Ter cidadania portuguesa garante muitas vantagens às pessoas, e uma delas é ter mais facilidade de entrada no Canadá. O país, em 2013, calculava que a presença de portugueses e de lusodescendentes espalhados pelo território contabilizava mais de 500.000 pessoas.
No mês passado, os jovens portugueses receberam uma ótima notícia. No dia 3 de maio, o Ministro da Imigração do Canadá, Ahmed Hussen, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no Exterior, José Luís Carneiro, assinaram um novo acordo bilateral de Mobilidade Juvenil entre Canadá e Portugal.
Hoje, vamos falar um pouco sobre esse tratado recente e pontuar quais são as vantagens dele para os jovens com cidadania portuguesa. Fique por dentro dessa novidade e não perca tempo para aproveitar a oportunidade, caso você se encaixe nos pré-requisitos do acordo.
O que é esse acordo?
O acordo assinado entre os dois países abre canais de intercâmbio entre jovens canadenses e portugueses. A partir de 2019, esse tratado bilateral de Mobilidade Juvenil permitirá que cidadãos de Portugal e do Canadá, de 18 a 35 anos, trabalhem e viagem por meio de três categorias do programaInternational Experience Canada (IEC).
São elas: Working Holiday, InternationalCo-op e Young Professional. No último tópico deste post, nós vamos comentar os pormenores de cada uma das três categorias oferecidas pelo programa.
O acordo dará a oportunidade de 2.000 jovens portugueses viajarem e trabalharem no Canadá por um ano; ao mesmo tempo, outros 2.000 jovens canadenses viajarão e trabalharão, também por um ano, em Portugal. Para saber mais detalhes sobre o programa, visite o site do IEC (em inglês).
Quais são os benefícios?
O interesse em morar no Canadá é muito por conta das ótimas oportunidades de emprego e da qualidade de vida oferecidas. O país, em 2018, segue a tendência do final de 2016 e de todo o ano de 2017, com taxa de desemprego baixíssima, com apenas 5,8%. Esse é o menor nível registrado desde o ano de 1976.
Além disso, a Statistics Canada — agência equivalente ao IBGE, no Brasil — revelou que, no período entre março de 2017 e março de 2018, o saldo nas contratações foi positivo, marcando 1,6%, com o crescimento de oportunidades de vagas com período integral.
Também foi informado no relatório da Statistics Canada que, no mês de março de 2018, mais mulheres do que homens — na faixa etária de 25 a 54 anos — foram contratadas por empresas canadenses.
Ainda em março, houve uma pequena alta nos níveis de contratação para ambos os sexos, para os jovens de 15 a 24 anos. No Canadá, os setores de maior destaque são construção civil, administração pública e agricultura. Quebec e Saskatchewan são as regiões de maior índice de crescimento.
Com tantas vantagens, a assinatura do acordo apenas acrescenta grandes oportunidades para cidadãos portugueses. O tratado bilateral de Mobilidade é voltado para jovens de 18 a 35 anos, como explicamos anteriormente, pois essa faixa etária está muito presente ao longo do relatório da Statistics Canada.
Com isso, podemos concluir que a participação dos jovens portugueses no intercâmbio é uma ótima oportunidade de já se incluir no mercado de trabalho do país norte-americano.
Outra vantagem da criação do acordo para jovens com cidadania portuguesa é a possibilidade de se trabalhar legalmente no Canadá. Por lei, para exercer uma profissão de maneira legal no país, é necessário ter um visto (workpermit).
Existem dois tipos de “workpermit” —Employer-specificWorkPermit e Open WorkPermit— e quatro maneiras de obtê-los:
- Ser contratado por uma empresa canadense que se torne sua “sponsor”
- Matricular-se em um curso vocacional e de faculdade
- Casar com cidadão canadense ou
- Participar de um programa chamado Work Visa Holiday.
Ter cidadania europeia também pode ajudar a obter um “workpermit”, mas não todas. Cidadanias da Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Holanda, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Suíça, Suéciae Reino Unido permitem que a pessoa seja elegível a um “workpermit” no Canadá.
Como é possível notar, Portugal não está na lista dos países europeus que garantem essa vantagem para seus cidadãos. É por isso que a assinatura do acordo bilateral entre Canadá e Portugal é muito vantajoso para jovens portugueses, que agora terão a chance de trabalhar em território canadense de forma legal.
Categorias do programa
Agora que você já entendeu o que é o novo acordo bilateral de Mobilidade Juvenil entre Canadá e Portugal e já viu quantas vantagens ele trará para quem tem cidadania portuguesa, vamos focar no programa de intercâmbio oferecido, o International Experience Canada.
Como explicamos, jovens de 18 a 35 anos poderão viajar e trabalhar no Canadá por um ano, a partir de 2019, em três tipos de categorias:
Working Holiday
Na opção “Working Holiday”, o participante do programa recebe uma permissão de trabalho com o objetivo de ajudar os custos da viagem, o que lhe permite trabalhar para mais de um empregador e em qualquer lugar do Canadá.
International Co-op
Nessa modalidade do programa IEC, o participante recebe permissão de trabalho no Canadá específica de um empregador, para estágio remunerado, permitindo-lhe ganhar experiência direcionada em seu campo de estudo.
Young Professional
O participante que fizer parte da categoria Young Professional receberá permissão de trabalho no Canadá específica de um empregador, para que seja possível obter experiência de trabalho profissional direcionada à área de estudo ou plano de carreira do candidato.
Além de ter a cidadania portuguesa, entretanto, — ou ter cidadania de qualquer outro país que faça parte do programa — é preciso lembrar que existem outros pré-requisitos e requerimentos a serem respeitados. Todos esses detalhes estão disponíveis no site da International Experience Canada (em inglês).
Se você tem entre 18 e 35 anos e cidadania portuguesa, fique ligado nessa oportunidade. E se você é descendente de portugueses, mas ainda não requereu a dupla cidadania, não perca mais tempo e nos consulte. O Cidadania Já pode ajudar você durante o processo.
E aí, curtiu essa novidade? Ficou com alguma dúvida? Comente aí embaixo, nós respondemos para já!