NEWS: COVID19 – Portugal: Mais de 7 milhões de vacinas administradas

Share

Segundo dados fornecidos pela DGS – Direção Geral da Saúde, Portugal até o dia de hoje (21 de junho) já administrou 7,5 milhões de vacinas! Isso significa que aproximadamente 26% da população portuguesa já está completamente vacinada. Já quando falamos sobre pessoas que receberam apenas a primeira dose, esse número passa para 47,15%.

Portugal é o 31º país com a maior taxa de vacinas administradas por 100 mil habitantes do mundo.

Com a vacinação dos maiores de 65 anos quase completa (95,5% já iniciaram o processo de vacinação), o grande esforço na semana passada, não foi apenas na população entre 50 e 64 anos, mas também na faixa etária com menos de 50 anos. As doses semanais destinadas a essas pessoas mais que duplicaram em relação à semana anterior: passaram de 64 mil para 155 mil na última semana.

Dois em cada 5 portugueses já tomaram pelo menos uma dose, são agora quase 4,3 milhões de pessoas, mais 354 mil do que na semana passada. Completamente vacinados estão 2,6 milhões de residentes (26%).

FASE DE VACINAÇÃO

No momento, o país está na segunda fase do plano de vacinação.

Seguindo a mesma linha que os demais países europeus, Portugal traçou um plano de gestão de doses da vacina contra a covid-19, ou seja, o medicamento chega ao país aos poucos e as doses são direcionadas e administradas num curto período de tempo para que o remédio mantenha a eficácia intacta.

Por isso foi construído um sistema que garante que os primeiros a receberem este medicamento são os que têm maior risco de contrair o vírus e os que correm maior risco de desenvolverem complicações graves.

A vacinação foi pensada em três grandes momentos. Estes três períodos abrangem vários subgrupos da população, sendo que o plano não é estático: por mais de uma vez, em função da disponibilidade de doses, foram promovidas alterações a esta estratégia.

O país está na segunda fase, ou seja, as vacinas são direcionadas a pessoas com 60 ou mais anos e entre os 50 e 64 anos com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Juntamente com o avanço das doses administradas e o risco de contágio diminuindo, grupos de faixas entre os 30 e 40 já começaram a ser chamados para vacinação também.

VACINAÇÃO NO MUNDO

De acordo com os últimos dados recolhidos pelo “Our World in Data”, da Universidade de Oxford, que monitora os dados de vacinação divulgados por cada país, Ilhas Pitcairn, localizada no Oceano Pacífico Sul, é o país com a maior percentagem de população vacinada.

Os últimos dados indicam que lá 100% da população já recebeu uma ou mais doses da vacina.

O lugar seguinte da lista é Malta, com 62,13% da população totalmente vacinada e 78,49% dos cidadãos com pelo menos uma dose da vacina.

O Brasil por sua vez se encontra com mais de 87 milhões de doses já administradas, sendo um total de 11,5% da população já totalmente imunizada, com a primeira e a segunda dose.