da tradição da primavera, onde tudo renasce e se transforma. Graças ao clima propício e as condições climáticas ideais, a ilha possui um imenso número de espécies de flores e isso é claramente comemorado pelo seus habitantes.

Cheia de cores e perfumes das flores, a festa acontece na primavera e conta com o desfile de crianças e adultos vestidos com roupas de flores em carros alegóricos, além da criação de grandes tapetes feito de flores nas ruas da cidade.

Feira de São Mateus – Viseu

Conhecida nacionalmente, a Feira de São Mateus acontece entre os meses de agosto e setembro e atrai milhares de pessoas.

Além de parque de diversões e centenas de opções diferentes de comida e bebida, a feira oferece shows de artistas portugueses e internacionais a preços super acessíveis.

Festas Sanjoaninas – Açores, Angra do Heroísmo e Ilha Terceira

As festas duram mais de uma semana e acontecem normalmente no final de junho.

Durante os dias de festa existem cortejos, desfiles, shows, e a conhecida Feira Taurina de São João, onde é possível assistir às touradas à cordas e a largada dos touros.

Essas são apenas algumas das dezenas de festas que ocorrem em Portugal durante o ano… Acredite, o país é mais festeiro do que nós imaginamos!

Conheça também as principais datas comemorativas em Portugal.

FESTIVAIS

Podemos dizer que existem festivais o ano todo, mas sem dúvida nos meses do verão (junho até setembro) a oferta triplica!

Opções não faltam… Desde eventos voltados à música, arte, dança, gastronomia e por aí vai. Dentre os festivais mais conhecidos que acontecem em Portugal podemos citar o NOS ALIVE , evento que acontece no mês de julho no passeio marítimo do Gerês (entre Lisboa e Cascais). Conta com dezenas de cantores famosos, nacionais e internacionais.

Sumol Summer Fest

Considerado como um dos festivais mais acessíveis, o SSF acontece na vila de Ericeira, próximo a Lisboa. Todos os anos diversos artistas se apresentam nos dois dias de festa.

Nos Primavera Sound

O festival de música alternativa e rock acontece na cidade do Porto nos meses de junho e julho. Reconhecido internacionalmente, o festival atrai pessoas do mundo todo. No último ano foram contabilizados mais de 40 nacionalidades presentes no evento.

Para saber mais sobre as atrações e datas de cada festival entre no site deles.

Eaí, ainda ficou alguma dúvida que Portugal pode ser uma país super agitado e divertido? Não perca a oportunidade de conhecer o país e quem sabe passar alguns anos de sua vida morando em terras lusitanas. Cultura diferente, novos costumes, clima e novas experiências.

Se isso te parece uma boa idéia, entre em contato com nós do Cidadania Já, nós podemos te ajudar em todo o processo burocrático e documental de sua mudança.