NEWS: Lisboa e Porto com aluguéis mais baixos no primeiro trimestre de 2021

Share

Mesmo com a pandemia gerada pela COVID-19, os preços dos aluguéis continuam subindo exponencialmente. É o que mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Se no final do ano passado, a média nacional era de 5,61 euros por metro quadrado, este valor subiu para 5,80 euros no início do ano. Um aumento de 5,5%, superior ao registrado no trimestre anterior. Ainda assim, os preços não subiram em todos os concelhos do país.

“Em Lisboa, Porto e Almada observaram-se reduções dos aluguéis, se compararmos com o mesmo período do ano passado”, revela o INE.

No 1.º trimestre de 2021, entre os 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, destaca-se Lisboa (-9,2%), Porto (-6,7%) e Almada (-1,1%) como os municípios das áreas metropolitanas que apresentaram uma diminuição do aluguel médio. Além dessas regiões, a cidade de Braga registrou uma diminuição de -3,6% em relação ao ano anterior.

Além disso, todos os municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com exceção de Santa Maria da Feira e Gondomar, registraram aluguéis médios com níveis superiores ao nacional.

COMO ESCOLHER A MELHOR CIDADE PARA MORAR?

Sabemos que a questão financeira conta muitos pontos na hora de definir um local para viver, mas escolher uma cidade que tem a ver com seu estilo de vida, seus hábitos e suas necessidades é ainda mais importante!

Veja algumas dicas que preparamos para te ajudar na escolha:

SOSSEGO E QUALIDADE DE VIDA

Se você é daqueles que preza pela tranquilidade, não gosta de trânsito e o barulho constante do vai e vem de pessoas te irrita, as melhores escolhas para seu perfil seriam cidades mais sossegadas como Viseu, Guimarães e Leiria.

O ponto positivo em viver nessas regiões mais interioranas é que o custo de vida é bem mais baixo se comparado às cidades maiores.

AMANTES DO MAR

O mar, quem não gosta? Mesmo sabendo que em Portugal a temperatura média da água dificilmente ultrapassa os 20 graus, só de sentir aquele clima praiano, fazer aquela corrida matinal na areia ou mesmo observar um lindo final de tarde da orla, fazem com que essa seja uma escolha feita por muitos!

Dentre as melhores cidades banhadas pelo mar, temos Cascais, Nazaré, Matosinhos e Albufeira. O lado negativo de viver nessas praias é que nos meses de verão uma enxurrada de turistas e mesmo portugueses invadem as cidades, trazendo muita agitação, trânsito e filas, muitas filas.

DIVERSIDADE CULTURAL

Museus, festas, festivais, gastronomia e vida noturna. Se você adora conhecer novas culturas, frequentar lugares com pessoas do mundo todo, experimentar os mais diversos tipos de comida e se aventurar nas noites portuguesas, deve optar por cidades grandes, como Lisboa, Porto, Faro e Sintra.

O maior problema dessas cidades é o elevado custo de vida, com aluguéis que podem chegar facilmente aos 1.000 euros. Por isso, se essas são suas principais opções, tenha um bom planejamento e se prepare para gastos elevados.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO

No país existem algumas regiões industriais que proporcionam muitas oportunidades de trabalho e uma recolocação profissional mais rápida e efetiva.

Aveiro, Braga, Lisboa e Porto são as cidades que possuem as maiores empresas multinacionais e nacionais, onde há mais contratações e melhores salários.

Agora é com você, escolha sua cidade preferida e boa viagem!