Morar em Portugal: conheça as 10 melhores cidades

Share

Saber qual a melhor cidade para morar em Portugal não é uma tarefa das mais fáceis. Isso acontece porque o país possui ótimas opções espalhadas por todo seu território e cada município possui suas características peculiares. Alguns são mais baratos, enquanto outros oferecem uma qualidade de vida acima da média.

E as razões para tantas dúvida ainda incluem questões como custo de vida, localização, oportunidades profissionais, transporte público, saúde, segurança e lazer. Mas, no final das contas, essa indecisão em eleger o lugar ideal para viver é positiva.

Sendo assim, fizemos uma lista com as 10 melhores cidade para morar em Portugal com o intuito de ajudar a identificar qual combina mais com você e sua família.

As 10 melhores cidades para morar

Malas fechadas, passaporte com validade superior a seis meses e passagem na mão? Então é hora de seguir até a terra do poeta Fernando Pessoa e do craque Cristiano Ronaldo para conhecer o que ela tem de melhor para oferecer.

Lisboa

Vista invejável da cidade de Lisboa. – Fonte: iStock/Thinkstock

Vamos começar pela capital portuguesa. Lisboa é uma cidade apaixonante. Ela possui belas paisagens, mirantes encantadores, muitos pontos turísticos e espaços para o lazer, como parques e jardins. Suas ruas são charmosas e muitas delas abrigam palácios e monumentos. A vida cultural é agitada e animada.

Outra característica que chama a atenção é seu clima ameno. A temperatura média anual por lá é de aproximadamente 18°C. Os invernos são curtos, enquanto os verões longos e quentes. Há dias durante o inverno em que é possível desfrutar de temperaturas típicas de verão.

Lisboa é uma das capitais mais seguras de toda a Europa. O transporte público serve bem a população, contando com metrô, ônibus, bondes elétricos, funiculares e barcos. E as melhores universidades do país também estão instaladas na cidade.

Como nem tudo são flores, Lisboa conta com uma desvantagem em relação às demais localidades: o alto custo de vida. Por receber muitos migrantes nos últimos anos, bem como o aumento do turismo, a metrópole passou a contar com aluguéis caríssimos. O mesmo serve para quem deseja comprar uma residência em qualquer um dos bairros.

Porto

Porto possui um conjunto arquitetônico de destaque no país. – Fonte: Estudar Fora

Porto está classificada como uma das melhores cidade para morar em Portugal em praticamente todas as listas sobre o assunto. E motivos para isso não faltam.

O município é um dos mais bonitos e alegres do país, além de dispor de uma boa diversidade de atrações culturais e de lazer. Assim como lugares para caminhadas e corridas e a existência de praias. Um combo perfeito para obter uma ótima qualidade de vida.

Apesar de ser uma das cidades mais populosas de Portugal e a segunda em importância, Porto conta com menos de 300 mil habitantes. Algo comparado ao interior do Brasil. Grandes empresas estão instaladas em seu território, o que faz a região concentrar as melhores oportunidades de trabalho no norte do país.

A mesma desvantagem de Lisboa atinge o Porto. Os valores das moradias estão altos e, por ser menor em relação à capital, há pouca oferta no mercado. Outro quesito que incomoda é o trânsito no horário de pico, principalmente no verão, quando milhares de turistas invadem a cidade.

Coimbra

A charmosa e histórica cidade de Coimbra. – Fonte: Lonely Planet

Coimbra é conhecida por sua excelente qualidade de vida e por ser a cidade dos estudantes. A localidade abriga a respeitada Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo, com mais de 700 anos de vida. Por conta dessa fama, o lugar sempre recebeu muitos alunos brasileiros.

Outra grande vantagem é a existência de alguns dos melhores hospitais de Portugal. Seu transporte público atende bem a população, mas praticamente tudo pode ser feito a pé, já que o município é pequeno e conta com aproximadamente 145 mil habitantes.

O que pode pesar desfavoravelmente para uma cidade pequena é a menor oferta de trabalho. Em contrapartida, o custo de vida local é bem inferior em relação às principais cidades portuguesas.

