NEWS: Extinção do SEF em Portugal

Share

O SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras foi extinto nesta quarta-feira (14), de acordo com uma publicação oficial no Diário da República. A partir de agora o serviço passa a se chamar SEA – Serviço de Estrangeiros e Asilo.

Os serviços de competência do SEF serão divididos entre três órgãos policiais – Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ).

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros, o SEA tem como atribuições a “concretização de políticas em matéria migratória, assim como na área documental, de gestão de bases de dados, de relacionamento e cooperação com outras instituições e de representação externa, designadamente no âmbito do Espaço Schengen e com as agências europeias de fronteiras e de asilo”

Os serviços serão divididos de forma com que cada um seja responsável por uma parte específica quando o assunto são imigrantes, e não mais algo totalmente unificado como era o SEF antes da mudança.

Vejamos a seguir como será feita essa divisão:

  • Guarda Nacional Republicana (GNR) ficará responsável pelo controle e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres. Deverá assegurar a realização de controles móveis e de operações conjuntas com as forças e serviços de segurança nacionais e espanhóis. Além disso, vão agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e na expulsão judicial de cidadãos estrangeiros que estejam em situação irregular.
  • Polícia de Segurança Pública (PSP) Controle e fiscalização das fronteiras aeroportuárias e terminais de cruzeiros além de agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e de expulsão judicial de cidadãos estrangeiros, nas áreas da sua jurisdição.
  • Polícia Judiciária (PJ) Deverá investigar os crimes de auxílio à imigração ilegal, o tráfico de pessoas e de outros assuntos relacionados a esse contexto.

Além de serviços no âmbito policial, o antigo SEF era responsável por toda parte de documentação e regularização de imigrantes em Portugal. De modo geral, o novo SEA passará a realizar todas essas burocracias, como:

  • Emissão de vistos para Portugal
  • Solicitação de autorização de residência
  • Declaração de Chegada no país
  • Reagrupamento familiar
  • Pedido de prorrogação do visto de turismo
  • Manifestação de interesse
  • Informações gerais sobre imigração e documentação

Outro ponto importante na mudança, é que o IRN – Instituto de Registos e Notariado passará a ser o responsável pela emissão e renovação de passaportes, assim como as autorizações de residência.

Segundo o Governo essa medida de alteração foi pensada principalmente para desafogar a alta demanda que o SEF tinha, já que todos os serviços, tanto administrativos quanto policiais e investigativos eram feitos pelo mesmo órgão. Agora com a mudança a tendência é tornar o serviço mais eficiente e rápido, tendo em vista a divisão de tarefas estabelecida.