Qual a melhor época para se mudar para Portugal?

Share

Antes de mais nada, se você está planejando mudar-se para Portugal, deve saber que o clima é um pouco diferente do Brasil, com estações do ano opostas. Isso deve ser levado em consideração, já que nós brasileiros não estamos acostumados com temperaturas tão baixas, fator que pode tornar a adaptação um pouco mais difícil.

INVERNO – 21 de dezembro até 20 de março.

O inverno é a estação mais rigorosa não só em Portugal, mas em toda a europa. Este período conta com muitas chuvas, ventos e temperaturas que podem chegar aos -0 graus nas regiões mais ao Norte do país. Alguns tipos de estabelecimentos como bares e restaurantes chegam a alterar seus horários de funcionamento, pois a frequência de clientes diminui pela pela metade.

PRIMAVERA – 21 de março até 21 de julho.

Sem dúvidas a estação mais linda em Portugal, período onde todas as flores desabrocham, as pessoas saem às ruas mais felizes e o país parece ter cor novamente. Durante os meses de primavera, as temperaturas são bem amenas, oscilando entre 12°C e 22°C. Além do calor que se inicia, os dias também ficam mais longos, pois no final de março inicia-se o horário de verão, onde os relógios são adiantados em uma hora.

VERÃO – 21 de julho até 20 de setembro.

A estação do ano mais esperada pelos portugueses e pelos turistas! Cidades extremamentes cheias, temperaturas que podem chegar aos 40°C na região sul do país, e as tão esperadas férias escolares de verão, fazem com que essa estação seja a mais aproveitada por todos. O sol chega a se pôr às 22h, proporcionando dias mais longos e deliciosamente quentes.

OUTONO – 20 de setembro até 21 de dezembro.

As temperaturas começam a descer gradativamente, os dias começam a ficar mais curtos, úmidos e escuros. No final do mês de outubro acaba o horário de verão e os relógios são atrasados em uma hora, tornando as noites mais longas. Podendo chegar à 8°C e com alguma possibilidade de chuva, o período já te prepara aos poucos para o frio extremo que chegará em breve.

Além de levar em consideração o clima, se você está pensando em mudar para Portugal, deve pensar também nas opções de trabalho e qual período há mais ofertas de vagas no país.

Nos meses mais quentes, de maio à setembro, existem muitas ofertas de trabalho voltadas à áreas de turismo, hotelaria, comércio, restaurantes e bares, devido ao fato de que o país recebe um número grande de turistas, e os donos dos estabelecimentos precisam de mão de obra temporária. Em contra partida, a oferta de imóveis é baixa, a maioria das casas e apartamentos disponíveis se tornam exclusivamente ofertadas para o período de férias. Isso pode ser um problema caso você ainda não tenha um imóvel acertado.

Já para quem busca oportunidade voltadas a áreas administrativas e industrial, o melhor período é no início do ano, quando as empresas começam a fase de recrutamento e seleção.

Veja também: dicas de como conseguir trabalho em Portugal

MELHOR ÉPOCA PARA SE MUDAR

Depois de todas essas informações, cabe só a você escolher qual o melhor período para se mudar! Tudo vai depender de suas necessidades e seus objetivos, lembrando que é muito importante ter um planejamento bem feito e pesquisar o máximo de informações possíveis antes de sua mudança definitiva.

Nós do Cidadania Já podemos te ajudar em todas as etapas desse processo burocrático que pode ser sua mudança, entre em contato conosco e tenha total apoio nessa nova fase de sua vida!