Implantação da República em Portugal – 05 de Outubro

Share

Eai, vamos falar um pouco de história? Você sabia que Portugal foi criado no ano de 1143 e tem 877 anos? O país é considerado como um dos mais antigos da Europa e do mundo! Por isso, haja história pra contar…

A Terrinha já passou por diversas fases e líderes… Os primeiros vestígios encontrados são de 300 mil anos atrás, com a presença dos neandertais. Além deles, celtas, lusitanos, romanos, bárbaros, mouros e diversos outros povos fizeram história no território onde hoje chamamos de Portugal.

Saiba mais sobre a história do país.

Mas hoje vamos mais adiante na história e falar um pouco sobre a Implantação da República em Portugal, que aconteceu em 05 de Outubro de 1910 em Lisboa.

Durante quase 800 anos, desde que Portugal foi criado, em 1143 até 1910, quem mandava era sempre um rei.

O rei que estava sentado no trono era filho do rei anterior; portanto, não havia eleições para escolher um novo rei. Às vezes, quando o rei morria sem ter filhos, se iniciava uma crise e começava outra dinastia, ou seja, o poder passava para outra família.

Há mais ou menos 200 anos houveram diversas revoluções por toda a Europa (incluindo Portugal) e os reis passaram a governar com um parlamento eleito (uma assembleia) e com um governo como os que existem agora. Eles já não podiam decidir tudo sozinhos.

Mas para muita gente isso ainda não era suficiente: era preciso que se passasse a viver em República – uma palavra que vem do latim Res publica( isso tá correto?), a “coisa pública”, quer dizer, “algo que é de todos”. A ideia das pessoas que defendiam a criação da República – os republicanos – era acabar mesmo com a existência dos reis. Em seu lugar passaria a ter um Presidente da República eleito.

Apesar do 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sim um golpe de estado centralizado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceita no país e poucos acreditaram na possibilidade da volta à Monarquia.

Nos anos seguintes o regime era de democracia republicana, caracterizado por forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, seguido então por muitos anos de ditadura.

CURIOSIDADES

  • Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional
  • Portugal foi um dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia
  • A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional

Por mais que Portugal seja considerado como um país “velho”, seus conceitos, ideais e ideologias vem se tornando mais atuais e contemporâneos nos últimos anos. Fator esse que atrai cada vez mais pessoas com vontade de viver na terrinha.

Se este for seu caso, entre com contato com nós do Cidadania Já. Somos uma empresa especialista em obtenção de documentação para cidadania portuguesa e italiana, além de planejamento de viagem, onde te auxiliamos em todos os passos de sua mudança para Portugal. Fale com a gente!