Os estudantes ainda têm uma facilidade maior quanto aos gastos, já que as despesas de moradia em uma residência universitária estão inclusas no preço do aluguel.

Questões positivas como trânsito tranquilo, cultura pulsante e monumentos e edifícios históricos para visitar também elevam Coimbra ao posto de uma das melhores cidade para morar em Portugal.

Braga

Braga é tranquila, barata e respira história através de seus edifícios e ruínas. – Fonte: Erasmusu.com

Se existe uma cidade portuguesa que respira história é Braga. Trata-se de um dos municípios mais antigos do país e foi reconhecido como tal há mais de 2 mil anos. Seus 192 mil habitantes desfrutam de inúmeras igrejas, palácios, castelos, ruínas pré-históricas e da Idade Média, museus, teatros e jardins.

Apesar de milenar, Braga possui espírito jovem, pois também acomoda uma importante instituição de ensino, a Universidade do Minho. A organização oferece cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em várias áreas.

A localidade é tranquila, barata para se viver e entrega uma ótima qualidade de vida a seus moradores. No entanto, a oferta de trabalho em empresas é escassa. O destaque fica mesmo para a área de serviços.

Outro ponto a ser enfatizado é que o inverno é mais rigorosoe em alguns dias as temperaturas registradas chegam a ser negativas. O que não deixa de ser algo charmoso e até agradável para quem não gosta de temperaturas mais altas, como ocorre em Lisboa e Porto, por exemplo.

Guimarães

O belo Largo do Toural, um dos cartões-postais de Guimarães. – Fonte: Travel in Portugal

Guimarães também é uma cidade antiga e medieval e seu centro histórico é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A maioria dos edifícios da área foi restaurada a fim de manter o cuidado com a preservação desse tesouro arquitetônico.

O município tem por volta de 160 mil habitantes, uma qualidade de vida invejável, e um custo de vida acessível. Segurança, limpeza e organização são outros fatores positivos. E a não necessidade de transporte público para circular na região central complementam as vantagens dessa que é uma das melhores cidade para morar em Portugal.

Os pontos fracos de Guimarães ficam por conta da baixa oferta de emprego e de imóveis para locação. Apesar de contar com um campus da Universidade do Minho, a oferta de cursos, no geral, é limitada.

Aveiro

Por motivos óbvios, Aveiro é comparada à Veneza. – Fonte: Turismo Centro Portugal

Aveiro é apelidada de “Veneza portuguesa” por conta de seus canais navegáveis e barcos moliceiros, que lembram as gôndolas da famosa cidade italiana. O fato de ser litorânea ajuda para que a localidade ofereça à população, de aproximadamente 80 mil habitantes, uma excelente qualidade de vida.

A pacata cidade acomoda a Universidade de Aveiro, que oferece cursos de licenciaturas, pós-graduação e cursos técnicos profissionalizantes. Essa é outra instituição respeitada em Portugal e que recebe muitos estudantes anualmente.

Sua localização no centro do país é um ponto positivo no quesito deslocamento. O custo de vida é baixo e a cidade conta com boa oferta de imóveis para aluguel e compra. Aos interessados, é possível morar em uma das praias locais.

Como desvantagem está a pouca oferta de emprego. Muitas pessoas driblam esse inconveniente trabalhando em cidades próximas, que ficam entre 20 e 40 km de distância.

Sintra

Palácio da Pena, um dos cartões-postais de Sintra. – Fonte: Erasmusu.com

Considerada uma das melhores cidade para morar em Portugal, Sintra mantém caraterísticas de um centro interiorano mesmo possuindo mais de 350 mil habitantes. A localidade está distante apenas 30 km de Lisboa, cerca de 40 minutos de trem.

A vila medieval, como ela gosta de ser classificada, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Seu território hospeda diversos palácios e castelos que encantam os apaixonados por arquitetura, história e cultura. O que garante um turismo aquecido o ano todo.

Sintra também conta com segurança, belezas naturais, ótimos restaurantes e infraestrutura hoteleira e comercial. Bem como as praias mais bonitas de Portugal. Os pontos turísticos famosos possuem entrada gratuita para os moradores aos domingos.

A proximidade com a capital é uma das grandes vantagens do município em muitos quesitos, o que inclui a chance de trabalhar por lá. Apesar de não ofertar moradias tão baratas, ainda assim é os valores são menores em relação à cidade de Lisboa. Esse pensamento vale para o custo de vida em geral, na verdade.

O turismo pode render boas ofertas de emprego. Assim como pode incomodar quem espera morar em uma região mais sossegada.

Portimão

Praia da Rocha, uma das belezas naturais de Portimão. – Fonte: Travel in Portugal

Portimão é um daqueles casos à parte dentro de um país. Localizada na região do Algarve, a cidade possui praias paradisíacas com mar transparente e protegido por uma falésia imensa. Seu clima é mediterrâneo, o que significa que o sol brilha a maior parte dos dias e o clima é agradável o ano todo, com verões quentes e longos e inverno ameno e curto.

O município é um dos mais importantes centros de esportes aquáticos e náuticos do Algarve. Campos de golfe também fazem parte do cenário local. Outra atração é um campus da Universidade do Algarve.

O turismo é o carro-chefe dessa região de Portugal. O que significa que os postos de trabalho mais comuns em Portimão são hotéis, restaurantes e empresas que prestam serviços turísticos.

Portimão assegura uma qualidade de vida excelente, o que atrai estrangeiros que escolhem a cidade como sua nova casa. Por isso é fácil cruzar com suecos, ingleses e alemães pelas ruas.

A localidade é um paraíso para os aposentados que buscam descanso e paz. O aluguel pode chegar a 50% do preço praticado em Lisboa. Mas não no verão, quando os britânicos invadem o lugar e fazem a oferta de moradia diminuir e os valores aumentarem.

Cascais

Cascais conta com praias cristalinas e dias ensolarados – Fonte: LisbonneIdee

Outra pérola litorânea é Cascais, que, certamente, figura entre as melhores cidade para morar em Portugal. O município está distante apenas 30 km de Lisboa e conta com 210 mil habitantes, recebendo o apelido de a “Riviera Portuguesa” por possuir paisagens belíssimas e praias cristalinas.

A ótima qualidade de vida é uma das características mais marcantes de Cascais, o que faz com que famosos, investidores estrangeiros e aposentados se sintam atraídos a adquiririmóveis por lá. A cidade oferece ainda pistas de caminhada e muitos espaços ao ar livre.

O clima local é agradável o ano todo, com média de 260 dias sem chuva e grande incidência de dias ensolarados o ano todo.

Já o custo de vida é menor que Lisboa, mas isso não significa que seja barato viver na localidade. O preço da locação de uma moradia pode ser equiparado ao da capital em muitos casos.

Quando o assunto é emprego, as maiores ofertas ficam entre os setores de turismo e serviço. As demais áreas sofrem com a falta de oportunidades. A alternativa de trabalhar em Lisboa e viver é Cascais pode ser uma boa ideia aos mais jovens. Até porque o transporte público funciona muito bem na região.

Viseu

A qualidade de vida é a marca registrada de Viseu. – Fonte: Boa Cama Boa Mesa

Viseu tem a fama de ser uma das cidades portuguesas com a melhor qualidade de vida. Inclusive já figurou algumas vezes em rankings internacionais nesse quesito. O município possui cerca de 100 mil habitantes e prima pela tranquilidade e sossego dos seus moradores.

O custo de vida coloca Viseu entre as localidades mais baratas de Portugal. Para se ter uma ideia, o valor de um apartamento de dois quartos chega a ser inferior a um imóvel de um quarto em Lisboa.

Trata-se de uma cidade com muitos espaços verdes e centro histórico preservado. Sua economia baseia-se no setor de serviços e na indústria, especialmente a têxtil e de máquinas e equipamentos industriais. No entanto, para muitos, o ponto fraco de Viseu é a falta de emprego justamente nesses setores mais qualificados.

Se você gostou de conhecer amelhores cidade para morar em Portugal, aproveite e compartilhe com a gente os seus comentários. Caso tenha outra localidade para inserir na lista, não hesite, e ajude esse artigo a ficar ainda mais completo.